terça-feira, 30 de junho de 2020

Um aviso a navegação - sob o respeito aos voluntários no serviço comunitário


A comunidade organizada na associação comunitária amigos de Safende (#ACAS), cuja actuação vem sendo a partir da #KazaDamizadi, que é aberta a todos os moradores, e vem incentivando persistentemente todos os moradores sob diversas formas a “sairem da zona de conforto” e actuarem em favor de maior bem-estar da população em Safende, coloca Safede e Safendenses em primeiro lugar, sempre!.
É frequente as pessoas, sobretudo, as que menos participam, acharem que os que são voluntários em causa do bairro, ganham alguma coisa as escondidas, ou tem muito dinheiro ou ainda que são uns “ Sem kuza fassi”. Nada mais falso! E urge esclarecer:
#1.Aos que acham que somos “Sem kuza fassi” sentimos pena, pois são pessoas de mentalidade pobre, que em regra, levam anos para se libertar e as vezes nem conseguem. É pa po coraju!
# 2.Aos que acham que temos muito dinheiro, convidamos para vir tomar a sua parte do "muito dinheiro", pedimos que tragam sacos pois as bolsas não chegam para levar tanto que dinheiro que temos como pensam vossas cabeças.
#3. Aos que acham que ganhamos as escondidas, esforçamos para compreender que é uma opinião sincera de quem não sabe. E se querem saber mais chamamos para vir passar os dias connosco e esclarecer as tais coisas escondidas.
Aproveitamos na verdade para esclarecer por exemplo que a Larinha e o Ivanu, que tem sido as caras mais frequentes na #KazaDamizadi, desde janeiro (mesmo antes) vem de sol a sol, cerca de 8 a 10 hora por dia trabalhar, são completamente voluntários, sem nenhum salário. Sim! É isto mesmo, eles tem servido o bairro e as pessoas de Safende de graça. Merecem muito mais do que nosso respeito, - merecem a nossa gratidão como comunidade. Por isso e por outros motivos quaisquer tentativas de falta de respeito para estes servidores comunitários é um acto de pobreza mental miserável. E não toleramos. Entendido!?
Em verdade a liderança da ACAS está a acelerar processos de mobilização de recursos para compensa-los por todo o serviço e competência que vem prestando a nossa amada zona através da #KazaDamizadi, o local mais livre do bairro.
"Vamos fazer o que ainda não foi feito", Safende sempre!

Conselho de Comunidade Católica inicia consulta comunitária para o futuro Polo Pastoral que vai ser construído na zona da actual capela Santa Teresinha e o espaço contíguo.


No primeiro encontro surgiu ideias como espaço para celebração, salas para catequese, salas para escuta qualificada, salas para acolher jovens e cursos de arte música etc. Vamos sonhando. Surgiu a ideia de envolver jovens arquitetos & estudantes de arquitectura do bairro para termos um olhar do bairro sobre esta futura infra-estrutura.
A capela Santa Teresinha foi edificada desde os anos 80 e há 25 anos celebra a sua Santa Padroeira. A presidente do Conselho da comunidade, Madalena, desafiou os presentes e toda a comunidade para darem sugestões de como gostariam que fosse o Polo Pastoral na nossa amada zona.

Lista final - 156 Inscritos - projecto “Promoção da empregabilidade através da carta de condução e soft skills”


A #KazaDamizadi promoveu encontro com jovens para busca conjunta de alternativas a esta situação. Apetrechar os jovens com carta de condução foi uma das solicitações dos jovens. Identificou-se igualmente necessidade de munir os jovens de habilidades  e conhecimentos que tem que ver com boas maneiras nas relações humanas, gestão emocional, marketing pessoal, educação financeira para aumentar seu grau de empregabilidade e a consciência de “suar para conseguir algo de valor”.

Aberto um concurso para manifestação de interesse, eis a lista final dos inscritos.



Condições gerais de acesso ao projecto “Promoção da empregabilidade através da carta de condução e soft skills”



1. Um comité especial formado por um representante da ACAS, SKOLA NELA e DGEFPEP enquanto entidades parceiras nesta iniciativa tem a palavra final. Serão aceites todas as reclamações, podendo dar entrada por vários canais a serem criados, sendo garantidas respostas no máximo ate 5 dias.

2. Cada participante desta oportunidade assina um contrato de compromisso, em que este é parte integrante, válido por 3 meses podendo ser renovado caso a caso.
3. Ninguém será beneficiado com esta oportunidade sem que tenha participado com o seu esforço. A todos serão exigidos contribuição para poder ter acesso a esta oportunidade.
4. Esta iniciativa destina-se PRIORITARIAMENTE aos moradores de Safende, sendo possível pessoas de outros bairros terem acesso analisado caso a caso.
5. Pessoas com comportamentos deselegantes ou desrespeitosos serão penalizados conforme a gravidade dos comportamentos apresentados, igualmente são encorajados comportamentos empáticos e gentis que merecerão bónus e facilitações/facilidades.
6. Nesta parceria ficam estabelecidos os preçários por categorias de carta de condução:
a. Ligeiro – 28.000$; Mecânica 10.000$; Profissional 19.000$; Pesado 15.000$
7. O Staff da #KAZADAMIZADI garantirá que todos tenham acesso a este documento
8. As primeiras turmas serão constituídas por pessoas que liquidarem na íntegra os 50% da categoria que vai fazer no momento, aulas começam na 2ªfeira dia 06 julho 2020.
9. Os acessos aos exames se dão depois de verificados i) o cumprimento do pagamento da alínea 7 e da ii) prestação de um mínimo de 10h de serviço comunitário comprovado por ficha de controle na #kazadamizadi.

Qualquer duvida contacte nos na #KazaDamizadi ou 9231283 - #TuduPaSafende
Novas Oportunidades no #HardSafende, instale e aceda!

Safende recebe nos dias 10, 13, 14 e 15 de julho tecnicos do cadastro social único pra cadastrar familias do bairro




Safende recebe nos dias 10, 13, 14 e 15 de julho tecnicos do cadastro social único pra cadastrar familias do bairro. Vai ser nestes dois pontos estratégicos do bairro: #KazaDamizadi e Centro Comunitário Alto Safende

O Cadastro Social Único, regulamentado pelo Decreto – Regulamentar nº 7/2018, de 20 de setembro, é um instrumento de registo e classificação da situação socioeconómica dos indivíduos e agregados familiares em Cabo Verde, sendo uma importante ferramenta de identificação dos potenciais beneficiários de programas a nível da proteção Social, nomeadamente, a Pensão Social; o Rendimento Social de Inclusão; as Tarifas Sociais de água e energia e ação social escolar, etc.

Portanto, a inscrição no CSU é uma das condições obrigatórias para se ter acesso a qualquer beneficio do estado as famílias tem que estar registadas no cadastro social unico.

A Associação comunitária amigos de Safende como uma força de intervenção comunitária participa ajudando a criar condições para que maior numero possível de famílias de Safende sejam registadas.


Resumo do Encontro Alargado do Projeto Smart Safende – (Comunidade organizada na Associação Comunitária Amigos de Safende e Fundação Smart City )


 Com uma participação de 15 pessoas (tempo covid19), entre moradores, gestores, técnicos, investigadores e lideranças locais, foi apresentado, pelas 17:30, na #KasaDamizadi, a agenda, com o objectivo de partilhar e recolher subsídios, para se aprimorar o alinhamento da visão sobre o projeto Safende Bairro Smart. 

De referir que o encontro, surgiu da necessidade, motivado por uma dinâmica acelerada, em parte, pela pandemia COVID19 e o estado de emergência, declarado pelo governo de Cabo Verde. 
Ao longo do período de distanciamento e confinamento, por aproximadamente 3 meses, foi possível, com forte engajamento e participação online de se realizar trabalhos que resultaram com o lançamento do APP HARD- gestão de alertas. Parceria, CIUrb, ACAS, Fundação SmartCity.
Este encontro alargado serviu para avaliar o percurso feito, partilhar as visões e procura de aspectos de convergência de ideias para a continuidade e sucesso deste projeto, que se pretende ser o piloto - Smart Bairro. 
Inicialmente a introdução foi feita pelo gestor do projecto Smart Safende - Ivan da ACAS e seguido de uma apresentação, feita pelo Sr. Guevara Cruz, onde destacou o resultado de um conjunto de reflexões feitas, entre a Fundação e os parceiros e também com o grupo ao longo das interações. Apresentou pistas para a construção de uma visão que se pretende criar e dinamizar através e sobre o projeto. Foram apresentados os eixos que dão a definição de conceito a nível global, as áreas de atuação e um grande enfoque e realce no fosso digital que existe, como um desafio a ser mitigado, para a implementação de algumas soluções que poderão facilitar a vida dos moradores. 



Depois da apresentação deu-se abertura a uma partilha de opiniões e visões sobre o projeto e à apresentação, tendo-se destacado os seguintes pontos:
  • A solicitação para que o projeto desse uma atenção especial à juventude do bairro;
  • Necessidade de adaptação dos 4S do Smart City com os 7P definidos pela comunidade, surgindo a necessidade de convergência entre os objetivos do Smart City com o da ACAS.
  • Uma visão partilhada daquilo que é o propósito da ACAS e o espírito de pertença dos moradores num sentido de unidade entre os principais intervenientes;
  • A necessidade de definição das áreas prioritárias de intervenção do projeto a ser definido pela ACAS, embora se assumindo o desafio de se escolher tendo em conta que uma comunidade como Safende as prioridades por vezes se confudem e se sobrepõem; 
  • Sugestão de criação de um laboratório de ideias, voltadas para soluções para a comunidade, no espaço contiguo da Kaza da Amizade; 
  • Alerta para o permanente envolvimento da comunidade, sob todas as formas, dando enfase a comunicação engajadora, no processo de transformação do bairro num Bairro Smart, como factor de sucesso, para que não se repita experiências menos positivas lesivas ao interesses do bairro e dos moradores do passado;
  • Ter atenção a dinâmicas sociais da comunidade (as matriarcas “Dona”) e outras referências representativas da identidade comunitária, que podem servir de termômetro, para as propostas que se quer apresentar com o projecto.
  • Valorização do DNA da comunidade Safende, que tem sido passado ao longo da história e surgimento da comunidade, ex: Djunta mon, sentido de pertença e “fazer fazendo”
  • A necessidade de massificação do uso do aplicativo Hard no seio da comunidade e introdução de mais funcionalidades, com impacto na população em geral;  
  • A necessidade dos moradores terem acesso à internet, como forma de dar oportunidades aos jovens e adolescentes, com interesse para novos conhecimentos.
  • Necessidade de um contrato com uma das operadoras para o acesso da internet na Kaza da Amizade;
  • Em paralelo com o acesso facilitado, deve estar presente, ações de orientação pela complementaridade de conteúdos educativos e serviços atrativos a população

De modo geral, foi um encontro muito produtivo, com participações muito pertinentes.  Referir a participação do representante do espaço aberto na reunião. Ficou a recomendação: para que encontros do tipo sejam repetidos de forma periódica (mensal| bimensal|trimestral), objectivo : seguimento da evolução do projecto e melhoria continua.




Concurso Estágio para quadros / técnicos de Safende


No quadro do projecto smart Safende propôs se o reforço de capacidades dos moradores para assunção dos lugares chaves na promoção do desenvolvimento comunitário.
Neste sentido a Associação Comunitária amigos de Safende, ACAS, tem a disposição 5 vagas para estagio de quadros e tecnicos de Safende em instituições / empresas parceiras do bairro. As áreas preferenciais são:

a)  Áudio Visual
b)  Ciências socias
c)  Economia e gestão
d)  Animação comunitária&cultural
Os candidatos deverão ter formação superior/ formação profissional em áreas sociais e afins.
Para se candidatar é favor enviar Carta de motivação e curriculum por email asdsafende@gmail.com ou envelope fechado na #KazaDamizadi até ao dia 07 de julho as 12h. Na carta de motivação colocar parte de Safende onde mora e contacto.
Para informações adicionais contacte nos na #KazaDamizadi, 9231283 ou pagina facebook Safende di nos / bairro amado.



quinta-feira, 11 de junho de 2020

KazaDamizadi em Safende recebe mentores do Aplicativo “Na Nos Mon” que ajuda no combate ao #Covid19, nesta quinta feira dia 11 de junho


Da agenda que começa as 17h desta quinta feira consta apresentação chapéu  introdutória do aplicativo Hard  Safende enquadrado no projecto smart bairro/Citye e do  “na nos mom” como instrumento para a comunidade se proteger melhor de forma SMART. O Aplicativo Desenvolvido por um grupo de cabo-verdianos, tem o potencial de ajudar o Governo no rastreio de casos de coronavírus em Cabo Verde, se utilizado em grande escala.

“Na nos mom” funciona no telemóvel e permite que um cidadão infectado rastreie, de forma anónima e voluntária, os contactos que teve no dia a dia, desde conhecidos, a pessoas desconhecidas com quem esteve no mesmo espaço, como farmácias, autocarros, entre outros.

O engenheiro e especialista em novas tecnologias, Hélio Africano Varela, garante que os dados são registados de forma anónima e somente no telemóvel, não havendo nenhum registo central.
O aplicativo já foi apresentado a instituições e autoridades nacionais e aprovado pela Comissão Nacional de Proteção de Dados.

#KazaDamizadi é a sede da Associação comunitária amigos de Safende e espaço de referencia na intervenção comunitária na zona amada, aberto aos moradores nesta fase da covid19 com cuidados redobrados.

Komunikadu - Re-Abertura #KazaDamizadi - #Retoma



Guentis de Safende nos Amada zona - Nu passa pa anuncia ma #kasaDamizadi dja sta aberto, ku horário di. De 9h ate 18, diariamente. Dja nu #Retoma ku nos actividades. Nes período que nu Sta combate inda activu à covid19 nu ta bem alguns restrições pá midjor funcionamento,por isso Sta atento a mais informação ki Nu ta deixou sabi jaja. Nos biblioteca comunitária sta aberto pa tudo kenha ki kre fazi se leitura num ambiente calmo,claro.

Bem cu mascra por favor, número é limitado até 10 pessoas,e lembra sempre fazi bu parte respeita distanciamento fisicu i laba mão sempre ku agua e sabão.
Sabi inda ma li #KazaDamizade nu tene lavadouro comunitário tudo kenha ki kre bem laba se mão pa combate covid19. Pois lavadouro Sta li mas é de nos tudo. Nu usal ku inteligência ( #smart) Safende nos Bairro Amado orgulho di Praia.

Cumprimentus ku amizadi di Ivanu “Ba” e Maria “Larinha”

Associação Comunitária Amigos de Safende #ACAS é #TuduPaSafende

quarta-feira, 3 de junho de 2020

Iniciativa conjunta do Accelerator Lab do PNUD e o Projecto de Capacitação para uma Recuperação Resiliente doam 2 lavadouros para a higienização da mãos na comunidade


Lavar as mãos ultrapassa a simples questão de manter o corpo limpo. Esse hábito previne doenças e salva vidas! Neste contexto de Pandemia vivido a nivel global, a lavagem das mãos constitui uma acção primordial para a não propagação da doença. No âmbito da parceria entre a Associação Comunitária Amigos de Safende e o Portfolio de ambiente do PNUD, numa iniciativa conjunta do Accelerator Lab do PNUD e o Projecto de Capacitação para uma Recuperação Resiliente foram doados 2 lavadouros para a higienização das mãos dos Safendenses e utentes que procuram o centro de Saude de Ponta de Agua.
Os lavadouros vão estar posicionados no centro de saúde de ponta de Agua sem margens para dúvida um espaço de referencia da saúde região Praia norte e na #KazaDamizadi actualmente o espaço de preferência e excelência do serviço comunitário ao bairro amado.



O Centro de Saúde de Ponta D'água e a Associação Comunitária Amigos de Safende expressam sua gratidão e comprometimento em manterem se vigilantes no serviço as respectivas comunidades e todos que busquem os seus serviços. Covid19 nos desafia a todos para níveis e capacidades superior de cooperação. Recorde-se que o centro de saúde de Ponta Agua serve os bairros de Ponta de Agua, Safende, Vila Nova, Achada São Filipe e Calabaceira.