Safende sta fazi si diagnóstico participativo…
Sob a liderança do Espaço equipa formada por técnicos e moradores do bairro e apoiado por uma facilitadora com experiencia, começaram a empreitada que durante os próximos meses irão conduzir na elaboração do DIAGONÓSTICO COMUNITÁRIO PARTICIPATIVO.
Após encontros de constituição de equipa e de lançamento da iniciativa, veio o primeiro GRUPO FOCAL, constituído por individualidades e entidades com algum grau de importância na tomada de decisão que possa afectar o bairro, nomeadamente: Gestora da Escola EBI, lideres das associações locais, Director do Liceu de São Felipe.
Da sessão que abordou pontos fortes/oportunidades do Bairro e ainda maiores constrangimentos para o bairro, nasceu uma intervenção concreta: Uma campanha nos arredores da Escola EBI, pois tem sido terreno para acumular de lixo que coloca em perigo a saúde de todos e das crianças da escola em especial. A campanha será no Sábado 28 pelas 8h e estará coordenada pela Escola EBI. Assim ao ritmo de Safende dê o seu contributo!
Estas e outras acções que vão surgindo talvez sejam dos mais importantes impactos dessa mobilização para o diagnóstico comunitário…todavia somos de acordo que esse exercício irá produzir um documento que poderá dar pistas concretas para elaboração de projectos para resolver problemas que exijam maior articulação e mobilização de recursos e capacidades…também orientar actores (centrais e locais) nas políticas e medidas que permitam o desenvolvimento de Safende e dos moradores…
Caro Safendense, deixe-te envolver…participe nos encontros/entrevistas que serão marcadas…fale com pessoas que encontras facilmente…desloque ao Espaço aberto e diga algo…um desafio, uma preocupação, uma proposta de solução…contamos consigo…POR UM SAFENDE MELHOR…Safende sta fazi di diagonostico participativo!