sexta-feira, 17 de novembro de 2017

A Associação Comunitária Amigos de Safende (ACAS) convoca as todos os moradores da amada zona de Safende para uma assembleia comunitária n dia 26 de Novembro a partir das 16h na Escola EBI Polo XXVII de Safende.


Estarão a ser tratados entre outros assuntos: Recolha de subsídios para o plano de actividades e orçamento para o ano de 2018; Campanha Comunitária de Angariação de novos sócios para fortalecer a associação comunitária (Ami e nha família pa nos comunidade); Lançamento da iniciativa 2018 – Ano da Juventude em Safende; Apresentação da nova identidade visual da ACAS( Uma identidade que quer interpretar o espirito e o sentir Safende hoje  projectando no tempo um bairro coeso, solidário e vencedor!)

Por isso cada morador cada família é convidada a participar nesta alegria de pertencer ao bairro amado conscientes de que juntos somos Safende: bairro nº 1 em Cabo Verde.

Safende acolhe seminário UBUNTU - Liderar como Mandela - no dia 18 de Novembro 9h, Espaço Aberto Safende

Objetivo Geral
Capacitar os participantes para que sejam agentes de transformação no seio das suas comunidades, ajudando-os a desenvolver e consolidar competências de liderança e de serviço à comunidade.

Objetivos Específicos
• Reforçar a auto-estima e a resiliência;

• Fortalecer a capacidade de relacionamento e de empatia;

• Favorecer o autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal de cada participante;

• Estruturar a capacidade de organização e de comunicação;

• Desenvolver competências de gestão de projeto, de planeamento, execução e avaliação;

• Apoiar na definição do projeto de vida de cada participante;

sexta-feira, 3 de novembro de 2017

"Vejo agora que criar e gerir relacionamentos com as pessoas é componente fundamental no processo de desenvolvimento pessoal, profissional e social." Ivam Moreira


Safende Online (SO) - O que significou para si participar deste curso IPP?
Ivan Moreira (IM) - Primeiramente devo dizer "um muito obrigado" por essa oportunidade. Este curso foi muito útil para o caminho que eu quero seguir, o caminho para a liderança. Deu me mais ferramentas e ajudou me compreender a importância de ter uma visão de futuro; E o mais importante,  capacidade de mobilizar recursos e acçãopara fazer acontecer esta visão que deve incluir outros.

SO - Que aprendizagem queres partilhar?
IM - Se pudesse partilharia tudo, mas nem tudo poderei pois algumas transformações são difíceis de partilhar pois tem a ver com mudanças internas pessoais... por exemplo a consciência de si. Posso e queria partilhar que esse curso deu-me a visão de ver pequenos erros que as associações/APUB/sociedade cometem e que podem fazer muita diferença. Quando falo de erros, falo por exemplo da questão mais simples e subestimada como a gestão de reuniões, do não saber como chegar num superior hierárquico e apresentar um projecto/ideia nova ou de ver um jovem com potencialidades não libertada e lhe dar um apoio (coaching) para que ele se realize . Esses ensinamentos e outros queria partilhar com os outros e estou seguro que o bairro criará oportunidades para esta partilha.

SO - Como o bairro sentirá esta transformação tua?
IM - As pessoas do meu convivio mais próximo vão perceber certamente. Estarei dando o meu melhor sempre para ver a mudança, pois como se disse no curso: a mudança nunca é decretada, mas sim paulatinamente acontecerá a transformação. E quero ser parte nela ( a transformação)! Vou estar contribuindo para que o bairro possa melhor aproveitar dos diversos recursos jovens que tem. 

SO - Que cautelas passas a ter como lider?
IM - Ser mais rigoroso com os projectos, tentar conhecer melhor  as pessoas  com quem convivo, saber como chegar nas pessoas. Vejo agora que criar e gerir relacionamentos com as pessoas é componente fundamental no processo de desenvolvimento pessoal, profissional e social.

SO - Qual o teu sonho para o bairro Amado?

IM - Meu sonho é ver todas as pessoas a conviverem pacificamente. Aquela paz total: paz interior, paz com o próximo, que significa amar o próximo; ter um trabalho digno e aos jovens sobretudo, a possibilidade de construir família e ser feliz. Eu quero ver e acompanhar a mudança para esta comunidade de paz. Sonho uma comunidade verdadeiramente de amor, onde a paz floresce! 

Lançamento Curso direitos humanos em Safende

O lançamento decorreu no passado dia 30 de Outubro, nas Cidades da Praia e do Mindelo, em simultâneo.
O projeto tem como principais objetivos melhorar o conhecimento dos participantes em várias áreas relacionadas com os direitos humanos, contribuindo assim para reforçar a sua consciência cívica e humana e a implementação de projetos comunitários com vista ao desenvolvimento sustentável das suas comunidades.
Direitos Humanos, Participação Cívica, Igualdade de Género e Proteção Ambiental serão os temas abordados durante a formação. No final, serão realizadas duas sessões de Elaboração de Projetos e os participantes serão desafiados a apresentar projetos para financiamento após o curso.
O curso, que terá uma carga horária de 25 horas, destina-se a 40 jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, devendo ocorrer simultaneamente nas ilhas de São Vicente e Santiago.
Os interessados podem solicitar mais informações ou fazer a inscrição no curso até ao dia 15 de Novembro, através dos seguintes contactos: cursodedireitoshumanos@gmail.com; 5865957 ou 9911292.

Escritório Comum das Nações em Cabo Verde visita Safende para o balanço da IV Fórum Mundial de Desenvolvimento Economico Local “Participação dos bairros no IV FM DEL”

Foi possível escutar os jovens a expressarem seu envolvimento, desde a sugestão para se abrir a possibilidade de engajar as comunidades que teria levado ao surgimento tímido da subcomissão juventude e engajamento comunitário que foi uma tentativa de mobilizar as comunidades tendo sido possível sensibilizar concretamente com algumas ações e associações em Alto da Gloria; Achadinha; Tira Chapéu; Kobom; Achada Grande Frente; Lém Ferreira; Fontes Almeida; e Safende;

Verificou-se, um pouco, que não foi possível um maior aprofundamento destas expectativas criadas no espirito de levar as comunidades ao fórum e trazer o fórum as comunidades.
Safende teve a possibilidade de fruto do fórum acolher capacitação básica em turismo comunitário ministrada por Alveno Soares, jovem de São Vicente a caminho do fórum, que lançou as bases para um projecto neste sentido; também foi possível uma visita do Vice Ministro da cooperação espanhola a Safende.


Os jovens que participaram do encontro revelaram seu entusiasmo com o evento, os contactos feitos e a alegria de participar num grande evento. Alguns jovens levantaram a questão da inscrição online e o facto de existirem pessoas sem acesso a internet, do transporte para o estádio nacional. Todavia os presentes confirmaram que houve possibilidade de inscrição presencial no local do evento.

sábado, 7 de outubro de 2017

“Balanço positivo para a Festa do Amor 2017 em Safende” - afirma Nilton Pina

De acordo com o Presidente da Associação Comunitária Amigos de Safende, Nilton Pina diz estar satisfeito com o resultado das festividades que são positivas e elogia a organização juntamente com a comunidade que de mãos dadas contribuíram para o fecho com sucesso da Santa Teresinha 2017, a festa do amor.

É certo que ainda se está na tal “ressaca” e contentamento da “Festa do Amor 2017” que animou o passado fim-de-semana dos safendenses que celebraram com harmonia e confraternização a Santa Teresinha, no qual teve a participação massiva dos moradores.
Segundo o Presidente da Associação Comunitária Amigos de Safende, Nilton Pina assegura que com a garra da organização e com o apoio incondicional da comunidade, conseguiram ultrapassar todas as expetativas previstas e sem dúvida, este ano as atividades superaram as dos anos anteriores.
“Faço um balanço muito positivo da Festa Santa Teresinha 2017, pois este ano considero que foi a melhor do que os anteriores em todos os sentidos, onde os objetivos traçados foram concluídos todos com êxito e sem nenhuns sobressaltos”, afirma o responsável.
A festa mais aguardada e especial para o bairro de safende, ocorreu sem nenhum constrangimento, graças a dedicação e o empenho da organização que contou com a colaboração da comunidade que juntos souberam comemorar a “Festa do Amor” com diversas atividades local.
“Fizemos várias atividades do interesse da comunidade, com destaque para os diversos jogos, palestras, tarde chá, limpeza nas ruas, programa tarde jovem e entre outros, que contaram sobretudo com a participação dos jovens”, acrescenta.
No que diz respeito a celebração religiosa, a Presidente do Conselho da Comunidade de Safende, Madalena Pereira também dá uma nota positiva, realçando que a festa de Santa Teresinha tem muita importância para o bairro e por isso este ano fizeram com que os jovens conhecessem melhorar a padroeira local.
“Santa Teresinha é a nossa Santa, de muita relevância para os moradores desta localidade, daí que este ano através da envangelização fizemos com que os jovens conhecessem melhor a sua importância e a sua história”, afirma Madalena Pereira com muita satisfação.
Questionada quanto as expetativas para o ano seguinte, a Presidente Madalena Pereira diz que a expetativa é sempre fazer o melhor, mas para fazer o melhor a comunidade deve continuar com o mesmo espirito de querer participar e ajudar a organização para que as atividades corram da melhor forma possível. 
A “Festa do Amor” encerrou com tranquilidade e satisfação de todos do bairro. Para o ano procedente há mais, pois a organização procura inovar a cada ano.
Redacção - SO



quinta-feira, 5 de outubro de 2017

2007/2017 - Percurso do streetbasketball em Safende



A céu aberto e em condições precárias, o streetbasketball deu seu primeiro passo no ano de 2007 em Safende. “Jogávamos praticamente num piso de calcetas e a bola durava um mês, no máximo dois”, lembra Joel Barreto.
Após muita insistência, a Câmara Municipal da Praia (CMP) concedeu aos jovens de Safende, praticantes do streetbasketball, um apoio monetário para a reabilitação do espaço.
“Nós entrámos com a mão-de-obra. Na altura eu tinha 12 anos e distribuía água para os colegas mais velhos na confecção de blocos”, conta Joel David Barreto. Deste engajamento comunitário nasceu um “pequeno campinho” no qual o streetbasketball foi conquistando popularidade e praticantes no bairro.
Joel David Barreto deixou-se seduzir pela modalidade que já praticava desde os oito anos. No meio dos rapazes mais velhos não se intimidou e começou a ensaiar jogadas do streetbasketball como crossover, hurrycane, caneta, entre outras.
Dois anos se passaram, mais uma bateria de pedidos junto à CMP em prol da melhoria das condições da prática do streetbasketball. Desta feita, a autarquia abriu os cordões à bolsa disponibilizando uma verba substancial que colocou de pé um projecto mais estruturado.
“A necessidade aumentou, mais pessoas aderiam ao streetbasketball. Demoliram o que havia e construíram uma placa maior”, diz Joel Barreto.
De 2011 a 2015, Safende conheceu uma grande dinâmica no quesito streetbasketball. “Todos esses anos fizemos torneio e foi positivo. Participaram muitas equipas, quer da comunidade quer de outros lugares. Organizávamos torneios relâmpagos todos os fins-de-semana com música”, aponta este amante do basquetebol. CORTESIA Expresso das Ilhas Artigo completo Aqui!

O 1º Fórum Comunitário para o Desenvolvimento dos Bairros da Praia, a teve lugar na Escola Básica de Safende, no dia 30 de setembro

Este primeiro fórum, que acontece concretamente duas semanas antes da Cidade da Praia receber o IV Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local, visa criar uma oportunidade de união de sinergias entre os bairros da capital para um árduo trabalho na organização socioeconómica e cultural dos mesmos, assentes em princípios de cooperação dentro deste novo paradigma de desenvolvimento acelerado que a capital do país vive.
Desta forma os objetivos e resultados preconizados consistem em despertar das lideranças locais dos bairros pobres para novas alternativas e possibilidades de intervenção social capazes de resultar em oportunidades de geração de emprego e renda para respectivas comunidades; construir uma nova Narrativa Comunitária dos bairros pobres que tenham como centro o real empoderamento das pessoas e dos bairros partindo das potencialidades dos mesmos; aprofundar conhecimento e competências colectivas que possam dar novo significado a todo o manancial de intervenção comunitária a favor das correções das injustiças profundas que ainda permeiam a vida de muitos moradores nos bairros pobres; e por fim sensibilizar as autoridades locais e centrais da necessidade de uma outra abordagem governativa.

Desenvolvimento Económico Local como um meio para alcançar a igualdade, equidade e coesão no quadro de localização dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável


A Cidade da Praia será palco do IV FÓRUM MUNDIAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO LOCAL, a decorrer entre os dias 17 a 20 de outubro.
O maior desafio de sempre...
O maior evento de todos os tempos no nosso país!
Nu djunta mon pa recebi pessoas di mundo intero ki durante 4 dia sta bem debate vários temas relacionados ku desenvolvimento local, sima:
- Políticas e quadros adequados para coesão socioeconómica e territorial
- Desenvolvimento rural integrado como um meio para a competitividade regional e / com igualdade territorial
- CONSOLIDAÇÃO DA PAZ NOS CENÁRIOS DE CONFLITOS E PÓS-CONFLITOS
- Políticas adequadas e o papel de LRG na construção de sociedades integradoras e coesas através de DEL
- ECONOMIA SOCIAL E SOLIDÁRIA (SSE) E OUTROS PARADIGMAS ECONÓMICOS ALTERNATIVOS
- Um novo paradigma de padrões de urbanização inclusivos e sustentáveis para o envolvimento do sector privado
- Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento
Elly Barbosa

quinta-feira, 14 de setembro de 2017

  Tiana – mais do que uma formidável combinação de mente e coração



A menina dos olhos brilhantes acaba de completar sua maioridade legal, mas sua idade biológica perde diante da sua maturidade. Ela inspira confiança e tem um coração bondoso. É verdadeiramente um hino a expressão de Mandela, “um bom coração e uma boa mente formam uma combinação formidável”. Que coisa linda é a Tiana! Corajosa desde a primeira hora mostrou um a vontade e domínio de camara e microfone invejáveis, pela sua quantidade de primaveras. Cada dia surpreende nos como supera questões mais subtis e tem sempre um raciocínio lógico rápido e uma riqueza de vocabulário que dá cobiça ao gosto pela leitura.



A menina não se intimida diante de crianças, jovens, pessoas mais comuns ou personalidades. Ela olha para dentro, sabe quem é e o que sabe, talvez o mais importante, sabe o que não sabe e procura saber. Os nossos primeiros momentos de convivência mais exigentes pós nos diante da iniciativa voz da criançada, e pudemos deleitar uma capacidade de assimilação e criatividade incríveis. E o tempo fará justiça a estes dons!

A menina de mente fantástica é invejável. Nas nossas conversas informais, lanço a sempre a expressão Tiana, Ka bu dexa rapaz dau golpe…e vejo seus olhos vibrarem com aquela atenção que da confiança e como quem diz “hum hum”!

Numa altura em que as vezes os jovens tem a tentação e a fadiga de querer, muitasvezes egoisticamente, colher antes de verdadeiramente semear, Tiana é sinal de paciência, sabe que o trabalho de promoção da cultura da paz exige aquela paciência de Bambú. Anos de capacitação e acumulação de experiencia do que fazer, mas sobretudo do que não fazer…hoje Tiana é o que é mas sabe, mais ainda, o que há-de ser e continua se preparando, fazendo, sem ilusões, para um futuro brilhante pois a combinação formidável requer tempo e não tem pressa de amanhecer, disciplina e conhecimento sempre!

Como adulto falo a mas sobretudo oiço á, sempre tento lhe dizer, “amin ta invejou”…oras ku sub na vida ko skeci di nos!

Tiana é aquela líder que não precisa dizer que é pois tem consciência de que se tem que dizer que é, é porque não é. E ela é! A temporada na universidade tenho certeza vai continuar a delapidação do diamante raro. Longa caminhada minha mana, a combinação mais do que  formidável.

Dino

Safende na Setembro / Setembro na Safende (SnS2017) é realidade


Safende na Setembro / Setembro na Safende (SnS2017) é uma iniciativa que surgiu em Safende e que pretende reunir a familia Safendense durante um mês explorando todas as potencialidades criativas dos Safendenses a favor das pessoas do bairro + amado. 
Este ano a segunda edição vem sendo realizada sob a coordenação da Associação Comunitária Amigos de Safende (ACAS).

quarta-feira, 16 de agosto de 2017

2018-Ano da Juventude em Safende. Sabemos, o caminho é o amor!

Um ano para celebrar, capacitar,empoderar,amar por amar a juventude!
Entre na roda com Edzany 9159010

Associação Comunitária Amigos de Safende #ACAS - recolhe sugestões para fechar plano SafendenaSetembro2017 #SnS2017


Safende na Setembro / Setembro na Safende #SnS2017 é uma iniciativa que surgiu em Safende e que pretende reunir a familia #Safendense + amigus durante um mês celebrando e explorando todas as potencialidades criativas dos Safendenses a favor das pessoas da #ZonaAmada.

Este ano, a segunda edição vem sendo preparada sob a coordenação da Associação Comunitária Amigos de Safende #ACAS. Em fase de levantamento de sugestões e propostas, sinta livre e o dever de contribuir para a realização em forca do #SnS2017. Aceitamos ainda voluntários para integrar a equipa executiva. Participa!

terça-feira, 15 de agosto de 2017

Jovens do bairro amado colaboram no na elaboração do Plano de saúde do adolescente

Com efeito foi realizado um focus group, uma metodologia, de recolha de dados que valoriza a contribuição livre e o sujeito!


Exposição dos Trabalhos e fotos marcam enecerramento da colónia de férias "Um mundo, uma familia" em Safende


Anualmente por ocasião das férias organizamos juntamente com parceiros momentos de aprendizagem descontraída e fortalecimento da amizade com e entre as crianças no bairro de Safende, contando sempre com presença amiga de algumas de bairros vizinhos. A ideia de criar a iniciativa colonias de férias surgiu da necessidade de caminhar com as crianças nas ferias e orientar a brincadeira saudável bem como jogos cooperativos, com uma proposta, pedagogia e linguagem adequadas às crianças e adolescentes.

É uma proposta educativa, que insere a criança e o adolescente no mundo da diversidade e da tolerância, mas também da alegria do viver juntos em harmonia e o tema deste ano é “Um mundo, uma familia”.

"Nes Santa Teresinha fazi um jogo limpo" - Associação Comunitária Amigos de Safende ACAS marca para quarta feira dia 16 as 18h encontro no estadio nacional de Safende

"Nes Santa Teresinha fazi um jogo limpo" é a proposta da Associação Comunitária Amigos de Safende ACAS para mais uma edição do torneio Santa Teresinha

Nesta quarta Feira pelas 18h na Capela - Encontro do Concelho da Comunidade para preparar a "festa do amor"

A festa da comunidade está a aproximar se e como habitualmente dá se o inicio da preparação. sinta se convidado para envolver e termos mais uma festa serena no bairro amado. 

Grupo de Esperança Viva - GEV: O OLHAR DE QUEM JÁ VIVEU NO MUNDO DAS DROGAS

Dú e Vadu são ex aditos que hoje podem contabilizar largos anos de recuperação. Foi com espirito de confiança que na noite de segunda-feira, dia 07, partilharam com o Grupo de Esperança Viva suas experiencias vividas no mundo das drogas e o belo sabor da vida hoje longe das drogas.

Os encontros do Grupo Esperança Viva que vem decorrendo na Capela de Santa Terezinha em Safende têm sido assim. Cada dia uma história, uma vivência que deixou marca profunda no seio de quem um dia viveu mergulhado no consumo do álcool e das drogas.

Testemunho de várias pessoas que com a força de vontade e tratamento alcançaram a recuperação traz ânimo e esperança aos que ainda infelizmente estão consumidos pelo vício e motiva os co dependentes.

Durante vários anos Dú experimentou na pele as consequências do uso das drogas. Ainda muito jovem iniciou no consumo do grogue. Não satisfeito começou a fumar “padjinha” depois passou para a droga mais forte “pedra” até chegar ao fundo do posso levando consigo a sua família.

O mesmo conta que por meio de técnicos do ICCA, conseguir entrar para um centro de recuperação (Granja de São Filipe) onde permaneceu por muito tempo. Contudo não foi fácil alcançar o tratamento e confessa que teve vontade de desistir.

O amor pelos filhos foi a sua bengala, apoiou nesse amor e decidiu que queria viver longe das drogas e nunca mais trazer sofrimento aos familiares. E assim foi há 12 anos, hoje graças a Deus é um exemplo de recuperação.

Em recuperação há cerca de oito anos, Vadu que hoje é funcionário publico conta de forma emotiva a sua passagem pelo mundo das drogas. Seu testemunho é retrato de várias histórias de recuperação depois de longos anos no consumo.


O momento foi de partilha e troca de experiência com os toxicodependentes e familiares presentes na Capela. Os participantes não perderam a oportunidade de questionar os convidados a cerca das suas vivências.

De regresso, Claudia Morreira, contribui para dinamização do programa SAFENDE NO AR e preparação do 5º aniversário da iniciativa comunitária

Safende no Ar é o programa radiofónico semanal na Radio Comunitária Voz de Ponta de Água, lançado em 2012, que retrata aspectos ligados ao bairro de Safende e não só, e que sai no ar aos domingos pelas 16h!

O programa conta com a colaboração de jovens voluntários do bairro capacitados e tem como objectivo, entre outros, a promoção da participação comunitária no desenvolvimento colocando a comunidade em comunicação.

Alto da Glória recebe encontro de engajamento comunitário em Direcção ao IV Fórum Mundial de Desenvolvimento Económio Local (DEL)

O encontro reúne perto de dezena de iniciativas de base comunitária nomeadamente Projeco Txadinha, Finka Pé, Tira Chápeu, São Francisco, Associação comunitária amigos de Safende, Pilourinho, Calabaceira e Pensamento contanto com a participação da comissão organizadora do fórum.

DECLARAMOS - SafendeOnline, o blog não oficial do IV Fórum Mundial de Desenvolvimento Económico Local

Nos Cabo Verde di sperança acolhe o quarto fórum mundial de desenvolvimento económico local (DEL). Um privilégio, um desafio e uma grande oportunidade…e outras coisas mais certamente!
Enquanto processo, mais do que evento,  o DEL oferece grande potencial de reforçar parceiras nacionais e globais sem descurar as parcerias locais.

O fórum pretende ainda contribuir para influenciar a agenda global de desenvolvimento, enfrentando os desafios da agenda 2030 e a implementação dos ODS a nível local. 

o IV fórum Mundial DEL definitivamente passa por Safende e servimos como o blog não oficial do processo!

sábado, 29 de julho de 2017

Safende integra Veteranos de Vila no Campeonato. “ a preparação teve 2 meses de treino intenso, em que primeiramente estávamos a mentalizar os atletas quais os planos de jogo , sistema e táctica” Ge



Hoje arranca oficialmente o campeonato de veteranos. Safende aparece integrado na equipa de veteranos de Vila Nova. Os treinos começaram desde Maio e os atletas disponíveis foram crescendo ao longo do tempo. Foram ainda nos últimos dia relizados treinos mais fortes com jogos amistosos de nos finais de semana para experimentar e dar ritmo a equipa. Gerson “Ge” Andrade o treinador da equipa assegura que “ a preparação teve 2 meses de treino intenso, em que primeiramente estávamos a mentalizar os atletas quais os  planos de jogo , sistema e táctica” tudo para fazer um bom campeonato.


O primeiro teste da equipa é no dia domingo 30 diante da equipa de Lém Ferreira no estádio da Varzea.“Ir jogo a jogo encarando com humildade cada adversário e nunca deixar de acredita na nossa capacidade” é a escolha de Ge e “por isso no treino de cada dia peço aos atletas muita qualidade em tudo o que fazemos”. A ideia de fazer esta equipa e aventurar neste campeonato tem António “Tony” e Emilio “Txesco” como mentores e conta com engajamento de homens de barba rija e respeito como Daniel “Nhelas” e toda a malta que no dizer de Ge “vieram para fazer o que sempre lhes deu prazer que é o desporto e estar juntos pela amizade”.

quarta-feira, 26 de julho de 2017

Safende Federado pa época 2017/2018 - Da bu Kontributo

Tudu nos nu ta conta pa djuda a nu federa nos zona e participa na vários modalidade, da empenho e trazi trofeus pa bairro. Dignifica bairro + amado! 

"Teremos que sentar com a comunidade para decidir a melhor forma de valorizar este reconhecimento" Xinome


O Jogo Kriol Star Games entre o Misto da Praia e Vindos, que teve uma vertente social e todo o valor da bilheteira reverteu para a Associação Comunitária Amigos de Safende (ACAS) pode ser vista como uma história de amizade. Na verdade em 2016 os irmãos Almeida suaram numa tarde no Street basket com jovens e adolescentes em Safende. Para os jovens tinha sido uma oportunidade única de “na nos campo” play com as estrelas, o jogo que os amantes dizem “we love this game”.


Nilton “Xinome” de Pina presidente da ACAS não fazia ideia de que Safende ia ser escolhido, “foi uma grande satisfação receber a comunicação que fomos escolhidos”. Falando da recepção De Pina diz ” fizemos nosso possível e achamos que foi um espectáculo e eles aceitaram o desafio de vir fazer uma partida de futebol no nosso estádio”. Quanto ao montante um pouco mais de 65.000, concretamente (65.100 sessenta e cinco mil e cem escudos), “teremos que sentar com a comunidade para decidir a melhor forma de valorizar este reconhecimento, quem sabe na educação que é algo que fica eternamente, mesmo como Mandela dizia Educação é a arma mais poderosa para combater a pobreza” assegura o presidente. Para o resto que falta do ano Xinome, como é tratado pelos amigos, avança que “Temos algumas novidades para o segundo semestre do ano que iremos comunicar em breve e estamos certos de que irá contribuir para aumentar o sentido de pertença ao bairro e a nossa auto estima como bairro especial, bairro mais amado”.

"A mensagem deixada pelo Ivan Almeida em nome do grupo foi de acreditar e trabalhar para o sonho. Nós subscrevemos. É a única forma de se alcançar o sucesso." Vitokas





SafendeOnline  (SO) - Este ano 2017 além da dimensão desportiva  escolheram Safende para dar dimensão social ao Kriol Star Game. Porque Safende?
Victor “Vitokas” Hugo (VH) - Porque sabemos do grandioso trabalho já realizado com bons resultados e acreditamos que é essa a forma correcta de trabalhar. Assim directamente no terreno conhecendo a realidade das pessoas.

SO - Quiseram tocar o bairro vindo pessoalmente, como considera a recepção no bairro para o acto de entrega?
(VH) - A recepção foi excelente. Existe conhecimento das estrelas do nosso basquetebol, embora as crianças tenham sido um pouco vergonhosas. Talvez por acreditarem ser um evento para os mais adultos.

SO - O montante disponibilizado vai ser provavelmente canalizado para um projecto educativo. Que comentários?
(VH)  - Sabemos que o valor entregue irá ser empregue da melhor forma por acreditarmos na associação, daí a vossa escolha. Se for em educação melhor ainda.

(SO) - Os miúdos do bairro dão cada vez mais atenção ao basket. Que mensagem os deixaram?
 (VH) - A mensagem deixada pelo Ivan Almeida em nome do grupo foi de acreditar e trabalhar para o sonho. Nós subscrevemos. É a única forma de se alcançar o sucesso.

sábado, 15 de julho de 2017