sábado, 7 de outubro de 2017

“Balanço positivo para a Festa do Amor 2017 em Safende” - afirma Nilton Pina

De acordo com o Presidente da Associação Comunitária Amigos de Safende, Nilton Pina diz estar satisfeito com o resultado das festividades que são positivas e elogia a organização juntamente com a comunidade que de mãos dadas contribuíram para o fecho com sucesso da Santa Teresinha 2017, a festa do amor.

É certo que ainda se está na tal “ressaca” e contentamento da “Festa do Amor 2017” que animou o passado fim-de-semana dos safendenses que celebraram com harmonia e confraternização a Santa Teresinha, no qual teve a participação massiva dos moradores.
Segundo o Presidente da Associação Comunitária Amigos de Safende, Nilton Pina assegura que com a garra da organização e com o apoio incondicional da comunidade, conseguiram ultrapassar todas as expetativas previstas e sem dúvida, este ano as atividades superaram as dos anos anteriores.
“Faço um balanço muito positivo da Festa Santa Teresinha 2017, pois este ano considero que foi a melhor do que os anteriores em todos os sentidos, onde os objetivos traçados foram concluídos todos com êxito e sem nenhuns sobressaltos”, afirma o responsável.
A festa mais aguardada e especial para o bairro de safende, ocorreu sem nenhum constrangimento, graças a dedicação e o empenho da organização que contou com a colaboração da comunidade que juntos souberam comemorar a “Festa do Amor” com diversas atividades local.
“Fizemos várias atividades do interesse da comunidade, com destaque para os diversos jogos, palestras, tarde chá, limpeza nas ruas, programa tarde jovem e entre outros, que contaram sobretudo com a participação dos jovens”, acrescenta.
No que diz respeito a celebração religiosa, a Presidente do Conselho da Comunidade de Safende, Madalena Pereira também dá uma nota positiva, realçando que a festa de Santa Teresinha tem muita importância para o bairro e por isso este ano fizeram com que os jovens conhecessem melhorar a padroeira local.
“Santa Teresinha é a nossa Santa, de muita relevância para os moradores desta localidade, daí que este ano através da envangelização fizemos com que os jovens conhecessem melhor a sua importância e a sua história”, afirma Madalena Pereira com muita satisfação.
Questionada quanto as expetativas para o ano seguinte, a Presidente Madalena Pereira diz que a expetativa é sempre fazer o melhor, mas para fazer o melhor a comunidade deve continuar com o mesmo espirito de querer participar e ajudar a organização para que as atividades corram da melhor forma possível. 
A “Festa do Amor” encerrou com tranquilidade e satisfação de todos do bairro. Para o ano procedente há mais, pois a organização procura inovar a cada ano.
Redacção - SO



quinta-feira, 5 de outubro de 2017

2007/2017 - Percurso do streetbasketball em Safende



A céu aberto e em condições precárias, o streetbasketball deu seu primeiro passo no ano de 2007 em Safende. “Jogávamos praticamente num piso de calcetas e a bola durava um mês, no máximo dois”, lembra Joel Barreto.
Após muita insistência, a Câmara Municipal da Praia (CMP) concedeu aos jovens de Safende, praticantes do streetbasketball, um apoio monetário para a reabilitação do espaço.
“Nós entrámos com a mão-de-obra. Na altura eu tinha 12 anos e distribuía água para os colegas mais velhos na confecção de blocos”, conta Joel David Barreto. Deste engajamento comunitário nasceu um “pequeno campinho” no qual o streetbasketball foi conquistando popularidade e praticantes no bairro.
Joel David Barreto deixou-se seduzir pela modalidade que já praticava desde os oito anos. No meio dos rapazes mais velhos não se intimidou e começou a ensaiar jogadas do streetbasketball como crossover, hurrycane, caneta, entre outras.
Dois anos se passaram, mais uma bateria de pedidos junto à CMP em prol da melhoria das condições da prática do streetbasketball. Desta feita, a autarquia abriu os cordões à bolsa disponibilizando uma verba substancial que colocou de pé um projecto mais estruturado.
“A necessidade aumentou, mais pessoas aderiam ao streetbasketball. Demoliram o que havia e construíram uma placa maior”, diz Joel Barreto.
De 2011 a 2015, Safende conheceu uma grande dinâmica no quesito streetbasketball. “Todos esses anos fizemos torneio e foi positivo. Participaram muitas equipas, quer da comunidade quer de outros lugares. Organizávamos torneios relâmpagos todos os fins-de-semana com música”, aponta este amante do basquetebol. CORTESIA Expresso das Ilhas Artigo completo Aqui!

O 1º Fórum Comunitário para o Desenvolvimento dos Bairros da Praia, a teve lugar na Escola Básica de Safende, no dia 30 de setembro

Este primeiro fórum, que acontece concretamente duas semanas antes da Cidade da Praia receber o IV Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local, visa criar uma oportunidade de união de sinergias entre os bairros da capital para um árduo trabalho na organização socioeconómica e cultural dos mesmos, assentes em princípios de cooperação dentro deste novo paradigma de desenvolvimento acelerado que a capital do país vive.
Desta forma os objetivos e resultados preconizados consistem em despertar das lideranças locais dos bairros pobres para novas alternativas e possibilidades de intervenção social capazes de resultar em oportunidades de geração de emprego e renda para respectivas comunidades; construir uma nova Narrativa Comunitária dos bairros pobres que tenham como centro o real empoderamento das pessoas e dos bairros partindo das potencialidades dos mesmos; aprofundar conhecimento e competências colectivas que possam dar novo significado a todo o manancial de intervenção comunitária a favor das correções das injustiças profundas que ainda permeiam a vida de muitos moradores nos bairros pobres; e por fim sensibilizar as autoridades locais e centrais da necessidade de uma outra abordagem governativa.

Desenvolvimento Económico Local como um meio para alcançar a igualdade, equidade e coesão no quadro de localização dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável


A Cidade da Praia será palco do IV FÓRUM MUNDIAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO LOCAL, a decorrer entre os dias 17 a 20 de outubro.
O maior desafio de sempre...
O maior evento de todos os tempos no nosso país!
Nu djunta mon pa recebi pessoas di mundo intero ki durante 4 dia sta bem debate vários temas relacionados ku desenvolvimento local, sima:
- Políticas e quadros adequados para coesão socioeconómica e territorial
- Desenvolvimento rural integrado como um meio para a competitividade regional e / com igualdade territorial
- CONSOLIDAÇÃO DA PAZ NOS CENÁRIOS DE CONFLITOS E PÓS-CONFLITOS
- Políticas adequadas e o papel de LRG na construção de sociedades integradoras e coesas através de DEL
- ECONOMIA SOCIAL E SOLIDÁRIA (SSE) E OUTROS PARADIGMAS ECONÓMICOS ALTERNATIVOS
- Um novo paradigma de padrões de urbanização inclusivos e sustentáveis para o envolvimento do sector privado
- Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento
Elly Barbosa