segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Ao ritmo de Safende



Safende sta fazi si diagnóstico participativo…
Sob a liderança do Espaço equipa formada por técnicos e moradores do bairro e apoiado por uma facilitadora com experiencia, começaram a empreitada que durante os próximos meses irão conduzir na elaboração do DIAGONÓSTICO COMUNITÁRIO PARTICIPATIVO.

Após encontros de constituição de equipa  e de lançamento da iniciativa, veio o primeiro GRUPO FOCAL, constituído por individualidades e entidades com algum grau de importância na tomada de decisão que possa afectar o bairro, nomeadamente: Gestora da Escola EBI, lideres das associações locais, Director do Liceu de São Felipe.

Da sessão que abordou pontos fortes/oportunidades do Bairro e ainda maiores constrangimentos para o bairro, nasceu uma intervenção concreta: Uma campanha nos arredores da Escola EBI, pois tem sido terreno para acumular de lixo que coloca em perigo a saúde de todos e das crianças da escola em especial. A campanha será no Sábado 28 pelas 8h e estará coordenada pela Escola EBI. Assim ao ritmo de Safende dê o seu contributo!

Estas e outras acções que vão surgindo talvez sejam dos mais importantes impactos dessa mobilização para o diagnóstico comunitário…todavia somos de acordo que esse exercício irá produzir um documento que poderá dar pistas concretas para elaboração de projectos para resolver problemas que exijam maior articulação e mobilização de recursos e capacidades…também orientar actores (centrais e locais) nas políticas e medidas que permitam o desenvolvimento de Safende e dos moradores…

Caro Safendense, deixe-te envolver…participe nos encontros/entrevistas que serão marcadas…fale com pessoas que encontras facilmente…desloque ao Espaço aberto e diga algo…um desafio, uma preocupação, uma proposta de solução…contamos consigo…POR UM SAFENDE MELHOR…Safende sta fazi di diagonostico participativo!

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Falar de David – o rapaz sereno



É uma tarefa desafiante falar de David…o filho de D. Lena e Landinho. David não fala muito e raramente encontra-se à gargalhada num grupo grande. Ele está sempre resguardado e sai mesmo com a vontade quando a notícia é jogar futebol ou basketbol…estuda  e tem notas equilibradas…

Queria falar hoje do David, antes dar-lhe os parabéns por ser reconhecido como jogador fair-play e também vencer o desafio de lançamento-livre no torneio do dia 08 de Janeiro…queria falar do David…como um jovem exemplo no bairro: dizia o MC CJ, “David rapaz qui ca ta bebe, ca ta fuma, ca ta sai cu confusão…
Hoje em dia precisamos de mais Davids em Safende…escolher ser limpo e tratar a todos com amizade…Terá David defeitos? Segundo a sua mãe ele pode vencer mais um pouco a timidez…mas quem não tem (muitos) defeitos?

Lembro do dia em que jogávamos a partida de meias-finais, Safende ante o Bairro de Achada Grande Frente e perdíamos “pa umunti” e quase em desespero virei para ele que estava em campo de perguntei: David cuse ki sta passa ku nhos? Ele serenamente me disse: “Dino hoje ca sta da”, com olhar que mais sincero não existe! Apartir dali dei-lhe ânimo e à equipa e a estratégia foi controlo de danos “pa ka bai goleada mas feio”.

David é o jovem que desafiamos os adolescentes e as crianças de Safende a nele inspirar…David ca ta cansa si mai cabeça, ca ta poi si mai perde sono!
Deus te faça criar meu jovem e que continues a fazer direcção ao homem sereno, amigo e de paz! Desportista…amem!

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Tempo de agradecer...


Obrigado Alu, obrigado Dá 

Movido pela amizade e para reconhecer o processo que vem acontecendo no bairro Alu, jovem do Bairro a viver em Suíça, decidiu organizar connosco um dia de amizade no bairro com o bairro. Convidou o seu amigo de infância Dá de Lindinha, jovem do bairro a viver no Estados Unidos e logo abraço a ideia. Alu ficaria responsável pela parte do futebol e Dá pela parte do Basket.

Desde Novembro começou avisando e pedindo opinião de “como fazer”? Articulação via mensagens electrónicas, chamadas demoradas, se seguiram. Sentiamos o entusiasmo que o jovem vivia sempre que adquiria algo ou vinha alguma ideia de como seria o dia. Lembro me do dia em que a comunicação não saiu bem com a Dá e tentávamos “comprar a melhor taça” e tivemos de terminar a conversa em inglês!

Mal pisou Safende fizemos encontros e foi logo depositando as taças e as medalhas…no Espaço Aberto – O nosso Baluarte!
Acertamos para 08 de Janeiro. Equipas se desfilaram para inscrever…18 equipas masculinas, 2 equipas femininas - Futebol e 5 equipas de basket. 125 atletas! No fim haveria surpresa.

Alú optando por não ser jogador arbitrou os jogos aplicando uma pedagogia invejável, conversando com cada atleta sempre nos lances difíceis de ajuizar e como ele me contou “pedi desculpas pelos erros que cometia enquanto arbitro”!
No fim era a surpresa Alu´daria seu ultimo show dançando Michael Jackson…Placa lotada e aos apertos com as pessoas a apoiarem ora com palmas oras com mãos levantadas. Uma sintonia perfeita entre o bairro e um dos seus filhos queridos…Alu não terminaria a jornada sem antes dar de presente “o vestuário utilizado” para servir outros jovens que queiram dançar à MJ…tristes pelo facto de não teremos mais momentos desses com ele mas o gesto é do tamanho…não sei…mar, céu!

Não registamos mais do que pequeno desentendimento entre dois adolescentes, no momento apaziguados e no fim…um mini-agressão não vamos dizer quem…assemelha-se ao dia do evento sobre não à VBG!
Mais uma vez imperou o civismo e a amizade “Iaco – O nosso director sempre presente! segredou-me uma ideia ocorrida na hora”…sempre baseado no melhor para Safende.

Nosso reconhecimento publico ao Alu e ao Dá já de regresso e que suas vidas sejam coroadas de sucessos e que continuem a cultivar a bondade de coração…

Ali é Safende anos é si! Paz pa nhos tudo…

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

E levantaram as Taças...

Futebol: Vivência (Feminino), Zona Love (1º lugar), Rio 4 Ever (2º lugar) e Lázio (3º lugar)
Basquetebol  - Friends on Fire (1º lugar) e CV B (2º lugar)

Obrigado a tod@s os atletas e público...

(fotos em breve)

2011 - 2012 Findar bem para começar melhor!

Safendenses,
no dia 30 de Dezembro de 2011, a zona fechou o 2011 em grande por duas razoes:
     

1.    A Associação Solidária para o Desenvolvimento de Safende abriu a própria sede em Safende Riba, junto ao forno de Alda. Acreditamos que este acontecimento irá mudar a dinâmica do associativismo em Safende! A Associação recebeu a visita de representantes da Cooperação Espanhola, representantes do governo e de várias ONGs locais. Aguardando pela prometida instalação da Casa da Cultura, os dirigentes da ASDS não cruzaram os braços e mostraram boa vontade e capacidade em enfrentar desafios! O apoio da SOLMI é de realçar, pois muita da mobília da sede foi doada por esta ONG! Parabéns ASDS!


  
2.  A comemoração comunitária do Premio Nacional dos Direitos Humanos 2011, contou com um dos comissários da CNDHC que parabenizou o nosso bairro e recomendou para continuar neste rumo! Evidenciou o facto que o bairro de Safende foi o único bairro a ter ganhado dois prémios e que o reconhecimento atribuído ao Espaço Aberto foi votado por unanimidade do júri! Ainda neste dia o director do centro lançou um concurso publico onde se reverte o valor do premio para a comunidade, isto é, 200.000$00ECV serão atribuídos a proposta comunitária mais interessante para a promoção da paz na zona. Lembre-se que o prazo é até finais de Janeiro (mais informações contactar com o Espaço Aberto). Enfim aos participantes foi distribuído camisolas da marca da zona “Safende di Nos” e foi proporcionado um almoço comunitário, onde juntaram-se as melhores cozinheiras da zona! 



1.     Segundo a “norma” do bom fim e o melhor princípio... com este pressuposto de 2011 o 2012 vai ser de muito sucesso! Obrigado a todas e todos!

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

+ Paz

Que post iremos começar o ano? O ano velho foi de muitas conquistas muitas amizades, mas também revoltas e frustrações e muitos PAMODI? sem respostas...Mas o tempo respondeu e fez o seu caminho e eis que estamos em 2012!

Que desejo iremos formular para este ano? Muitos desejos foram realidades no ano que findou...mais ainda ficaram por conhecer OK. Desejar Zero desrespeito pela vida em Safende...é demais? Não, devia ser o minimo!

Que sonhos vamos sonhar este ano? Temos sonhos e o SONHO! Vida longa a panela, ao Pai e a mãe, ao nosso refugio, ao nosso porto seguro...Vida longa ao Epaço Aberto Safende, a marca do Safende de presente e de futuro! Deixem nos, ajudem nos a sonhar...Sonhem connosco...Garantamos o ESPAÇO ABERTO SAFENDE...vida longa!

Que continuemos a caminhar a paz...Mais Paz...