sexta-feira, 29 de outubro de 2021

KazaDamizadi recebe capacitação “Coaching Atitude para animadores comunitários”


20 participantes fazem parte da primeira turma de capacitação de 8 horas que terá lugar este sábado dia 30 de outubro na Kazadamizadi, Safende, a ser ministrada pela conceituada Coach Rosa Moniz. Segundo a coach nesta ação de capacitação dos animadores comunitários na arte de despertar o potencial humano nas suas intervenções, vai capacita-los para fazerem perguntas que provocam uma reação positiva nos seus interlocutores de forma a exercerem uma liderança de proximidade, “vou ajudá-los a despertar a competência relacional, que lhes permite gerar confiança com os interlocutores, de forma a que possam impacta-las com as suas perguntas e ações orientadoras. Vamos trabalhar comunicação, empatia, autocontrolo nas relações humanas. Vou trabalhar com eles a arte de fazer perguntas despertadoras do potencial.”

A formadora esclarece que “atitude Coaching ajuda a gerar confiança, proximidade e autoridade: Confiança através da empatia e da curiosidade e sem julgamento que permite aproximação; Autoridade através de ferramentas de autoconhecimento e autoconsciencia emocional, compreensão do impacto emocional nas relações e nos resultados”.

 Portanto os animadores serão ajudados através da atitude coach a “no fundo, aperceberem-se da necessidade de liderarem processos pessoais e dos interlocutores, ou seja, precisam antes de tudo fortalecerem os seus recursos pessoais para poderem ser bem sucedido na intervenção. Se os animadores comunitários aperceberem que eles enquanto seres humanos são a maior ferramenta de trabalho, sentirão uma necessidade permanente de crescimento pessoal” elucida confiante Rosa Moniz.

 A coach acredita que se os animadores comunitários fortalecerem-se emocionalmente, desenvolverem o hábito de fazer perguntas em vez de fazer afirmações, desenvolverem a curiosidade em vez de julgamento, aumentar o seu potencial de comunicação e de empatizar, a intervenção comunitária tornará muito mais sustentável que assistencialista. 

A Associação Comunitária amigos de Safende (ACAS) é uma pessoa jurídica de direito privado independente, sem fins lucrativos criada a partir da união dos moradores e amigos de Safende com o objetivo, entre outros, de refletir em comunidade os principais assuntos da vida comunitária nomeadamente educação, saúde, segurança, desporto, economia e coesão comunitária bem como organizar e centralizar as forças dos moradores e amigos da comunidade para representar de maneira mais eficaz interesses comuns dos moradores perante entidades parceiras nacionais e ou estrangeiras.

A ACAS adota e defende o voluntariado numa intervenção comunitária global capaz de mobilizar a comunidade e as pessoas a vencerem a cultura das “mãos estendidas e fazer primeiro cumprindo o seu dever para consigo e a sua comunidade e assim ganhar o direito a reivindicar. 

Redacção SO

terça-feira, 26 de outubro de 2021

Moradores revoltados com ocorrência de delinquentes a assaltarem mulher grávida

 


Tudo aconteceu nesta segunda feira dia 25 de outubro na passagem entre Casa de Olinto e paragem de autocarro linhas 3 e 4. Delinquentes em plena luz do dia atacaram uma mulher grávida ameaçando a barriga dela com arma.

A vítima que ia para consulta de rotina no PMI viu seu móvel e outros pertences serem levados e um tamanho susto que felizmente por sorte não teve desfecho mais trágico. Alguns moradores ao tomarem conhecimento do caso mostraram-se revoltados e indignados com tamanho abuso e falta de sensibilidade destes gatunos que não se envergonham de atacar uma gestante indefesa.

Outros moradores ainda mostraram-se dispostos a organizar para chamar as autoridades atenção de forma mais firme diante desta barbaridade não colocando de lado enfrentar estes “miseráveis” que atentam contra a paz, o sossego e a livre circulação na comunidade. Foi ainda recordado que Safende já organizou no passado um levantamento contra traficantes que tanto mal causaram a nossa comunidade.

O problema de jovens que assaltam moradores ou que vem quase todos os finais de semana com os bandidos colegas de Vila Nova criando confusões nas madrugadas é já do conhecimento das autoridades que tem os nomes e conhece os envolvidos mas que infelizmente nenhuma medida a sério tomam para parar este comportamento que poe em perigo muitas vidas inocentes mas que sobretudo manda um sinal claro de desrespeito aos sistemas da Policia Nacional e dos tribunais. Lembre se que este problema já foi identificado como TOP 5 dos problemas que a comunidade organizada deve trabalhar para por fim já que as autoridades dormem ou mostram que não a podem resolver. A Agenda de reivindicação Comunitária, Zona Amada – Safende para os próximos tempos:

1.   Iluminação Pública insuficiente/inexistente

2.       Estrada e Vale Fundo Safende

3.       Assaltos e ataques contra moradores

4.       Jovens/Adultos fora escola, Formação profissional ou emprego

5.       Pessoas com dificuldade saúde mental

A Associação comunitária Amigos de Safende, vai desencadear os esforços as lutas necessárias de forma a conseguir que tais reivindicações sejam realidade, de preferência em menos tempo que se levou para se conquistar a linha18, autocarro para alto Safende. 

Redacção SO

domingo, 24 de outubro de 2021

ACAS intervém na abertura do ciclo de formação com a finalidade de Reforçar intervenção comunitária na Praia, em representação da Rede das Associações da Praia

 


A associação comunitária amigos de Safende em representação da Rede das Associações Comunitárias e Movimentos Sociais da Praia (RACMS), participa na SESSÃO DE ABERTURA DO CICLO DE 24 AÇÕES DE FORMAÇÃO, DIRIGIDAS AS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL, que formam o espaço informal de concertação de estratégias de intervenção comunitária na Praia, no quadro do projeto “Juntos na Transformação Local”, projeto cofinanciado pelo Fundo de Descentralização, em parceria com a Camara Municipal da Praia. Com este processo, pretende-se alcançar um dos 3 objetivos específicos do projeto, que é o “Reforço das competências e das capacidades de intervenção das organizações da sociedade civil”. Irão ainda intervir representantes do Ministério das Finanças, da Cooperação Luxemburguesa, do PNUD e da Camara Municipal da Praia no evento que será neste dia 25 de outubro no paços do concelho – Plateau.

Os membros da RACMS tem demonstrado um engajamento forte nesta jornada que pretende ainda contribuir para elevação da qualidade das intervenções e acções reivindicativas em prol de mais e melhor bem estar da população sobretudo as que ainda não beneficiam dos direitos que a cidade oferece.

No quadro deste projecto levou-se a cabo capacitações técnicas com vista a preparar potenciais coordenadores para o processo de elaboração de cinco (5) diagnósticos socioeconômicos e os seus respectivos planos estratégicos de intervenção comunitária das 5 zonas urbanas do Município da Praia, com a organização de 04 Sessões de confluência conceptual e de treinamento, enquadradas na metodologia MAPA urbe.

Esta metodologia consiste no desenvolvimento de um processo colaborativo de 2 mapeamentos, a auto-organização e a governação comunitária e urbana, e tem por base uma abordagem reflexiva, metodológica e de ação interdisciplinar, que toma as populações e organizações associativas como sujeitos ativos do processo de desenvolvimento endógeno da sua comunidade.

O projecto”Juntos na Transformação Local” que começou em março 2021 estende-se até junho 2022, representa um ganho inegável na estratégia colaborativa das associações comunitárias e movimentos sociais da Praia, uma iniciativa que eclodiu no difícil tempo do estado de emergência pela covid19.

Redcção SO

Pratex - A inspiração made in Safende viaja para websumit - o mundo em digital

 


Safende é um bairro fértil e não poucas sementes tem dado frutos para o bairro, Praia Cabo Verde e mesmo além fronteiras. Pratex, a mais nova conquista de que deu primeiros passos na pacata Kazadamizadi, no terrivel ano de 2020 em que muitos focaram na crise. Jovens de Safende viram a oportunidade e lançaram Pratex. Pois é a Pratex é uma empresa que surgiu para colmatar a ausência de uma entidade que sirva de ponte entre os profissionais (construção civil, hotelaria, logística e indústria), e as pessoas que precisam destes serviços/ profissionais. A simbiose entre o espirito empreendedor e capacidade de inovar deu origem a uma plataforma que serve de ponte entre aquelas duas partes de forma a facilitar as suas vidas.

Pratex faz parte do grupo das dez startups de base tecnológica que foram seleccionadas, no âmbito da 5ª edição do GoGlobal, para representar Cabo Verde no Web Summit 2021, que vai acontecer de 01 a 04 de Novembro 2021 em Lisboa, Portugal.



A presença de Safende através da Pratex neste grande evento é de extrema importância, pois encoraja mais jovens a não terem medo de sonhar e trabalharem para realizar os seus sonhos. A inspiração made in Safende demonstrou ter produtos, processos ou serviços inovadores, com recurso às tecnologias e com alto potencial de escala. Desde algum tempo que a intervenção comunitária vem incentivando o lado empreendedor no bairro concretamente através da iniciativa Empreender Safende que aliás contribui para mais de uma dúzia de iniciativas serem hoje micro empresas no tecido das MPMEs em Cabo Verde em diversas áreas.

Redcção SO

 

sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Associação Comunitária Amigos de Safende pede a página da Camara Municipal da Praia para se retratar

 


                                                              Nota de esclarecimento

 

Aos Administradores da página Camara Municipal da Praia

 

Ao tomar conhecimento da vossa publicação “CÂMARA MUNICIPAL DA PRAIA MATERIALIZA A TÃO SONHADA LINHA DE AUTOCARRO PLATEAU-ALTO SAFENDE” na pagina da Camara Municipal da Praia, por entendermos que a página é da camara e que a camara é uma instituição que pertence a todos na Praia, diante de erros e nuances suscetíveis de colocar na opinião publica factos e opiniões que não correspondem totalmente a verdade e a realidade que culminou na abertura da linha 18 - Alto Safende Plateau, no passado dia 14 de outubro 2021,  cabe nos enquanto comunidade organizada na Associação Comunitária Amigos de Safende (ACAS) os seguintes esclarecimentos:

1. Consideramos que esta página – Camara Municipal da Praia- começou mal a sua incursão sobre o bairro de Safende, um bairro que vem progressivamente conquistando respeito de entidades nacionais e internacionais.

2. Recusamos que nos tratem por um bairro subúrbio ou um bairro de subúrbio. Somos a zona amada de Safende, um bairro (ponto.) desta cidade.

3. Como ignoram que a solicitação organizada e consequente da linha15 deu tiro de partida em 2019 e nasceu de um processo comunitário que contou com a Camara Municipal da Praia como parceiro entre outros!?

4. Falam de associações de Safende! Pareceu-nos distração a mais tentarem no vosso texto passar a ideia de que não sabem que este processo é uma obstinação dos moradores sob a liderança da ACAS e que não contou com apoio explicito de nenhum outro colectivo cívico em Safende nem antigo nem recente. A que troco apagam ACAS deste processo!?

5. Em boa verdade a Empresa SolAtlantico, que reconhecemos pragmatismo, de tanto desgastada com incumprimentos sucessivos e gritantes da CMP – a actual equipa e a equipa anterior da CMP- acudiu as dores da população. A liderança da SolAtlantico reuniu na semana passada com a associação comunitária amigos de Safende com efeito. Os incumprimentos da CMP aliás, continuam que depois da linha estar servida vieram faxi chamatar alguns trabalhos e ficaram ainda outros por serem feitos e contamos que venham depressa faze-los.

6. Faltouvosquem sabe um pouco de esforço para entrevistar moradores de alto Safende que sofreram na pele todos estes anos de espera angustiante. Quiçá pudessem os moradores de alto Safende serem mais autênticos que outros que se dizem filhos daqui mas que não sabem bem o que é morar em Alto Safende e nunca perderam um compromisso por falta de transporte, tiveram acidente na ladeira ou ainda viram seus filhos mudarem de escola por causa deste problema! Teriam uma voz mais verdadeira sobre o impacto da linha 18 no bem-estar da população Safendense.

Terminamos lembrando que como página para todos os praienses assiste-vos a responsabilidade de comunicação verdadeira. 

ACAS

15.10.2021