terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

CCAD e GEV Preocupados com o Consumo de Álcool nas Crianças



Comissão de Coordenação de Álcool e outras Drogas (CCAD) e Grupo Esperança Viva (GEV) mostraram preocupados com o consumo de álcool principalmente nas crianças e apontaram mercearias ao pé da escola como um problema. Essa preocupação foi demonstrada no âmbito da assembleia comunitária realizada domingo 24 de Fevereiro na comunidade de Safende, o bairro Amado, sob tema “Famílias livres das drogas comunidade saudável. Prevenção e acompanhamento na família”.

O representante de Comissão de Coordenação de Álcool e outras Drogas (CCAD) António Horta chama atenção da comunidade “se queremos ter uma comunidade maior e melhor ao longo prazo, convém que focalizemos na protecção das crianças.”

No ponto de vista do António, quando temos mercearias muito próximo com venda de bebidas alcoólicas e que não respeita o limite imposto pela câmara municipal devemos denunciar. Em mensagem António realçou que “enquanto sociedade devemos ser polícia municipal, denunciando tudo aquilo que é infracção e que coloca de facto crianças em risco”.

“Enquanto comunidade terapêutica temos um interesse muito grande em envolver família desde primeiro dia do tratamento do seu utente, sem famílias este trabalho acaba por ser um pouco deficitário”, informa António Horta.

De acordo com a informação do representante de CCAD apesar dos danos causados devido ao consumo exagerado famílias tem cooperado na recuperação dos seus doentes.

Por seu lado secretária do Grupo Esperança Viva (GEV) Ana Maria informa que que não é fácil trabalhar com os dependentes porque nem todos aceitam que estão doente  e que o consumo não esta á faze-los bem a saúde.

Ana acrescenta ainda que a presença das famílias nas sessões do GEV é muito importante porque eles são um “coo-dependente”.
Ana Maria disse que “é importante a participação das famílias no GEV para poderem apreender como lidar com os membros da família que é dependente”.
Familiares têm de saber “como lidar com o filho por exemplo, após a sua saída do tratamento” e isso é ensinado no grupo esperança viva.

Por outro lado Isilda Moreno mãe de dois filhos dependente de álcool um deles em tratamento na fazenda esperança diz que Grupo esperança viva faz um trabalho muito “importante”.

Segundo Isilda actualmente já sabe como lidar com uma pessoa sob efeito de álcool ou outras drogas. “ Agora consigo ensinar qualquer pessoa que tem família dependente como agir”.

De acordo com a nossa entrevistada “antes de conhecer o GEV dizia ao meu filho que ele bebia de “abuso” mas agora já sei que ele está doente, trato-lhe com mais carinho e amor”.

Por seu lado Ana secretaria da GEV diz que “álcool tem sido um problema na nossa sociedade já que até as crianças estão a consumir bebida alcoólicas”.

Na visão dela não é correto a venda de bebidas alcoólicas nos arredores da escola por isso defende que “é necessário que entidades competentes comecem por fazer uma vistoria a fim de tomar medidas corretas”.

É de informar que assembleia comunitária foi realizada num ambiente de batuque e músicas com mensagens de sensibilização, para além de testemunhos e mensagens deixado por um adito em recuperação, pelos líderes comunitários e de instituições que lutam pela causa.


CM.


“Tudo" de mal que acontece na comunidade de Safende é derivado ao álcool e droga”- Presidente de ACAS



Na visão da Presidente de associação comunitária amigos de Safende (ACAS) Edsany Silva “tudo o que é de mal que acontece na comunidade de Safende é derivado ao álcool e droga como por exemplo KasuBode. Temos também muitas crianças nas ruas porque os pais usam álcool e drogas.”

Está visão foi demonstrada no âmbito da assembleia comunitária realizada domingo 24 de Fevereiro sob tema “Famílias livres das drogas comunidade saudável. Prevenção e acompanhamento na família”, com o objectivo de chamar a atenção das famílias e de comunidade sobre os efeitos e consequências do consumo excessivo de álcool e outras drogas.

É de realçar que a ideia de assembleia comunitária partiu de ACAS a fim de recolher informações da população e permitir que a comunidade participe nas tomadas de decisões e nas actividades da referida associação.

Edsany acrescenta ainda, “na comunidade de Safende existe muitas pessoas que utilizam álcool e outras drogas por isso trazemos esse tema para fazer com que famílias e comunidade de Safende conheçam consequências de drogas e álcool. Pretendemos ainda mostrar aos jovens que ACAS esta junto de quem pretende deixar o vício.”

Esta associação mostra disponível para ajudar “os dependentes de álcool e outras drogas a deixar o vício”.
Mercearias com vendas de bebidas alcoólicas ao pé da escola é um dos casos preocupante para ACAS, “mas é o mais difícil de trabalhar porque quiosques e lojas tem documentos e não podemos proibi-los de vender”.

Edzany acrescenta que o trabalho de associação é sensibilizar os comerciantes no sentido de não venderem bebidas alcoólicas aos menores e nem deixa-los “chegar ao pé do quiosque ou estabelecimento”.
Este evento foi uma iniciativa de ACAS em parceria com a Citi Habitat, RCVPA, Jovens pela Paz, GEV, e a campanha menos álcool mais vida.

CM.

Nota de Esclarecimento - Venezuela não é nosso alvo - Associação Comunitária Amigos de Safende


1. A Associação Comunitária Amigos de Safende #ACAS faz saber que não tem, nem teve nenhum envolvimento com a suposta ida de jovens #safendetudora e outros "lideres comunitários da Praia" a Venezuela para "prestar acção de solidariedade" a este povo.
2. A direcção da Associação comunitária amigos de Safende #ACAS eleita em 2018 em eleição aberta a comunidade compreende que a sua actuação é limitada ao território do bairro e sua gente.
3. A situação na Venezuela é complexa e a direcção da Associação comunitária amigos de Safende #ACAS alinha com o posicionamento público do governo, através do Sr. Primeiro Ministro, que defende que o povo da Venezuela merece eleições para clarificar a situação actual e dar chances de ser criada condições para que este povo encontre o caminho da paz social e prosperidade econômica.
4. Os muitos desafios existentes no nosso bairro não nos dão folga para gastar energia, tempo e ou recursos com outras iniciativas que não sejam para benefício directo ou indirecto na nossa amada zona fazendo justiça ao nosso compromisso de mandato #TuduPaSafende.
5. A direcção da Associação comunitária amigos de Safende #ACAS encoraja cada morador a manter focado no desenvolvimento de atitudes e competências que favoreçam o bem estar pessoal, da sua família e da nossa comunidade como um todo, ainda com mais empenho neste ano dedicado a família em Safende.
Pla Direção
Associação Comunitária Amigos de Safende #ACAS

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

"Safende é jovem" da mote a assembleia comunitária jovem convocada pela Associação Comunitária Amigos de Safende, para o dia 10 de fevereiro

A convocação desta assembleia para o dia 10 de fevereiro as 17h na escola EBI de Safende, conta nos Edzany Silva Presidente da Associação Comunitária Amigos de Safende "é uma sugestão do 5º fórum Pensar Safende que nos desafia a valorizar os jovens dando espaço para pensar e agir colocando talentos a favor do bairo".

A jovem Presidente acredita que esta será uma boa oportunidade para partilhar o Safende de futuro sonhado pelos jovens num ano que antecede a celebração dos 50 anos do bairro amado, que será em 2020.

A assembleia comunitária é uma forma de implicar os moradores nas grandes decisões. A assembleia comunitária jovem dá protagonismo aos jovens, que são a maioria em Safende.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Iniciativa “Cada bairro o seu ODS" bate a porta ao Bairro + Amado


A Agenda 2030, como é conhecida, foi criada como uma “lista de tarefas” para colocar o mundo num caminho mais sustentável e resiliente num prazo de 15 anos, ou seja, até o ano de 2030.

Além de uma declaração, a Agenda 2030 traz um quadro de resultados, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas, bem como instrumentos para promover o acompanhamento e revisão das ações de desenvolvimento que serão implementadas nos próximos 15 anos.

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em parceria com a Câmara Municipal da Praia, tem em curso a iniciativa “Cada bairro o seu ODS – trabalhando  a partir dos bairros para atingir os ODS”. A iniciativa visa facilitar a apropriação, a nível comunitário, da Agenda 2030 e dos ODS, para que sirvam de “elemento catalisador” para o processo de localização dos ODS.
Depois da experiência no bairro de Castelão a iniciativa bate a porta ao bairro amado, onde se realizou no dia 31 de janeiro o encontro para uma primeira apresentação.
Do encontro saiu a proposta para se discutir as ações concretas a serem implementadas em Safende. O próximo encontro será no dia 07 de Fevereiro as 17h, para se escolher as opções de intervenção no bairro.
Fazendo Jus ao lema global para se alcançar os ODS “não deixar ninguém atrás”, são convidados representantes de grupos organizados no bairro, responsáveis de serviços de estado e individualidades e forças vivas da comunidade dispostas a contribuir para integrar a plataforma comunitária para atingir os ODS no nosso amado bairro.

"Parabéns a Você" para os aniversariantes do mês de Janeiro do bairro amado

Foi uma iniciativa simples mas que pretende marcar o último dia de cada mês em Safende.
Ou seja a Associação Comunitária Amigos de Safende vai reunir todos os aniversariantes e num espaço previamente estabelecido oferecer uma oportunidade de celebrar.
Bem haja a todos!!