Os dias passam, quase todos iguais apesar de sempre diferentes; e sempre enfiados uns trás do outros, como contas de um fio tão comprido quanto a vida! Difícil as vezes afastar da rotina quotidiana para perceber que tudo está em movimento, em mudança; que tudo nasce do ontem, se transforma em hoje e se projecta no futuro das amanhas! Mas, por nossa sorte, as vezes vivemos dias especiais: dias marcantes na historia de uma comunidade, alias são aqueles dias que fazem as historias daquele bairro; dias que ficam em destaque entre muitos ontem, como gemas preciosas e acesas no meio daquelas contas.
Ontem foi um dia brilhante: no encontro entre a Ministra da Administração Interna, o Ministro da Cultura , a direção da Associação Solidaria para o Desenvolvimento de Safende, no centro Espaço Aberto, a frente de jovens moradores, fortaleci a percepção que algo de histórico esta acontecendo no nosso bairro! Os projectos “Bairro Criativo” e “Segurança Solidaria” vão concretizar-se na abertura de uma casa da cultura, na sede da associação local, onde os moradores poderão desenvolver criatividade, consciência e amizade, com o intuito de melhorar a sã convivência entre os moradores, desenvolver artes e gerar também oportunidades de negócios.
Roubando (sem cometer fraude) as palavras da Ministra da Administração Interna “para ter um bairro seguro temos que apostar na cultura, a cultura de saber viver na paz!” quero felicitar esta iniciativa: uma oportunidade única, estimulante e ambiciosa, que mete á prova as capacidades organizativas da comunidade. Saberemos aproveitar disso? Espero que sim, porque desperdiçar estas ocasiões quer dizer negar a existência destes dias marcantes! Negar estes dias marcantes quer dizer viver na rotina sem fazer historia; não saber reconhecer um diamante no meio das pedras!
Por um Safende Melhor...Safende tem Voz!