segunda-feira, 26 de março de 2012

Final de Semana



1-      Mais uma sessão do Mapeamento do Bairro, enquadrado no processo do diagnóstico participativo, tendo terminado no Zona Love. Os próximos mapeamentos serão os lados: Riba, Fundo Riba,e Alto Safende.
2-      Final do torneio com Boca Rubera a ser campeã por 3- 2 frente ao Laderense. Feio foi a cena no final do jogo feito por supostamente “mau perder” do Laderense. Gente futebol é festa é harmonia, fora disso deixem o futebol!
3-      Acabou mal a noite organizada por jovens de Safende no Cinema do Plataeu. Segundo testemunhas tudo terá sido desencadeado pelo jovem P que incompreensível não juntou-se ao grupo que foi conduzido a esquadra pela intervenção policial.
4-      A pequenada sob orientação de Txarles participou no torneio na zona de São Paulo.
5-      A Comunidade Emanuel em parceria com a ASDS, organizaram uma tarde de confraternização com idosos no bairro, na Escola EBI.
6-      Grupo de jovens participou na caminhada à PICOLHON, organizado pelo Movimento Laço Branco do ICIEG.  
7-       Foi organizado, na Capela de Santa Teresinha, Formação para os Catequistas.
8-      O tão aguardado lançamento do Mix tape do CJ acabou por não sair: LUZ BAI. Nada fla mas. O MC conta agendar nova data!

domingo, 25 de março de 2012

quinta-feira, 22 de março de 2012

Grande Entrevista 01

“não venham para bater palmas e gritar não, isto é coisa de políticos que falam bonito para divertir as pessoas…não quero isto  não! Quero que venham com mente aberta para escutar a minha mensagem e assim reflectirem e criticarem também”
No dia 25 Safende vai assistir ao lançamento do 1º MixTape de um jovem do bairro. O blog SafendeOnline teve uma breve conversa, em exclusivo, com o MC CJ. Apreciem!!!
SafendeOnline (SO) – É Modi? Obrigado pela disponibilidade em conversar connosco.
CJ – Sta fixe! Eu é que agradeço pela oportunidade de partilhar para o nosso blog e para Safende.
SafendeOnline (SO) – No dia 25 tens marcado o lançamento do seu MIXTAPE. Como está a decorrer?
CJ – Tudo está sendo preparado. Hoje comecei a distribuir e a colar os cartazes no bairro. Terminei de elaborar o programa. Prevemos começar 16h e terminar as 20h. O evento vai contar com Vandos & Rito ROS na animação. Vamos ter como que um encontro de amigos pois vamos ter vários convidados como: The Kings, Aran B, Lil Boys, G. Star, CV Dance, Black G, New Bang, Rito ROS, MG Gomes, Lil C
SO – Quem é CJ?
CJ – CJ é um jovem que nasceu num bairro de CV, Safende e viu um mundo cruel. Um puto utópico que sonha um dia ver um mundo melhor…um mundo que vive em paz! Um mundo sem tanta dor, sem mães a sofrerem demasiadamente para criar seus filhos…sem filhos a desonrarem seus pais. CJ é um jovem que baseia na ideologia de Karl Marx de um mundo onde as pessoas param de endeusar o dinheiro e valorizem mais a amizade e a solidariedade…que deseja um mundo com mais tolerância e mais capaz de respeitar as diferenças. CJ é um jovem que quer continuar as coisas boas de Cabral.
SafendeOnline (SO) –Nesse MixTape, do que as suas letras falam?
CJ – Falo de muitas coisas…o tema principal fala do arrependimento: um marido que praticava a violência doméstica, do jovem que se arrepende de ter causado dor na sociedade; fala de amor e do medo, por exemplo um jovem que gostava de uma jovem mas que acabou por não  declarar…também fala do despertar do povo que quer estar no poder. De um povo que já está farto do governo (central e local) que quer penas encher o seu bolso. Fala da descriminação contra jovens….fala da realidade de cabo Verde.
SO – Realmente tens letras com críticas sociais directas e frontais como caso de “Para pa nu pensa”…fale dessa música!
CJ – É uma letra que inspirei no Vallete, um Rapper baseado em Portugal e também no Atitude Feminino. Se analisarmos bem essa letra aborda o tema desigualdade…fala do inferno em que vivem os bairros. Aqui não é inferno, mas podemos comparar ao inferno…se realmente existir inferno damos conta que é aquilo que estamos viver. “Para pa nu pensa” porque não podemos continuar como as coisas estão. São muitos maus exemplos: temos políticos que não se preocupam com o povo; droga e álcool de fácil para crianças, muitas mulheres vítimas de violência, desemprego que choca, jovens a praticarem violência com desculpas esfarrapadas, políticos com discursos decorados, perseguição a cidadãos que tentam obter pão para suas casas por parte das autoridades…caso das vendedeiras ambulantes ou taxistas clandestinos…mas há pessoas com 10 licenças de táxi…porque? Falo também do abuso policial nos bairros pobres…dizem que os jovens são violentos mas eles são mais violentos pois são formados mas mesmo assim conseguem fazer actuações de vergonha. Infelizmente há bons policiais que pagam por causa de outros que te comportamentos baixos. Convido a todos para escutar com atenção e pa “para pa nu pensa”.
SO –MCs muitas vezes tem microfone nas mãos e tem muitas pessoas a escutarem: desde crianças a decisores públicos. Enquanto MC vocês tem responsabilidades…
CJ – MC tem grande importância no mundo de hoje…é visível…tem que dar exemplo: faz trabalho comunitário, ajuda uma criança a atravessar a estrada. É um exemplo no seu bairro…tem que falar verdade…tem que falar o que sente o seu povo!
SO – Mais do que falar, o MC deve viver o que expressa nas suas letras…
CJ – Ele não deve só falar: não basta dizer “não sejamos violentos ou não devemos andar em bebedeiras e disparates”…é preciso não fazer a violência…ser exemplo de um comportamento adequado…subir ao palco e descer natural e no palco da vida viver a mensagem que canta.
SO – Nascido, crescido e morado em Safende. O que significa Safende para si!
CJ – Tenho um sentimento especial pelo meu bairro. Demos um grande salto de um bairro descriminado para um bairro que muitas pessoas querem vir conhecer. Sempre senti acarinhado por este bairro. As pessoas sempre me valorizaram. Hoje não só sinto a obrigação mas é por amor que sinto que devo cantar para o meu bairro e dar meu contributo como MC para ajudar o desenvolvimento de Safende.
SO – Qual é o teu sonho?
CJ – Quando criança sonhava cantar…hoje canto então realizei o meu sonho. Mas hoje o meu sonho é ver Cabo Verde e o mundo em paz…”preto pa pára de mata cumpanhero…anos é tudo irmon”! Suspensão de todas as formas de violência…é utópico, mas quero sonhar.
SO – No dia 25 o que as pessoas podem esperar?
CJ –Quero que as pessoas venham ao MixTape com espírito de paz e prestem atenção…não venham para bater palmas e gritar não, isto é coisa de políticos que falam bonito para divertir as pessoas…não quero isto. Quero que venham com mente aberta para escutar a minha mensagem e assim reflectirem e criticarem também. Quero dar o meu contributo…critico e apresento propostas para melhorar nossa sociedade!
SO – Deixe uma mensagem…
CJ – Safende anos é nos…anos é Safenlove… anos é Safende is beautiful…nu manti na paz…nu continua nos caminhada…nu fla não à violência…nu fla e repiti “n ca cre mas violência...n ca cre! Safende + Paz.
SO – Bom show!
CJ – Obrigado!
 

terça-feira, 20 de março de 2012

SEDE ASDS


Na sede de ASDS respira-se vida:
- Formação em artes em cabedal com 15 inscritos;
-Formação de Bijouteria com 10 inscritos;
-Explicação para crianças do EBI com frequência de 25  a 30 crianças nos dois turnos total de cerca de 60 crianças orientados por voluntários Carla e Aurélio;
-Mini Studdio Puff Prodution...Até agora já foram gravados musicas de 6 jovens do bairro.

A sede foi inaugurada a 30 de Dezembro ultimo e trata-se de uma generosidade de um morador do bairro que contou com empenho e dedicação da direcção da ASDS, particularmente Sra Maria José. Vida longa e cada vez mais dinamismo...

segunda-feira, 19 de março de 2012

sexta-feira, 16 de março de 2012

Gentes de Safende Di Nós



Safende é nosso habitat. Tem o melhor que tem no mundo…o melhor do mundo são as pessoas. Nesta rubrica iremos destacar Safendenses que se distinguiram em algo!

Começamos com Jailson Jay Querido, conhecido entre nós por Tutu de prossora Ester um cientista na acepção restrita, filosófica e moderna, foi distinguido com o Prémio Oscar Muscio de investigação científica, na sua edição de 2011, pelo trabalho "Desenvolvimento de técnicas imunoquímicas e moleculares para a detecção do Triatoma vírus (TrV) em amostras humanas e animais”. É o primeiro cabo-verdiano. Recorde-se que o trabalho permitiu-lhe a obtenção do grau de Mestrado em Bioquímica.

Quem não se lembra do professor Brito, muitas vezes a referir “nha sobrinho la é irrequieto ca tem cusa ke ka ta le pe sabi é cuse”, quando estava falando de Tutu. O jovem sempre se destacou pela sua rápida capacidade de raciocínio e poder de argumentação, mesmo ante adultos, desde adolescente.

O jovem investigador, terceiro filho de uma família de seis irmãos e irmãs, prepara-se para viajar, em Março, para a Argentina, uma das zonas endémicas, para experienciar novos conhecimentos da doença, depois de ter pesquisado na área na Colômbia.
Nossos parabéns ao jovem que já é um Senhor hoje…Valeu Tutu…Nu sta sperou li Safende!!

Gentes de Safende Di Nós



Safende é nosso habitat. Tem o melhor que tem no mundo…o melhor do mundo são as pessoas. Nesta rubrica iremos destacar Safendenses que se distinguiram em algo!

Começamos com Jailson Jay Querido, conhecido entre nós por Tutu de prossora Ester um cientista na acepção restrita, filosófica e moderna, foi distinguido com o Prémio Oscar Muscio de investigação científica, na sua edição de 2011, pelo trabalho "Desenvolvimento de técnicas imunoquímicas e moleculares para a detecção do Triatoma vírus (TrV) em amostras humanas e animais”. É o primeiro cabo-verdiano. Recorde-se que o trabalho permitiu-lhe a obtenção do grau de Mestrado em Bioquímica.

Quem não se lembra do professor Brito, muitas vezes a referir “nha sobrinho la é irrequieto ca tem cusa ke ka ta le pe sabi é cuse”, quando estava falando de Tutu. O jovem sempre se destacou pela sua rápida capacidade de raciocínio e poder de argumentação, mesmo ante adultos, desde adolescente.

O jovem investigador, terceiro filho de uma família de seis irmãos e irmãs, prepara-se para viajar, em Março, para a Argentina, uma das zonas endémicas, para experienciar novos conhecimentos da doença, depois de ter pesquisado na área na Colômbia.
Nossos parabéns ao jovem que já é um Senhor hoje…Valeu Tutu…Nu sta sperou li Safende!!

quarta-feira, 14 de março de 2012

Nôs Mcs Nôs Poetas


Young cj feat G- Star   
Musica anti de ser musica é um poesia. Pa nhos segue...


Para nu pensa
(yah  keli e Newbang io, acumpanhadu pa G- Star… haa New Bang studio… bu tem ki para pa bu pensa)
Coru –G- Star
Bu tem ki para pa bu pensa
Si bu sa agi ku konsensia
Bu tam ki para pa bu djobi
Si bu sa luta pa bu tera
Para  bu pensa, pensa.

Rap youngcj
I
Labanta sedu palmanhan inspirason, panada katem
Abri t.v omesmo mintira sa bem
Tenta sai na rua rispira um ar, ki melancolia
Tudu algem ki pasa, sa qexa di vida
Piskador, pexera xintadu riba pedra bika
Koitadu ta konforta ku aros seku ku um padas di kabalinha
Enquantu ministru ku prizidenti na baka ku kaipirinha
Rapas di zona, sa tudu kalsinadu
Ta finda liseu ka tem bolsa di stadu
Pa kes ki dja forma anhagenti ka tem trabadju
Mudjer sa abri perna so pa omi ki tem karu
Iluson na kabesa gravides ka sta baratu
Minis sa inguli pílula moda tchupa dropis
Katorzinha sa pari ta pega ta pui na lixu
Rapas ta fuma pedra tika ta brinka ku eroina
Pelipeli e mas sabi pake usa kamisinha
HIV na sangi koitatu kel minininha…

II

(Nu tem ki para panu pensa midjor kusa ki nu sa ta fazi)
Nu sa vivi na um pais guvernadu pa mo fitchadu
Undi ki droga e bazi di disenvolvimentu
Tcheu apadrinhagem na um vaga di trabadju
Nos ki e koitadu projetu ka ta financiadu
Ajuda sa ta dadu so pa flanu ku sikilanu
Ospital sem condisom, bu tam ki ta spera sakedu
Pulisia, ta entra dentu zona sem ninhun ruspetu
Ka na palmareju ma na nos getu
Rapaz ta roba droga, mai ta pidi disimola
Ta vutuperia vida pa podi kria se oitu fidju
Si bu kre odja infernu entra dentu di nos getu
Pa kada garafa ki sa dispixa e um mai ki odju sa intchadu
Família dizorkanizadu
Fidju ka sta ninhum onestu
Ali prostituisom e mesmo dentu di um beku
Nu tem ki para pensa, i da vida mas ruspetu

III
Djam sa fartu di diskursu dikoradu
tcheu dimagojia teni povu dizusperadu
agu na tornera sa bem so amarelu
situasom di eletra tinda sa negru (cada ves mas pior)
nu tem ki muda es situasom si na verdade Kabo Verde tem solusom
nu kre profisional ku mas kapasidadi
mas prizidenti ku ministru ku onestidadi
nu imprega reputasom i nu djobe mas pa populasom
nu mesti mas justisa i igualdadi
direitu pa tudu algem i pensa komu um komunidadi
kabral ka mori em vom ntom nu luta liberdadi
polisia podi batukam mas min sa fala verdadi
liberdadi di espresom sa funsiona so na papel
e poeta di rua ki sa dizimpenha se papel
ka nu fika paradu ntom nu marxa kontra el
si nu kre um Kabu Verdi midjor ntom luta pa el…

Bu tem ki para pa bu pensa
Si bu sa agi ku konsensia
Bu tam ki para pa bu djobi
Si bu sa luta pa bu tera
Para  bu pensa, pensa.


Final de semana em Safende

.Torneio Sub 17
No final de Semana um jovem / Adolescente por iniciativa próprio organizou um torneio relâmpago sub 17. Com participação de 7 equipas, sendo um da zona de Vila Nova o torneio movimentou um grande numero de espectadores, sendo a final disputada entre as equipas de Boca Rubera e Vivencia. Sagrou-se campeã a equipa de Vivencia. Foi um sinal positivo de um jovem que demonstrou atitude e competência! Palmas para Cafú!

Batucaderas fidjus de spaço Aberto
Celebração do 3º aniversário com um desfile de grupos de batucadeiras do bairro, Nova Esperança, Batuquinhas, participação inda do casl de funana: Pexinho e Mariana. Serviu ainda para feijoada popular e corte de bolo

Diagnóstico Participativo
Levou-se a cabo mais uma sessão de grupo de acção, tendo saído acções concretos para fazer face ao problema do abandono escolar precoce.

Utilização excessiva de força pela PN
Viatura ST-89-OE da PN, fez uma actuação por volta das 17h30 na estrada principal, para não variar, deram bofetadas no jovem depois de imobilizado e algemado jogaram-no dentro da viatura. Para sair do local ligaram sirene e a grande velocidade...

A escola EBI de Safende assinalou a retirada da professora Linda após 36 anos de serviço, sendo que 11 foram abnegadas a educar e a ensinar as crianças de Safende. Foi um evento emocionante com professores e a homenageada a verterem lágrimas. O bairro reconhece e agradece a dedicação ao longo desses nos e faz votos de muita felicidade nessa fase de aposentada e que a amizade continue a ser nota dominante. Até breve sempre professora!

quinta-feira, 8 de março de 2012

Konkurso konkorri pa paz

Safendenses, finalmente nu tem vencedor...alias vencedores...pamodi apos analise criteriosa dos propostas sumaram a mesma puntuacao. Assim o juri caba pa decidi di parti premio na metade pa cada vencedor! Paz e' tembem keli'! Nton, nos vencedores de concurso KONKORRI PA PAZ...rufar de tambores:

SAFENDE TA EXPRESSA (Cindy Baptista e Rita Nobre Luz); e
SAFENDE UM BAIRRO SEGURO (ASDS Carlos Barros)

Muitos parabens!!! Nhos mereci! Espaco Aberto ta bem entra em contacto pa detalhes...


Nu ta aguarda cu ansiedade implementaçon...

Final de Semana na Safende

Final de semana foi quente em Safende. Aconteceu de quase tudo:

Missa semanal na Capela de Santa Teresinha; Torneio de futebol no campo riba; Evento com música, dança,desfile de moda em Fundo Dentu (Zona de Chafariz de Riba); Matine no Espaço MINIS; Seca pele na Placa; Reunião de vários grupos de cidadãos em diversas subzonas; encontro do grupo de foco no âmbito do diagnóstico participativo; foi gravado parte do programa Radiofónico Safende +PAZ; Passeio / visita com jovens do ensino recorrente do bairro; Encontro formação no Espaço aberto para pais e encarregados de educação (tendo como tema:como ocupar criativamente o tempo livre com crianças em casa?); e como não podia deixar de ser, RUTE também teve lugar!

Este post quer chamar atenção para;

· “Confusões” criado por jovens (supostamente sob efeito de álcool e outras?!?! coisas) arremessando pedras e garrafas;

· Jovem agredido com pedrada por outro jovem (ambos do bairro) na cabeça;

· Jovens que arrombando a porta de uma casa roubaram roupas de grupos de jovens;

· Jovens que à apedrada "partiram a porta" de uma família;

· Cidadão que vingou agredindo com maxim supostamente jovem que esteve supostamente envolvido na acção que “partiram a porta”

Ficam os prejuízos e os rancores e a intolerância e a impunidade (ao menos sentimento) e a filosofia de que deve-se fazer justiça com as próprias mãos e a impotência…e clip que poderá repetir…e não sabemos como vai terminar… e o mais triste…ensaio de algo trágico a acontecer no bairro se continuarmos esse ritmo! Safende, assim não dá!!!!Pensem nas nossas crianças se não quiserem pensar em vós! Safende, assim não dá!!!!

segunda-feira, 5 de março de 2012

IV aniversário EAS

No sábado dia 26 de Fevereiro, na placa desportiva de zona, celebrou-se o IV aniversário do Espaço Aberto. Á presença de amigos e moradores da comunidade, juntaram-se representantes de associações locais, representantes de Câmara Municipal da Praia, do ICCA, da CNDHC, do Projecto Sementi, da IEPALA, da UE, da direcção da AZM e a mulher do presidente da Republica.

Os MCs Marito e Vandos que já andam há algum tempo nessas lides começaram por agradar-nos os ouvidos e a mente com musicas conscientes cantadas por jovens do bairro e não só! Tivemos uma visita muito simpática da Sr. Helena Fontes.

A querida Sara, no papel de MC deu início a actividade agradecendo os presentes e chamando a discursar o presidente da AZM. Na abertura o presidente após ter mostrado satisfação para este 4 aniversário, sublinhou a preocupação pela sustentabilidade do centro. 

A seguir tomou a palavra o nosso Dino que contou a historia do centro, centrando o discurso na amizade como ponto de partida de qualquer sonho, inclusive o do Espaço Aberto. Uma historia feita de imaginação, de Fé , da força de acreditar. Desafiou a todos que consideram o Espaço Aberto como um bom exemplo para darem seu contributo para continuar aberto!

Depois eu (Iaco) falei duma forma resumida das principais actividades desenvolvidas no centro no 2011 e afirmei que o centro não esta em questão, o seu funcionamento esta ligado aos financiamentos, mas o seu encerramento esta fora de questão! Mesmo que com serviços reduzidos e básicos o centro nunca deverá fechar.

Após o meu discurso, de uma iniciativa da ASDS, surgiu uma homenagem a minha pessoa, concretizada com uma magnífica camisola “Yaco é Nhaco”, com o logo SAFENDE DI NÓS (uma marca já registada e que não deixa nenhum Safendense indiferente) e com um discurso de amizade falado pelo amigo Adelino. Com a palavra mais simples “obrigado”, tentei exprimir uma felicidade complexa formada de amizade, satisfação, surpresa, gratidão e respeito. 

Foi também aberto microfone para pessoas do bairro que quisessem intervir. Sucederam intervenções de pessoas que agradeceram apoios concretos, com todos a colocar tónica na amizade que caracteriza a actuação do Espaço Aberto. Foi emocionante a intervenção da Sra Maria Fernanda “n ta agradece pa carinho qui nhos ta da nha neto Malam”. 

Seguidamente a Sra. Ligia Fonseca manifestou a sua simpatia para o trabalho feito, disponibilizando-se a fazer quanto nos seus poderes para apoiar o centro, e assim deixou uns livros para a camada infanto-juvenis para enriquecer a nossa biblioteca, agradecendo convite dos seus mais novos amigos.

Obviamente não podia faltar o bolo comemorativo...um bolo de quase 2 metros que foi partido para todos os presentes, simbolizando a nossa vontade de partir este com a comunidade toda! A primeira fatia ta foi cortada pela primeira-dama e por uma mulher da comunidade, com o intuito e a esperança de que um dia não existam diferenças em questões de viabilização dos direitos entre uma representante do Estado e uma senhora do povo!

Enquanto decorria a partilha do bolo colectivo Sidney, vestido de fato a rigor subitamente pegou no Microfone e soltou “n ta fla parabéns pa Espaço Aberto ki fazi 4 ano, pa mi ki fassi 24 e pa Dá ki fassi 28 ano”. Safendi é si...é di nos!

domingo, 4 de março de 2012

VIOLÊNCIA E CRIMINALIDADE, SUA PREVENÇÃO E COMBATE Uma reflexão em torno da participação comunitária



Cultura e comunicação para a paz e a convivência: estimula actividades artísticas, culturais e comunitárias pela vida. Educa o cidadão em relação à ética e ao respeito aos direitos humanos. Propicia o uso e a qualificação do espaço público como espaço civilizado. Desenvolve actividades como o foro permanente de "diálogo para fazer cidade", a fim de sensibilizar a cidade sobre a necessidade de convivência e contra a violência nas relações urbanas; apoia formas comunitárias de comunicações; participa de programas culturais de reconhecimento e valor do espaço público; publica livros, folhetos e material audiovisual sobre a cidade, a paz e a convivência.


Diálogo para a paz e a convivência: estimula a participação da sociedade civil na construção de uma solução política negociada para o conflito social e armado entre a guerrilha e o Estado. Para isto, promove a realização de encontros, mobilizações e jornadas pela paz; 


Jose Maria Gomes Rebelo

Exposição em Safende

5, 6 e 7 de Março, no Espaço Aberto,  exposição de produtos feitos na formação de Bijouteria orientada pela formadora Edna.

Formason Arte em Cabedal...

Arranca formason em Artes em cabedal na sede da Ass. Solidaria para o Desenvolvimento de Safende (ASDS). 14 jovens sta ba proveita es oportunidade e artesoes de safendarte, sta ba da se apoio pa formason korri dreto! Valeu bom proveito!