segunda-feira, 28 de abril de 2014

"O maior recurso de Safende são as pessoas, o grande passo a dar é fazer o mapeamento desta riqueza" 3º Fórum Pensar Safende


Uma sala bem animada e esperançosa marcou o 3º fórum Pensar Safende, na manhã de 27 de abril. Reflectiu-se sobre os recursos de Safende e os desafios de os colocar ao serviço da comunidade. Os participantes ainda deram sugestão ao plano que conduzirá ao objectivo de dotar Safende de uma verdadeira Associação comunitária em que se espera a participação de pelo menos 500 pessoas na eleição.

O fórum ainda permitiu identificar recursos individuais de cidadãos e moradores que se comprometerem a dar seu contributo para a causa Safende.

A ASDS agradece a todos pela participação e colaboração.


sábado, 26 de abril de 2014

Torneio Relâmpago 6º Aniversário ASDS - Equipa misto de Cabine pa riba é a vencedora no masculino

Numa tarde, 25/04/2014, caracterizada por grande fair play o Arbitro Angelo apitou os jogos que conheceram os seguintes resultados:

  • Veteranos x Misto Cabine baxu     - 0 - 1
  • 2F DIS     x Misto Cabine pa Riba - 2 - 3
                      Final
  • Misto Cabine baxu x Misto Cabine pa Riba - 0 - 1
ASDS agradece a todos pela participação com civismo e amizade!

   

Spasu Abertu, Safende, ta recebi Universidadi Kwame N’Kruma na dias 26 e 27 de Abril

Programa

26 Abril 2014
15h00 – Desenvolvimentu o Neo-Kolónialismu na Kau-Berdi – Odair B. Varela(ISCJS)
16h00 – Amílcar Cabral i Pan-Afrikanismu na Mundu - Imani Umoja (AAPRP).
17h00 – Papel di studantis kau-berdianus na transformasón di Kau-Berdi i di Áfrika – Alexssandro Robalo (Poetas Negros)

27 Abril 2014
15h00 – Nóz Morabeza: Disigualdadi, Polisia, Prizon i Violênsias di Stadu – Redy W. Lima (Plataforma Gueto e ISCJS)
16h00 – Afrosentrismu i identidadi – Jorge Andrade (Ra-Tecnologia)

17h00 – Situason di kau-berdianus na Portugal – Jakilson Pereira (Plataforma Gueto)

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Recordar é viver - Nota de imprensa do 1º Fórum Pensar Safende



No próximo dia 27 de Abril a Escola EBI de Safende recebe o 3º fórum Pensar Safende a partir das 10h., este ano sob o lema “Aprendendo com o passado, actuando no presente para alcançar o desenvolvimento comunitário de Safende através do associativismo competente”.  Vamos relembrar os fóruns anteriores, começando pela nota de imprensa do 1º fórum:

"No passado dia 24 de Abril de 2010, a ASDS realizou o I Fórum Pensar Safende. O evento contou com dois painéis: A importância do Associativismo no Desenvolvimento local e Obstáculos e oportunidades para o desenvolvimento de Safende que teve como oradores técnica da Plataforma das ONGs e um morador de Safende, respectivamente.

O fórum foi muito apreciado pelos participantes e segundo Carlos Barros, Presidente da ASDS “Foi bastante produtivo e a Associação pode assinalar entre outros ganhos, recolha de subsídios para sua actuação em favor do desenvolvimento integrado do bairro, e sobretudo o despertar da população para pensar, literalmente Pensar Safende, um exercício mais necessário quanto mais falta de recursos temos ”.

Das recomendações saídas podemos destacar, numa perspectiva de aproveitar as oportunidades/pontos fortes de Safende, a identificação dos 5 maiores obstáculos/pontos fracos ao desenvolvimento de Safende quais sejam: Desemprego, Habitação precária, Alcoolismo & droga, falta de infra-estrutura, pobreza, aqui visto a pobreza das famílias que passam dificuldades alimentares ou falta de cuidados médicos mais básicos.

Os participantes fórum unânimes em reconhecer que o Bairro tem conseguido chamar atenção positiva da sociedade, parte por causa do trabalho que conseguiu a contenção da Violência no bairro, mas também registam-se ganhos no despertar do espírito de pertença á zona. Já se fala e se assume o espírito SB. Safende is beautiful!

De referir que o fórum veio na sequência da comemoração do II aniversário da ASDS, e na parte da tarde num acto público a ASDS entregou um quadro de homenagem ao Dr. Manuel Faustino, como reconhecimento pela entrega e amizade que tem dedicado a Safende, em que a parte mais visível é o Espaço Aberto Safende, estando o Centro de raiz previsto ser inaugurado em breve.

Ainda segundo Barros, a Associação “confronta-se com o desafio da participação e comunicação” mas que esse segundo aniversário serviu para desafiar a população a ter um papel mais proactivo no seu próprio desenvolvimento”. A ASDS deverá também fazer demarches para afiliar na Plataforma, como forma de projectar o bairro e inseri-la na dinâmica da rede nacional das ONgs e ACBs, remata em conclusão.

A associação reconhece igualmente o apoio de todos os actores que permitiram o êxito do fórum: AZM, a Plataforma das ONGs, RTC, RCVPA, CITIHABITAT, CMP, ACRIDES, Comunidade de Sant´Egidio, Candidatura do Sr. José Filomeno".


segunda-feira, 21 de abril de 2014

3º Fórum Pensar Safende marca celebrações do 6º aniversário da ASDS, no dia 27 de Abril na escola EBI de Safende


Programa Provisório

Painel 1 – Que associativismo para o desenvolvimento comunitário de Safende?
·         Potenciando recursos da comunidade
·         Que recursos claros e ocultos temos no bairro?
·         Como faze-los funcionar em prol do desenvolvimento do bairro?

·         Provocar a participação activa da comunidade
·         Porque a Comunidade não tem participado tão activamente no processo de desen. Comunitário?
·         Quais os constrangimentos?
·         O que se pode fazer ainda para ganhar os constrangimentos e ter uma participação efectiva?

·         Construção de um discurso reivindicativo comunitário
·         O que é um discurso reivindicativo comunitário?
·         Porque precisamos de um discurso reivindicativo comunitário?
·         Que discurso reivindicativo comunitário para Safende?


Painel 2 – Apresentação do plano Maio/Setembro 2014 da CORDA SAFENDE e recolha de subsídios
·         Estratégias de mobilização comunitária
·         Desafios do financiamento dos custos de implementação do plano
ü  Conclusões e recomendações


quarta-feira, 2 de abril de 2014

Foi a "mentirinha" do 1 de Abril "SAFENDE GANHA APOIO DE 750.000$00 (SETECENTOS E CINQUENTA MIL ESCUDOS) PARA DINAMIZAÇÃO DO ASSOCIATIVISMO COMUNITÁRIO"

Este ano de novo brincamos com os nossos amigos no dia 01 de abril. E a noticia "mentira" foi "

SAFENDE GANHA APOIO DE 750.000$00 (SETECENTOS E CINQUENTA MIL ESCUDOS) PARA DINAMIZAÇÃO DO ASSOCIATIVISMO COMUNITÁRIO" bom se fosse mesmo verdade.


É verdade que foi criada a Comissão Operacional para a Dinamização do Associativismo Comunitário em Safende e vem fazendo encontros de planificação desde 09 de março. 

Continuem ligado a safendeonline, o 01 de abril é só 01 de abril a nossa marca é "Safendeonline, onde a verdade é noticia"!

terça-feira, 1 de abril de 2014

Safende ganha apoio de 750.000$00 (setecentos e cinquenta mil escudos) para dinamização do associativismo comunitário


Safende acaba de ganhar um financiamento da Unidade de Coordenação da Reforma do Estado (UCRE)  no valor de 750.000$00. Este montante vai servir para financiar o plano de seis meses apresentado pela Comissão Operacional para a dinamização do Associativismo em Safende, cujo objectivo geral é “Dotar Safende de uma associação comunitária dinâmica, prestante e mobilizadora das capacidades, recursos e vontades a favor do desenvolvimento de Safende”.

Para Carlos Santos Coordenador da UCRE, a decisão de financiar este plano justifica-se pelo facto de ser “um plano ambicioso que vai contribuir para melhorar a dinâmica associativa em Safende e aumentar os níveis de participação fomentando assim a democracia na comunidade e preparando os cidadãos para estarem melhor preparados para assumirem responsabilidades ao nível da cidade ou do país”. E ainda porque “ o governo compreende que o associativismo efectivo pode acelerar o desenvolvimento comunitário e trazer melhores níveis de qualidade de vida das populações”, remata Carlos Santos.

Recorde se que a Comissão Operacional para a dinamização do Associativismo em Safende saiu da assembleia da ASDS realizada a 09 de Março que dissolveu os órgãos sociais dando lugar a um processo de irá conduzir o bairro para eleições livres e participadas a 14 de Setembro de 2014.