BREAKING NEWS:   ' Festa do amor 2015, de 26 de Julho a 4 de Outubro. Nu vive ku amor!    

terça-feira, 31 de julho de 2012

Publicado por SAFENDEONLINE | 17:38

§      O frigorífico é um dos electrodomésticos que mais energia gasta numa casa, por isso, evite abrir e fechar a sua porta muitas vezes seguidas, optando antes por retirar ou guardar tudo o que precisa de uma só vez. 
§      Se possível não deixe o gelo acumular no congelador ou arcas frigoríficas, para manter uma eficiência energética eficiente. 
§      Evite colocar alimentos ainda quentes ou mornos no frigorífico para permitir que o frigorífico consuma menos energia no arrefecimento. 
§      Nunca deixe estar o termóstato do frigorífico abaixo dos 3ºC, na medida em que temperaturas muito baixas contribuem para uma produção de energia excessiva e desnecessária. 
§      Antes de começar a passar a ferro, separe a roupa que requer temperaturas altas daquela que necessita de temperaturas baixas; depois comece por passar as peças que exigem uma temperatura mais baixa e vá aumentando a temperatura, evitando o aquecimento e arrefecimento constante do ferro, poupando assim energia.
§      Nunca deixe o ferro de passar ligado enquanto está a fazer outras coisas. Um ferro de passar roupa gasta tanto como 10 lâmpadas de 100 watts, por isso basta deixar ligado um ferro de passar por alguns minutos para vermos as nossas despesas mensais serem acrescidas consideravelmente.   
§      Quando passar a ferro, passe a maior quantidade de roupa possível, aproveitando o facto da tábua e do ferro já se encontrarem quentes, e evitando o consumo excessivo de energia que ligar e desligar um ferro inúmeras vezes requer.
§      Desligue os carregadores dos telemóveis, MP3 ou máquinas fotográficas das tomadas logo quando estarem carregadas, sendo que os carregadores continuam a consumir/gastar energia basta estarem ligadas nas tomadas, mesmo sem estarem ligadas a seus respectivos aparelhos. 
§      Troque as lâmpadas tradicionais por lâmpadas de baixo consumo ou lâmpadas fluorescentes. As lâmpadas de baixo consumo e as fluorescentes duram aproximadamente 2 anos e consomem cerca de 35% menos energia. 
§      Ter cuidado em deixar qualquer aparelho no modo stand by. Muitas vezes em vez de desligarmos por completo os televisores, aparelhos de som, Leitores de DVDs, computadores, etc, deixamos ficar as luzinhas que muitas vezes ao contrário do que pensamos têm um custo significativo na nossa despesa mensal com energia. De acordo com um estudo a energia que é “vampirizada” pelos electrodomésticos no modo de espera podem chegar a 8% numa casa. Mesmo sendo 8% um valor significativo cabe lembrar que não levamos muito em conta as despesas dos aparelhos electrónicos no modo de espera. 
§      Crie o hábito de desligar a luz sempre que sai de uma divisão para a qual não vai voltar tão cedo. 
§      Em vez de utilizar uma máquina para secar roupa, seque-a ao ar livre. 
§      Não ponha a máquina de lavar a funcionar enquanto não estiver cheia, porque assim levará menos tempo a lavar a roupa e por conseguinte poupará mas energia. Contrariamente, no caso de não poder secar ao ar livre, não encha em demasiado a máquina de secar roupa, caso contrário a roupa demorará muito mais tempo a ficar seca e em contrapartida gastará mas energia. 
§      Se tiver ar condicionado, troque-a por uma ventoinha de teto, de janela ou de pé. Com essa medida é possível economizar até 13% na factura da electricidade. 
§      Na aquisição de qualquer electrodoméstico, escolha sempre os modelos com a maior eficiência energética, que mesmo acarretando à maior custo inicial compensa na redução das despesas de energia ao longo prazo.

Ver como poupar água e gás em http://corujananoite.blogspot.com/

Texto: Altino

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Publicado por SAFENDEONLINE | 09:17


Por esta hora os iluminados da nação (penitencio-me perante os não iluminados) estão a explicar a nós os outros o estado da nossa nação ou para quem queira a não-acção do nosso estado.

Cabo verde é amarelo; é bom ser amarelo. O amarelo do sol que nasce para todos e brilha para todos; o amarelo do milho que farta o povo; o amarelo a cor da agua nas torneiras nos ghetos também; o amarelo do amarelar das polpas na pedra do desemprego. Viva o amarelo!

Cabo verde é vermelho; é bom ser vermelho. O vermelho da autoridade e do respeito; o vermelho do amor pelo povo principalmente quando vote em mim; o vermelho da sede do poder (agu sta amarelo); o vermelho do sangue dos inocentes que caíram, que derrubados (ninguém atirou a primeira pedra!). Viva o vermelho!

Cabo verde é azul. É bom ser azul. O azul da imensidão do mar e do tamanho do céu que juntos não igualam tamanha ignorância de nós o povo que fica e está satisfeito com os festivais de veron, festival de cocktails (isto será tema do próximo post) aceitando curvar ante sol pa badja e sangue ta spadja.

Tem lugar para mais cores…aceitas o desafio de” restan dama”?

Imagem: Net
Texto: Dino

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Publicado por SAFENDEONLINE | 07:58



Os olhos brilham no dia especial. Olhos postos no futuro “Nu tem um sonho”!
Foi um dia memorável. Talvez a imagem mais bonita da comunidade educativa: Gestora, Pais, Professores à volta dos Alunos finalistas e testemunhada por moradores atentos.

Essa gente merece! E a cereja em cima do bolo foi…este ano a escola EBI, pólo 27 de Safende registou 100% de aprovação dos alunos do 6º ano, apesar das dificuldades que enfrentamos no dia-a-dia. Cabe a nós o desafio de acompanhar a nova fase, ensino secundário, desses melhores de Safende- a nossa gente!
Estes são as novas sementes na nossa aspiração de: Safende melhor para Praia melhor, Cabo Verde melhor para mundo melhor. É “Nu tem um sonho!”

Imagem: Ronaldo
Texto: Dino

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Publicado por SAFENDEONLINE | 17:45


"Sabem que a venda de tabaco a menores é proibida?", comentou o funcionário de uma papelaria ao entregar um maço de tabaco aos jovens de 14 e 15 anos, acrescentando: "15 + 15 = 30 [referência à idade dos jovens]: posso vender, mas tenham cuidado, escondam-no."

Imagem: net
Fonte: aqui!

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Publicado por SAFENDEONLINE | 16:57

Não é da minha pretensão fazer dessa reflexão uma encíclica, que de tão solene amordaçaria até os mais apaixonados pela leitura. Aqui deixarei as minhas opiniões (de certo que não agradarão a todos), com objectivo único de fazer matutar sobre o tema, na medida em que se depara com uma descrença, quase que generalizada na classe política.

Tenho observado com muita frequência nos cafés, nas redes sociais e de comunicação e até entre os políticos o repudio pela palavra PODER, quando esta se aplica a política. Há muita gente que quer fazer parecer que na política não se deve lutar pelo poder, mas sim que a política é uma forma altruísta de participação no desenvolvimento das sociedades.

Quanto a mim parece lógico que se lute pelo poder e, analisando bem, se tirarmos o poder da política de certo ficaria outra coisa, que nem de perto nem de longe seria política. Na realidade o ofício de lutar (oposição) e exercer (governo) o poder é denominado de política.

Qualquer um que respeita o Estado de direito democrático, deve na mesma medida respeitar a legitimidade de qualquer cidadão candidatar pelo poder, até mesmo porque não sou de todo contra a ideia de Tomás Eloy Martinez de que a história é escrita pelo poder, a partir do poder, a serviço do poder e que romances servem para questioná-lo.  


O poder não se procura e nem se obtém apenas para possuí-lo ou para dele tirar proveito pessoal. Ambiciona-se e conquista-se o poder para exercê-lo, ou seja, para governar e é só através do governo que se executam programas ou projectos, é que se põem em prática certas ideias, é que se fazem respeitar dados valores e interesses.

Assombra-me também as ideias descabidas de alguns ditos intelectuais, que por uma razão ou outra acreditam que resolver, nada resolve e que, coisa alguma altera numa mudança. Essa afirmação pode parecer confusa, mas clareia-se quando lembro de algo que uma pessoa escreveu a alguns anos num dos jornais impresso. Lembro-me de ter lido que deixou de votar desde 95 e, de uma forma muito agradável fez a ilustração de uma senhora que estava sentada a vender bananas, para dizer que depois da eleição a senhora (vendedeira) não deixaria de vender naquele local. Concluiu dizendo que por isso (porque o voto não muda nada na vida das pessoas) não adiantava votar.

Não tenho nada contra ideias assistencialista ou socialista, mas o facto é que essas ideias poderiam endireitar se pensasse que não votar também não tira ninguém das ruas. 
A decisão de não votar pode parecer para muitos, uma sábia ideia, mas o facto é que não é. Na realidade são decisões baseadas em ideias curtas e de pouca reflexão, sendo que, queiramos ou não todos são influenciados pelas decisões dos políticos. A única certeza que podemos ter quando não votamos é de que seremos governados por pessoas que não escolhemos. Se todos analisarem bem a desgraça dos que não se interessam por política é de serem governados pelos que se interessam.  

A política não é a única via de participação no desenvolvimento duma sociedade ou de uma comunidade. Pode-se contribuir também participando nas acções religiosas, associativas, desportivas entre outras. É claro que a política é a forma mais efectiva de contribuir, sendo que, é através dela que se adquire o poder de decisão.    

O facto de existirem na política pessoas despidas de valores, não constitui razão para dela não participar, até mesmo porque, pessoas dessa índole encontraremos também nas associações, religiões e organizações de cunho social. 

O que não se deve esquecer na política é que ela é de natureza competitiva, semelhante a outras actividades humanas como o desporto, a economia e a guerra. A semelhança dessas actividades a política é uma luta, em que uns ganham e outros perdem, mas sem que os resultados de cada confronto sejam definitivos. Essa realidade é muitas vezes esquecida por alguns que quando vencem fazem de tudo para humilhar o colega, o vizinho, o amigo e até a família, esquecendo que na política a alternância é algo incontornável.

Como safendense que sou preocupa-me a fraca participação dos meus amigos e vizinhos na política. Como já tinha dito, a política é a forma efectiva de contribuir para o desenvolvimento das sociedades e das comunidades, por isso anseio pelo dia em que safendenses terão o poder de decisão. 


Altino FERREIRA

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Publicado por SAFENDEONLINE | 10:27


Princezito ta fla ma finason, é “o primeiro fôlego da intelectualidade cabo-verdiana e também o primeiro do batuque, sendo este a nossa expressão cultural mais antiga e africana. Um grito de revolta surgida da garganta das escravas contra aquilo que é a maior afronta que se pode incutir a um ser humano: a de não poder usufruir da sua própria cultura.”
 Fonte: asemana

Publicado por SAFENDEONLINE | 08:59


O projecto cineghetto versão 2.0., pensado e realizado pelo jovem activista Naná, um dos poucos street workers na Praia, se encontra no ar até Setembro no bairro de Achada Grande Frente.  


Imagem: Bruno Carvalho
Fonte: Redy

sábado, 14 de julho de 2012

Publicado por SAFENDEONLINE | 10:57
A comunidade Educativa, os país e encarregados e sobretudo os alunos do 6º ano hoje em Safende estão de parabéns...

Dia de Fitas. O lema é "Nu tem um sonho..."


Publicado por SAFENDEONLINE | 10:54

M é um adolescente franzino e rosto leve. Subitamente conhece peripécias no frequentar das aulas. Começa a frequentar amigos tendencialmente com comportamentos pouco adequados para quem continuar estudos ou ter uma profissão, mesmo no aprendiz.

M já não se mostra muito aberto a abordagens serenos, sua linguagem começa a ser em volume altíssimo e no estilo “nada a ver”. Não esta muito para chatice de brincar com seus pares, futebol ou outros divertimentos menos arriscados.
Há 04 dias sofreu uma pancada supos
tamente com pedra ou outra arma de arremesso. Estava na companhia de amiguinhos. Ele diz que não sabe como aconteceu. Os  amiguinhos juram também que não sabem o que passou nem quem agrediu. M encontra-se internado.

Por esta hora sente que os amiguinhos não são amigos e que esta sozinho. Este episódio pode faze-lo mudar de rumo ou enveredar para o beco da violência pois já tem “inimigos” potenciais e sem rosto e “dje conxi dor”. Fazer agora outros sentirem dor também é "legitimo".

Já afirmávamos que esta sociedade tem fracas estruturas e abordagem praticamente inexistente para prevenção primária da violência. Quem deve fazer isso? Todos…ninguém! …e vemos sonhos se desfazerem. O ciclo faz o seu curso…geramos mais mentes violentos!

Imagem: net
Texto-: Dino

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Publicado por SAFENDEONLINE | 17:08



Manhã aparentemente tranquila na zona. Passam um grupo de mais ou menos 20 pessoas jovens e adultos com ares pouco descontraídos. Cercaram subitamente dois jovens, com experiencias de ”paranoia” no bairro. “Nu bem toma furto” disseram ao tempo que imobilizaram e conduziram-nos para uma residência  e de dentro se ouvia gritos e gemidos. Testemunhas indagaram o que estaria a acontecer. Alguém disse “es furta TV, móvel, dinheiro, es limpa casa”. A ofendida do suposto furto teria registado na véspera o roubo na policia.

Valeu a intervenção de um policial recém-formado, que conhecendo as partes envolvidas (importancia da polícia de proximidade!), serenou os ânimos e sabiamente alertou ambos acerca dos direitos e deveres, ou seja não fazer justiça com próprias mãos, pois a sociedade tem sua organização para fazer justiça e existe caminho adequado. Acionou uma viatura de polícia que levou os agredidos de momento para receber tratamento hospitalar. Estes sempre estavam a alegar sua inocência neste caso.

Não satisfeitos esses elementos tentaram “apanhar um terceiro jovem”. Iniciou-se uma barafunda envolvendo mais populares e a cena apazigoou-se com nova passagem da PN.  Os jovens agredidos após receber tratamento hospitalar apresentaram queixa na esquadra. Não sabemos quais serão os novos desenvolvimentos. Se se vai cobrar vingança ou se se aguenta os caminhos "normais" da justiça em CV.

Este caso que travou-se, ainda, em feridos ligeiros podia ter sido fatal. Alguém em plena consciência poderá dizer que estamos bem?! Sim poderá, se tiver óculos dos alinhamentos partidários; se tem guarda-costas e tem sua residência vigiada 24h, ademais se paga com dinheiro do povo.

Precisamos definitivamente devolver ao povo uma segurança na justiça. Pois doutro modo estaremos incentivando a justiça pessoal e imediata e nem sempre mais justa. Talvez não apenas a justiça no Plato mas ponderar a justiça em Safende, com recursos de Safende e pondo em primeiro lugar a comunidade. 
Polícia de proximidade!? É onde, é quando? Temos que acompanhar o desafio que se nos coloca.

Ka tem Paz sem justiça!

Imagen: net
Texto: Dino
Publicado por SAFENDEONLINE | 09:49

Foi muito bom ter participado nesse projecto de promoção da cidadania na comunidade de “Safende” que foi realizado pelos alunos do curso de licenciatura em Ciências da Educação - 2º ano, da Universidade de Cabo Verde- Campus do Palmarejo, no ano lectivo 2011-2012, sob a coordenação da professora Ana Cristina Pires Ferreira.

A minha experiência foi muito proveitoso das actividades que realizamos na comunidade de Safende, os momentos que passei nesta comunidade foram inesquecíveis. Apesar de uma fraca aderência por parte das pessoas, penso que conseguiu obter bons resultados. Quem participou nas actividades jamais esquecerá esse acontecimento. Fiquei muito emocionado com a participação dos jovens no torneio de basquetebol, visto que ocorreu da melhor forma possível e sem nenhuma violência. Isto fez-me constatar que estes jovens precisam de oportunidades para mostrar os seus talentos.

Hoje se fala muito em “Universidade fora das quatro paredes” e isto é um exemplo vivo, porque tivemos a oportunidade de praticar aquilo que tínhamos abordado na sala de aula. Por isso, foi uma iniciativa muito boa, pois as pessoas lá fora saberão que não estamos na Universidades apenas por estar, mas sim, que estamos aqui e que preocupamos com os problemas que se vivem nas comunidades e que estamos a tentar fazer a nossa parte para pelo menos a contribuir para a diminuição os casos da delinquência juvenil, que é uma questão que tem sido vivenciado no nosso país constantemente. Em vez de reprimir estes jovens, é necessário dar-lhes uma atenção especial porque eles têm as suas potencialidades.

Por outro lado, este projecto é mais uma valia para nós como futuros profissionais, o que permite-nos ter o hábito de conceber projectos para melhorar uma determinada problema/situação.
Para mim, foi e sempre será um privilégio participar nas actividades desse género, uma vez que a minha contribuição com certeza servirá para melhorar a situação que se vivencia sobre a delinquência juvenil, mais especificamente no bairro de safende.

As actividades tiveram um impacto muito positivo na comunidade de safende, visto que, ela mostrou-se muito satisfeita com a iniciativa. Aproveito a oportunidade para prestar meus agradecimentos à nossa professora (Dra. Ana Cristina Pires Pereira) pela oportunidade de ter esta experiência na comunidade de safende e pelo envolvimento excepcional que teve no decorrer das actividades.

A todos os alunos da minha turma que deram as suas contribuições para realizar deste projecto.
Agradecimentos extensivos a todos os alunos da minha turma que deram o seu contributo para a realização deste projecto. Agradeço ao Espaço Aberto, a comunidade de safende, a associação de safende, enfim, a todos que de uma forma ou de outra contribuíram para que este projecto se tornasse realidade.

 “Juntos para a construção de um mundo melhor”
Praia, 4 de Julho de 2012

Austelino Tavares

Estudante de Ciências da Educação
Universidade de Cabo Verde
Campus do Palmarejo
Telef. 92815550
Publicado por SAFENDEONLINE | 09:45

Começo por dizer que foi uma experiência (ver aqui) formidável na medida em que nunca tinha feito e nem participado num projecto e muito menos ainda ir ao terreno verificar os prós e contras para a realização do mesmo. 

Bom, recuando um pouco mais atrás, ouvia muitas pessoas dizendo que o bairro de Safende era perigoso e problemático, mas com a realização deste projecto constatei o oposto, ao chegar deparei-me com um bairro bastante calmo. Prova disto foi no dia do torneio relâmpago de basquetebol. Para falar a verdade não estava à espera de tanto civismo e fair-play por parte da comunidade e até mesmo dos desportistas, visto que o basquetebol é um desporto em que os corpos se chocam constantemente.

A realização deste projecto proporcionou uma aprendizagem prática dos conteúdos abordados na sala. Constatei uma onda de solidariedade e responsabilidade de todos nós (estudantes).

E para finalizar queria agradecer a todos os que estiveram envolvidos de uma forma directa e indirecta para que este projecto tivesse sido o sucesso que foi.

Saudações 
Suely Simone Fonseca da Cruz

Publicado por SAFENDEONLINE | 00:38


Os cantores de rap são conhecidos como rappers ou MC´s, que é uma abreviatura para mestre-de-cerimónias. "Para ser um MC é preciso ter em primeiro lugar a consciência do que és, do que queres e do que estás a fazer. Ter conhecimento e sabedoria de coisas que giram à tua volta e que estás a expor. Ter amor, visão e respeito pelas pessoas”, declara Expavi.
“Amar verdadeiramente a cultura hip-hop, mas acima de tudo ter bem presente a noção de que temos uma poderosa ferramenta nas mãos e há que saber utilizá-la”, revela Edson Silva, conhecido como "Batchart".
Já para Aluízio um MC “tem que ser um líder, uma pessoa com personalidade forte, capaz de pensar com a sua própria cabeça, com um certo à vontade em se expressar, e principalmente uma ideia fixa do que são os seus ideais, e daquilo que acredita e que quer defender”.
Tese também defendida por Chulage que afirma: “Hoje em dia os MC´s têm que ter a capacidade de serem um canal espiritual, filosófico e passar uma mensagem que continua. Pegar e entender o que é a oralidade africana, o que é isto de passarmos a nossa história através da oralidade. Por exemplo, o Cabral era um MC, a Nina Simone também era. Canalizar algo que vem para transformar o mundo, senão és um rapper e gravas discos.”  

Imagem: da net
Texto: Aqui

terça-feira, 10 de julho de 2012

Publicado por SAFENDEONLINE | 00:52

Este espaço apresenta condolências à família enlutada e à comunidade educativa pela perda do professor António da Lomba. Mais uma morte em circunstância que geram perguntas sem respostas!

sábado, 7 de julho de 2012

Publicado por SAFENDEONLINE | 14:17


As últimas eleições em dose tripla foram sui generis. Veio a tona muitas coisas mas uma foi a estrela com mais brilho. Falamos da compra e venda de votos. Houve espantalhos que espantaram com a coisa. Nós ficamos espantados também. O nosso espanto deve-se ao espanto de muitos que espantaram que esse mercado não espanta ninguém e não precisa de espantalhos. Veio e veio para ficar. Todo o mundo sabe e quem não sabe desconfia muito que sempre se vendeu e se comprou votos nas eleições em CV. A questão que se põe é se vamos deixar que as forças ocultas da lei do mercado definam o preço ou se deve entrar a regulação. Esse mercado conheceu inovações, por isso a solução deve ser também a altura pois os partidos hoje são demasiadamente fortes ante a sociedade civil que temos. A condição de vida quotidiana das pessoas agrava ainda mais essa diferença. Face a isso, a nossa proposta é discutirmos abertamente as seguintes alternativas:
  • a)     Estabelecer tectos máximo e/ou mínimo;
  • b)    Ponderar introdução do IVA;
  • c)     Taxa de retenção entre 25% a 30%, montante a ser canalizado, por concurso público, para um fundo de cidadania.
Assim certamente não haveria lugar para choros no final e haveria menos evasão fiscal! Nossa proposta séria! Estamos disponíveis para debater…

Imagem: net
Texto: Dino e Iaco

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Publicado por SAFENDEONLINE | 11:37
Humildade vem do Latim humus que significa "filhos da terra". Refere-se à qualidade daqueles que não tentam se projetar sobre as outras pessoas, nem mostrar ser superior a elas. A Humildade é a virtude que dá o sentimento exato da nosso bom senso ao nos avaliarmos em relação às outras pessoas, cordialidade, respeito, simplicidade e honestidade.

Muito confundida com Modéstia, pode ser exatamente o contrário, o modesto tem falta de ambição, a humildade pode estar no ato de reconhecer que em determinado momento estamos sendo ambiciosos ao invés de gananciosos.

Diz-se que a humildade é uma virtude de quem é humilde; quem se vangloria mostra simplesmente que humildade lhe falta. É nessa posição que talvez se situe a humilde confissão de Albert Einstein quando reconhece que “por detrás da matéria há algo de inexplicável”.


Por humilde também se pode entender a personalidade que assume seus deveres, obrigações, erros, culpas e limitações sem resistência. Assim, se pode dizer que a pessoa ou indivíduo "assume humildemente".



Imagem: Net
Texto: Marco Além

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Publicado por SAFENDEONLINE | 23:28


O nosso projecto foi seleccionado pelo comité do fundo social de desenvolvimento, da cooperação francesa. É uma grande alegria para nós neste tempo de carnaval e promessas mil. “Promoção do desenvolvimento comunitário mediante o Empoderamento socioeconómico dos jovens e a estimulação da cidadania activa no bairro de safende” foi o projecto e sonho apresentado pela AssociaçãoSolidária para o Desenvolvimento de Safende em parceria com o EspacoAberto Safende. O valor do financiamento é de 5.499.404$00 e começo previsto para julho/agosto 2012.

Agradecemos ao Comité pelo trabalho de ler e apreciar a nossa proposta. Agradecemos à Cooperação pela metodologia que oferece iguais oportunidades e possui critérios claros. Um exemplo a ser seguido por fundos governamentais e municipais que poderia concorrer para proporcionar mais transparência, concorrência salutar entre os bairros, exercício de “pensar o bairro em conjunto” e evitaria “petites coses personnels ” que não poucas vezes fazem escola em Cabo Verde!

Este projecto representa uma oportunidade única e ao mesmo tempo põe mais um desafio para a ASDS e para os jovens da zona que deverão mostrar empenho, esforço, dedicação e boa vontade para dar mais um passo rumo a um Safende melhor.

Em breve será feita uma apresentação à comunidade para todos saberem mais detalhes sobre o projecto!  Safende, ninguém nos ama como nos amamos, mesmo que repitam muitas vezes ou mais alto! Agarremos Safende que é nosso ao invés de comboios passageiros e superficiais.

Desenvolvimento comunitário mediante o Empoderamento socioeconómico dos jovens e a estimulação da cidadania activa em safende, YES WE CAN!
FIQUE ATENTO E PARTICIPE!

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Publicado por SAFENDEONLINE | 08:19

Safende debateu “mitos e tabus do alccolismo”, orientado por Xavier, ex-alcoólico. Numa verdadeira conversa aberta estabeleceu-se que no bairro deve-se adoptar um plano anual de prevenção do alccolismo pois a nossa cultura favorece o aparecimento e desenvolvimento desse mal, e cada vez mais esta ameaça entra mais cedo na nossa juventude. Em Safende adultos testemunham grupinhos de 10 a 15 anos com famosos explosivos de Pontxe, cores vermelhos, rosas, verdes, laranja, onde se mete de tudo. O desafio está lançado. Plano anual de prevenção do alcoolismo!

Imagem e Texto: Dino

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Publicado por SAFENDEONLINE | 14:13
"Com o tempo, aprendemos a receber de bom grado e com um largo sorriso no rosto, as esmolas distribuídas durante a campanha, pois, as cestas básicas, os saquinhos de cimento e alguns contos dão um grande jeito aos munícipes que passam fome durante quatro anos e se alimentam durante quinze dias. Seria orgulho em demasia, criaturas que se levantam sem nada para matar o jejum e dormem sem jantar, negarem esta ajuda preciosa, esta caridade, este acto de solidariedade que muitos chamam de compra de consciência. 


Podem continuar a fazer esta distribuição, ela é mais do que justa, pois é a única oportunidade que o povinho tem para tirar partido dos seus impostos pagos. Podem continuar com esta forma mesquinha e asquerosa de fazer política, o povo agradece, é que apreendemos com a cara de lata dos candidatos, como ser cínicos, falsos, desonestos, imorais, hipócritas, descarados e sem palavras. 


Se por um lado, os candidatos fazem promessas que jamais serão cumpridas, do outro, o povo aceita qualquer tipo de esmola, promete votar no candidato que lhe estendeu as mãos, mas na hora de votar colocam aquela cruzinha no seu adversário, de propósito, por brio de corpo, por vingança, para mostrar ao outro que não se deve tratar um homem de parvo". 


Imagem: Net
Texto: Norga Fortes

Publicado por SAFENDEONLINE | 02:02

Lançado o desafio de realização de um projecto colectivo de turma envolvendo 32 estudantes do 2º ano do Curso de Ciências da Educação, da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), restava passar à acção (mês de Maio para preparar e mês de Junho para implementar, em 2012). Esta assentava-se na integração da teoria e prática da gestão de projecto e na ideia de responsabilidade social da  Uni-CV. Esta remete para o contributo da Uni-CV para o desenvolvimento de uma consciência cidadã, sobretudo nas camadas menos favorecidas da sociedade.

O projecto permitiu à turma ser mais unida, mais solidária e mais consciente do que é a realidade e o trabalho social em Safende. O projecto permitiu ainda um crescimento e amadurecimento tanto do grupo de alunos como nosso enquanto professora co-coordenador do projecto, sobretudo no que tange a gestão de uma equipa de projecto tão grande. Apreciamos particularmente a preocupação dos estudantes em programarem e organizarem actividades específicas para diferentes públicos-alvo (famílias, raparigas, rapazes e crianças), procurando aplicar uma das regras essenciais de concepção e implementação de projectos a saber, responder a necessidades e focar benefícios efectivos para as pessoas.

Marcaram-me particularmente o envolvimento e o desportivismo dos jovens durante o torneio relâmpago de basquetebol e a revelação de um sentimento comunitário. Fiquei emocionada quando ouvi o jovem David a falar em nome da equipa vencedora, ele que, segundo disseram, é muito reservado.

Também pude constatar que há jovens em Safende com uma consciência cidadã apurada porque quando se pediu para lerem mensagens de reflexão sobre o viver em comunidade e cidadania, optaram por apresentarem mensagens da sua  autoria. Como diz Augusto Curry (2006) no seu livro Filhos brilhantes – Alunos fascinantes, “os frágeis querem controlar as pessoas, os fortes querem controlar o seu próprio ser” (pág. 138), os jovens de Safende têm já força, estão a tomar em mão o seu destino que não pode ser visto como fatalmente inevitável.

Procuramos mostrar com o projecto que se deve aprender com o nosso sucesso e com o sucesso dos outros e não somente com os erros. Pela paz, a harmonia e a cidadania!
Enfim, queria mais uma vez agradecer a todos os que no “Espaço Aberto de Safende”, acreditaram no projecto, abraçaram-no e deram prestimosa colaboração. Agradecimentos também à Associação de Safende por aceitar ser parceira, pelos sábios conselhos partilhados, fruto do conhecimento da realidade do bairro, agradecimentos extensivos ao Pólo Educativo de Safende.

Por fim, mas não o menos importante, agradecimentos a todos os estudantes da turma acima referida pela sua autenticidade e responsabilidade no projecto. Espero que tenham percebido que é preciso não só ter sonhos mas também disciplina e organização para poder desenvolver projectos.

Praia, 1 de Julho de 2012

Ana Cristina Pires Ferreira
Professora de Ciências da Educação
Universidade de Cabo Verde