BREAKING NEWS:   ' Festa do amor 2015, de 26 de Julho a 4 de Outubro. Nu vive ku amor!    

terça-feira, 11 de janeiro de 2022

Publicado por SAFENDEONLINE | 07:17


 A igreja católica está a viver um momento especial pela da realização do sínodo que pretende ser a maior consulta popular jamais feita por uma organização.

A moradora Ana Rosa Veiga que faz parte da equipa sinodal paroquial (Sagrado Coração de Jesus) nos dá conta que  os membros da equipa sinodal diocesano (diocese Santiago de Cabo Verde) tem reunido semanalmente às quartas feiras numa preparação intensa para assegurar que o processo seja de excelência sob a liderança do diretor do Sínodo, vigário geral, Pe Joao Augusto.

 Na paróquia do Sagrado Coração de Jesus que integra Safende, Comunidade de Santa Teresinha, Ana Rosa Veiga diz nos que “ vão ser escutados todos e sem qualquer exceção. O propósito é dar oportunidade aos “periféricos”, as pessoas que nunca tiveram a oportunidade de falar ou de serem escutados sobre o que pensam( alegrias, tristezas desagrados...) da Igreja”.

 A escuta da comunidade de Santa Teresinha em Safende, “o processo vai envolver toda a comunidade. E vai ser executada em grupos, mas se alguém pretender falar individualmente, também será ouvido” assegura Ana Veiga, apelando que se espera da comunidade uma participação total pois trata-se de um processo destinado à todos, desde crianças, adolescente, jovens, adultos, idosos, doentes, estrangeiros, pessoas sem religião ou de outras religiões, sem excecao mesmo.

 Todo este processo de escuta vai ser uma oportunidade para ajudar a pároco a discernir  sobre algo a renovar, a mudar e a melhorar na Paroquia, em que no final, todas as paroquias enviarão a síntese paroquial para a equipa sinodal diocesano, que consequentemente, serão condensados num único documento que será entregue ao Bispo Cardeal Arlindo Furtado para apresentar ao Papa em outubro de 2023 em Roma na Assembleia dos Bispos.

O objetivo do Sínodo 2023 é a “escuta real do Povo de Deus” para que seja possível “garantir a participação de todos no processo sinodal”, de acordo com a nota da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos, cujo lema é “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”.

O Sínodo dos Bispos é uma tradicional reunião de todo o episcopado católico em torno de um tema urgente para a Igreja, e que, entre outros objetivos, visa promover o diálogo da instituição cristã com o povo, através de seus bispos, no mundo inteiro.

Redacção SO