segunda-feira, 5 de março de 2012

IV aniversário EAS

No sábado dia 26 de Fevereiro, na placa desportiva de zona, celebrou-se o IV aniversário do Espaço Aberto. Á presença de amigos e moradores da comunidade, juntaram-se representantes de associações locais, representantes de Câmara Municipal da Praia, do ICCA, da CNDHC, do Projecto Sementi, da IEPALA, da UE, da direcção da AZM e a mulher do presidente da Republica.

Os MCs Marito e Vandos que já andam há algum tempo nessas lides começaram por agradar-nos os ouvidos e a mente com musicas conscientes cantadas por jovens do bairro e não só! Tivemos uma visita muito simpática da Sr. Helena Fontes.

A querida Sara, no papel de MC deu início a actividade agradecendo os presentes e chamando a discursar o presidente da AZM. Na abertura o presidente após ter mostrado satisfação para este 4 aniversário, sublinhou a preocupação pela sustentabilidade do centro. 

A seguir tomou a palavra o nosso Dino que contou a historia do centro, centrando o discurso na amizade como ponto de partida de qualquer sonho, inclusive o do Espaço Aberto. Uma historia feita de imaginação, de Fé , da força de acreditar. Desafiou a todos que consideram o Espaço Aberto como um bom exemplo para darem seu contributo para continuar aberto!

Depois eu (Iaco) falei duma forma resumida das principais actividades desenvolvidas no centro no 2011 e afirmei que o centro não esta em questão, o seu funcionamento esta ligado aos financiamentos, mas o seu encerramento esta fora de questão! Mesmo que com serviços reduzidos e básicos o centro nunca deverá fechar.

Após o meu discurso, de uma iniciativa da ASDS, surgiu uma homenagem a minha pessoa, concretizada com uma magnífica camisola “Yaco é Nhaco”, com o logo SAFENDE DI NÓS (uma marca já registada e que não deixa nenhum Safendense indiferente) e com um discurso de amizade falado pelo amigo Adelino. Com a palavra mais simples “obrigado”, tentei exprimir uma felicidade complexa formada de amizade, satisfação, surpresa, gratidão e respeito. 

Foi também aberto microfone para pessoas do bairro que quisessem intervir. Sucederam intervenções de pessoas que agradeceram apoios concretos, com todos a colocar tónica na amizade que caracteriza a actuação do Espaço Aberto. Foi emocionante a intervenção da Sra Maria Fernanda “n ta agradece pa carinho qui nhos ta da nha neto Malam”. 

Seguidamente a Sra. Ligia Fonseca manifestou a sua simpatia para o trabalho feito, disponibilizando-se a fazer quanto nos seus poderes para apoiar o centro, e assim deixou uns livros para a camada infanto-juvenis para enriquecer a nossa biblioteca, agradecendo convite dos seus mais novos amigos.

Obviamente não podia faltar o bolo comemorativo...um bolo de quase 2 metros que foi partido para todos os presentes, simbolizando a nossa vontade de partir este com a comunidade toda! A primeira fatia ta foi cortada pela primeira-dama e por uma mulher da comunidade, com o intuito e a esperança de que um dia não existam diferenças em questões de viabilização dos direitos entre uma representante do Estado e uma senhora do povo!

Enquanto decorria a partilha do bolo colectivo Sidney, vestido de fato a rigor subitamente pegou no Microfone e soltou “n ta fla parabéns pa Espaço Aberto ki fazi 4 ano, pa mi ki fassi 24 e pa Dá ki fassi 28 ano”. Safendi é si...é di nos!