segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012


No sábado, dia 18 de Fevereiro, vi dois policiais agredirem (“bafatadas e tabefos”) duas jovens em Safende! Disse lhes que não era preciso agredi-las e em resposta os policiais agrediram-me (“bafatada”), meu irmão também (“bafatadas e pontapés”) e conduziram-nos a esquadra. Na esquadra humilhações com palavras não faltaram e o ponto alto foi um alto dirigente dizer-nos que acontece essas coisas (agressões a cidadãos) em zonas de alto risco, portanto é normal policiais agredirem 4 pessoas em 20 minutos por sermos bairro periférico…pude dizer lhe que não aceitamos esse discurso, que pagamos impostos como cidadãos de outros bairros e que alto risco são eles, a policia. Que nós somos Safende. Este aqui é um cheirinho…terei oportunidade de relatar em detalhes o que aconteceu nesse dia que pode ser…significativo para uma nova etapa de consciencializção!...tem a ver com tolerância!

Dino

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Agradecimentos...


Sexta feira, 21h horas, jovens de Safende assistem a um concerto com o trio Ricardo de Deus, Binga e Ndu. Deveras impressionante!



No final os jovens disseram “foi um noti espectaculo”, “you la é bom na piano”, “n ta curti toca bataria”, “mos ami n ta cre sta na baxa, si cre dedu due”…expressões como estas demonstram a gratidão ao Centro cultural Francês que nos disponibilizou 25 ingressos e permitiu assim que SAFENDE marcasse presença num show intimista!
Obrigado e até ao próximo e quiçá levar também essas sonoridades ao bairro!

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Safende sta fazi si diagnóstico participativo



Como é sabido no bairro vem sendo trabalhado o diagnóstico participativo de Safende, coordenado pelo Espaço Aberto e apoiado por associações, pessoas e entidades com ligação estreita ao bairro. Esta semana o palco foi Safende Riba, tendo sido realizado dois grupos de foco, um de jovens outro de adultos moradores.

O encontro aconteceu na sede da Associação Solidária para o Desenvolvimento de Safende, ASDS e contou com uma participação interessada e participativa, todos com o mesmo espírito  “pa nu midjora nos zona”.

O próximo grupo de foco será no fundo riba, zona do campo terra, e os encontros serão no dia 12 de Fevereiro, na casa da Sra. Toia (Batucadeira de Nova Esperança) que aproveitamos para agradecer pelo gesto. Os jovens serão às 11h e os adultos às 14h30mn, portanto no dia 12, domingo!

Devemos destacar a solidariedade dos grupos de Legião de Maria no dia 05 em Safende riba. Ao saberem do encontro na sede da ASDS, ofereceram nos um valente almoço (arroz, xerém, feijoada, e guizado) que veio em boa hora pois já era avançar da hora e barriga “dja sta pidiba”! Como começamos entusiasmados, assim terminamos…Safende é si…é di nós!

Safende, melhorias para breve...


Safende ouviu e registou que em breve terá melhorada as vias de acesso ao fundo riba, fundo dento e Alto Safende, com construção do ponto para permitir circulação na época das chuvas. Uma prioridade! Falou-se também do chafariz amovível por enquanto até termos uma solução mais elaborada.
Estas e outras questões foram abordadas pelo Sr.  presidente da CMP no quadro de uma visita organizada por iniciativa de jovens, no dia 04 de Fevereiro em Campo Riba. Aguardamos ansiosamente...

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Fundo riba em acção

Com uma campanha de limpeza e evento cultural no Sabádo apartir das 15h no Campo Riba, são acções que vão marcar o final de semana. Estas acções contribuem para incentivar jovens e moradores unir se em prol da comunidade.
A iniciativa é conduzida por Paulo, morador do bairro que vem dando um certo dinamismo ao bairro e que serve ainda para lançar o mais novo grupo de batucadeiras "NOVA ESPERANÇA", constituído por jovens, adultos e adolescentes.
Segundo Paulo essa dinâmica quer dar uma nova vida ao zona de fundo riba que convive particularmente com muitas dificuldades mas que alberga moradores cheio de vontade de fazer algo para a sua comunidade.
Todos são convidados a participar no evento que vai contar com actuação de muitos artistas locais e convidados de outros bairros

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Palmas para a UNICV Ciências Sociais 4º Ano

Combinar adequadamente a teoria e a prática ou vice versa é um desafio tão complicado quanto fascinante...e exige treino! Esta semana pudemos perceber movimentação de um grupo composto por jovens femininos e masculinos que formam a turma da UNICV e que dizem viemos para uma "Observação Sociológica" ao bairro. Trata se de uma postura louvável e que poderá cobrir o deficit muitas vezes expostas dos estudantes de cursos sociais que tem "calafrios" em estar junto com as pessoas...

Aguardamos possibilidade de ter o "relatório" dessa observação quiçá pode essa observação ajudar os actores locais a preparar para que a próxima "observação Sociológica" seja um pouco diferente desta...

Agradecimentos antecipados!