sexta-feira, 17 de novembro de 2017

A Associação Comunitária Amigos de Safende (ACAS) convoca as todos os moradores da amada zona de Safende para uma assembleia comunitária n dia 26 de Novembro a partir das 16h na Escola EBI Polo XXVII de Safende.


Estarão a ser tratados entre outros assuntos: Recolha de subsídios para o plano de actividades e orçamento para o ano de 2018; Campanha Comunitária de Angariação de novos sócios para fortalecer a associação comunitária (Ami e nha família pa nos comunidade); Lançamento da iniciativa 2018 – Ano da Juventude em Safende; Apresentação da nova identidade visual da ACAS( Uma identidade que quer interpretar o espirito e o sentir Safende hoje  projectando no tempo um bairro coeso, solidário e vencedor!)

Por isso cada morador cada família é convidada a participar nesta alegria de pertencer ao bairro amado conscientes de que juntos somos Safende: bairro nº 1 em Cabo Verde.

Safende acolhe seminário UBUNTU - Liderar como Mandela - no dia 18 de Novembro 9h, Espaço Aberto Safende

Objetivo Geral
Capacitar os participantes para que sejam agentes de transformação no seio das suas comunidades, ajudando-os a desenvolver e consolidar competências de liderança e de serviço à comunidade.

Objetivos Específicos
• Reforçar a auto-estima e a resiliência;

• Fortalecer a capacidade de relacionamento e de empatia;

• Favorecer o autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal de cada participante;

• Estruturar a capacidade de organização e de comunicação;

• Desenvolver competências de gestão de projeto, de planeamento, execução e avaliação;

• Apoiar na definição do projeto de vida de cada participante;

sexta-feira, 3 de novembro de 2017

"Vejo agora que criar e gerir relacionamentos com as pessoas é componente fundamental no processo de desenvolvimento pessoal, profissional e social." Ivam Moreira


Safende Online (SO) - O que significou para si participar deste curso IPP?
Ivan Moreira (IM) - Primeiramente devo dizer "um muito obrigado" por essa oportunidade. Este curso foi muito útil para o caminho que eu quero seguir, o caminho para a liderança. Deu me mais ferramentas e ajudou me compreender a importância de ter uma visão de futuro; E o mais importante,  capacidade de mobilizar recursos e acçãopara fazer acontecer esta visão que deve incluir outros.

SO - Que aprendizagem queres partilhar?
IM - Se pudesse partilharia tudo, mas nem tudo poderei pois algumas transformações são difíceis de partilhar pois tem a ver com mudanças internas pessoais... por exemplo a consciência de si. Posso e queria partilhar que esse curso deu-me a visão de ver pequenos erros que as associações/APUB/sociedade cometem e que podem fazer muita diferença. Quando falo de erros, falo por exemplo da questão mais simples e subestimada como a gestão de reuniões, do não saber como chegar num superior hierárquico e apresentar um projecto/ideia nova ou de ver um jovem com potencialidades não libertada e lhe dar um apoio (coaching) para que ele se realize . Esses ensinamentos e outros queria partilhar com os outros e estou seguro que o bairro criará oportunidades para esta partilha.

SO - Como o bairro sentirá esta transformação tua?
IM - As pessoas do meu convivio mais próximo vão perceber certamente. Estarei dando o meu melhor sempre para ver a mudança, pois como se disse no curso: a mudança nunca é decretada, mas sim paulatinamente acontecerá a transformação. E quero ser parte nela ( a transformação)! Vou estar contribuindo para que o bairro possa melhor aproveitar dos diversos recursos jovens que tem. 

SO - Que cautelas passas a ter como lider?
IM - Ser mais rigoroso com os projectos, tentar conhecer melhor  as pessoas  com quem convivo, saber como chegar nas pessoas. Vejo agora que criar e gerir relacionamentos com as pessoas é componente fundamental no processo de desenvolvimento pessoal, profissional e social.

SO - Qual o teu sonho para o bairro Amado?

IM - Meu sonho é ver todas as pessoas a conviverem pacificamente. Aquela paz total: paz interior, paz com o próximo, que significa amar o próximo; ter um trabalho digno e aos jovens sobretudo, a possibilidade de construir família e ser feliz. Eu quero ver e acompanhar a mudança para esta comunidade de paz. Sonho uma comunidade verdadeiramente de amor, onde a paz floresce! 

Lançamento Curso direitos humanos em Safende

O lançamento decorreu no passado dia 30 de Outubro, nas Cidades da Praia e do Mindelo, em simultâneo.
O projeto tem como principais objetivos melhorar o conhecimento dos participantes em várias áreas relacionadas com os direitos humanos, contribuindo assim para reforçar a sua consciência cívica e humana e a implementação de projetos comunitários com vista ao desenvolvimento sustentável das suas comunidades.
Direitos Humanos, Participação Cívica, Igualdade de Género e Proteção Ambiental serão os temas abordados durante a formação. No final, serão realizadas duas sessões de Elaboração de Projetos e os participantes serão desafiados a apresentar projetos para financiamento após o curso.
O curso, que terá uma carga horária de 25 horas, destina-se a 40 jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, devendo ocorrer simultaneamente nas ilhas de São Vicente e Santiago.
Os interessados podem solicitar mais informações ou fazer a inscrição no curso até ao dia 15 de Novembro, através dos seguintes contactos: cursodedireitoshumanos@gmail.com; 5865957 ou 9911292.

Escritório Comum das Nações em Cabo Verde visita Safende para o balanço da IV Fórum Mundial de Desenvolvimento Economico Local “Participação dos bairros no IV FM DEL”

Foi possível escutar os jovens a expressarem seu envolvimento, desde a sugestão para se abrir a possibilidade de engajar as comunidades que teria levado ao surgimento tímido da subcomissão juventude e engajamento comunitário que foi uma tentativa de mobilizar as comunidades tendo sido possível sensibilizar concretamente com algumas ações e associações em Alto da Gloria; Achadinha; Tira Chapéu; Kobom; Achada Grande Frente; Lém Ferreira; Fontes Almeida; e Safende;

Verificou-se, um pouco, que não foi possível um maior aprofundamento destas expectativas criadas no espirito de levar as comunidades ao fórum e trazer o fórum as comunidades.
Safende teve a possibilidade de fruto do fórum acolher capacitação básica em turismo comunitário ministrada por Alveno Soares, jovem de São Vicente a caminho do fórum, que lançou as bases para um projecto neste sentido; também foi possível uma visita do Vice Ministro da cooperação espanhola a Safende.


Os jovens que participaram do encontro revelaram seu entusiasmo com o evento, os contactos feitos e a alegria de participar num grande evento. Alguns jovens levantaram a questão da inscrição online e o facto de existirem pessoas sem acesso a internet, do transporte para o estádio nacional. Todavia os presentes confirmaram que houve possibilidade de inscrição presencial no local do evento.