segunda-feira, 2 de julho de 2012

"Marcaram-me particularmente o envolvimento e o desportivismo dos jovens...


Lançado o desafio de realização de um projecto colectivo de turma envolvendo 32 estudantes do 2º ano do Curso de Ciências da Educação, da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), restava passar à acção (mês de Maio para preparar e mês de Junho para implementar, em 2012). Esta assentava-se na integração da teoria e prática da gestão de projecto e na ideia de responsabilidade social da  Uni-CV. Esta remete para o contributo da Uni-CV para o desenvolvimento de uma consciência cidadã, sobretudo nas camadas menos favorecidas da sociedade.

O projecto permitiu à turma ser mais unida, mais solidária e mais consciente do que é a realidade e o trabalho social em Safende. O projecto permitiu ainda um crescimento e amadurecimento tanto do grupo de alunos como nosso enquanto professora co-coordenador do projecto, sobretudo no que tange a gestão de uma equipa de projecto tão grande. Apreciamos particularmente a preocupação dos estudantes em programarem e organizarem actividades específicas para diferentes públicos-alvo (famílias, raparigas, rapazes e crianças), procurando aplicar uma das regras essenciais de concepção e implementação de projectos a saber, responder a necessidades e focar benefícios efectivos para as pessoas.

Marcaram-me particularmente o envolvimento e o desportivismo dos jovens durante o torneio relâmpago de basquetebol e a revelação de um sentimento comunitário. Fiquei emocionada quando ouvi o jovem David a falar em nome da equipa vencedora, ele que, segundo disseram, é muito reservado.

Também pude constatar que há jovens em Safende com uma consciência cidadã apurada porque quando se pediu para lerem mensagens de reflexão sobre o viver em comunidade e cidadania, optaram por apresentarem mensagens da sua  autoria. Como diz Augusto Curry (2006) no seu livro Filhos brilhantes – Alunos fascinantes, “os frágeis querem controlar as pessoas, os fortes querem controlar o seu próprio ser” (pág. 138), os jovens de Safende têm já força, estão a tomar em mão o seu destino que não pode ser visto como fatalmente inevitável.

Procuramos mostrar com o projecto que se deve aprender com o nosso sucesso e com o sucesso dos outros e não somente com os erros. Pela paz, a harmonia e a cidadania!
Enfim, queria mais uma vez agradecer a todos os que no “Espaço Aberto de Safende”, acreditaram no projecto, abraçaram-no e deram prestimosa colaboração. Agradecimentos também à Associação de Safende por aceitar ser parceira, pelos sábios conselhos partilhados, fruto do conhecimento da realidade do bairro, agradecimentos extensivos ao Pólo Educativo de Safende.

Por fim, mas não o menos importante, agradecimentos a todos os estudantes da turma acima referida pela sua autenticidade e responsabilidade no projecto. Espero que tenham percebido que é preciso não só ter sonhos mas também disciplina e organização para poder desenvolver projectos.

Praia, 1 de Julho de 2012

Ana Cristina Pires Ferreira
Professora de Ciências da Educação
Universidade de Cabo Verde