“Festa de Amor é limpo!” Manti Longi de Alkua

A sociedade humana desde sempre enfrenta o desafio de corrigir desvios que distraidamente aparecem na sua vida chegando por vezes a entranhar-se na mesma. Exemplo de elementos gerados na sociedade que depois a vitima e que é inegável a olhos nus é o álcool. O álcool é a terceira causa de morte em Cabo Verde. Esta sociedade parece ainda não dar conta disto, senão vejamos a nossa comunicação social, do estado inclusiva, promove descaradamente empresas e marcas de bebidas e nossas ruas estão infestadas de cartazes gigantes fazendo apologia ao consumo do álcool. Triste sina, a nossa!
Em Safende convivemos diariamente com esse flagelo e que vem tomando proporções absolutamente preocupantes não poupando jovens homens e mulheres e adolescentes, diretamente, isto sem falar dos danos colaterais como acidentes de viação, violência com feridos e mortos, brigas familiares e vitimas indiretas, como crianças e a sociedade global.
O aproximar da festa da nossa padroeira em contramão com a essência da celebração religiosa espiritual apresenta-se como um tempo favorável para consumo e em demasia do álcool ante uma sociedade indiferente. Assim lançamos a iniciativa “Festa de Amor é limpo!”, onde pretendemos criar uma ampla coligação para despertar a nossa comunidade, faze-la tomar fé desse mal e assim prevenir o alcoolismo em Safende, particularmente neste período.

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Arranca Capacitação para lideres e dirigentes Associativos em Safende

Uma capacitação de tres dias, 1 a 3 de Setembro, visando: Melhorar a compreensão dos desafios urbanos, sociais, económicos e culturais dos bairros (espontâneos?) da Praia; Discutir estratégias e tácticas de diálogo com as autoridades (centrais e autárquicas); Desenvolver abordagens de mobilização dos moradores, com particular ênfase nos jovens; Analisar as competências, responsabilidades e obrigações dos dirigentes associativos e Melhorar o conhecimento de si e a auto-estima vai ter lugar em Safende destinado a lideres e dirigentes associativos de Safende. 

Liderança para o Desenvolvimento comunitário

O trabalho hercúleo de ajudar as comunidades a sacudirem a situação  socio-urbana de anti desenvolvimento prevalecente e a darem um rumo diferente à suas vidas de forma coloca o  incontornável desafio das capacidades gerenciais e de liderança das associações para levar a cabo o duro trabalho de promover o desenvolvimento comunitário.  A prossecução deste propósito requer capacidades para agir, preparar, iniciar e conduzir o diálogo com os moradores, autoridades (centrais e autárquicas), sector privado e organizações da sociedade civil. A capacitação dos dirigentes e/ou potenciais dirigentes das associações dos bairros e/ou dos movimentos juvenis (sociais, desportivos, culturais, políticos…) constitui, por conseguinte, um desafio fundamental para a optimização do potencial existente.

É neste quadro que surge a iniciativa de capacitar um grupo de 30 jovens dirigentes ou potenciais dirigentes de associações e de movimentos juvenis do bairro de SAFENDE.

Objectivos:
Melhorar a compreensão dos desafios urbanos, sociais, económicos e culturais dos bairros (espontâneos?) da Praia.
Discutir estratégias e tácticas de diálogo com as autoridades (centrais e autárquicas).
Desenvolver abordagens de mobilização dos moradores, com particular enfase nos jovens.
Analisar as competências, responsabilidades e obrigações dos dirigentes associativos.

Melhorar o conhecimento de si e a auto-estima.

in ficha de projecto