O Espaço Aberto Safende (EAS), repleto de jovens, acolheu ontem a 2ª sessão da serie de workshops sobre a cultura Hip Hop Consciente, animado pelo Djodje (RCV+) e seus amigos Abraão e Pomba preta. Nesta segunda sessão deu-se seguimento a introdução a cultura de Hip Hop Consciente, tema que despertou interesse de jovens ligados a Hip Hop no Bairro e também de curiosos.
Para Djodje estar em Safende para ”dar uma ideia aos jovens sobre a história e a cultura dos nossos antecipados significa fazer revolução, é dar e receber também, traz um feeling de harmonia” é uma semente que está ser lançada e que vai dar frutos pois “é difícil falar a um africano da sua cultura e da sua história para ele não apaixonar logo e dedicar a sua vida para esta causa ”.
Walter (R&B), considera esta iniciativa importante pois ”sinto mais dentro do Hip hop, esses conhecimentos ajudam-me a fazer algo com mais qualidade e mais bem pensado. Se antes escrevia e cantava logo, agora escrevo passo depois para analisar o que escrevi e melhorar”. Um outro aspecto que R&B destaca é a consciência de que um MC é um activista nas atitudes e comportamentos. Vê ainda que esta jornada tem permitido conhecer melhor os outros MCs do bairro e partilhar visão.
Rosemery, dos Amigos do Espaço aberto, tem valido a pena pois “pelo nível de interesse apresentado pelos jovens participantes ” e acredita que o bairro conhecerá um transformação positiva a partir do Hip Hop consciente.
Recorde-se que esta iniciativa enquadra-se dentro das actividades do verão “PEACE AND LOVE” implementado durante Agosto pelo EAS.