quinta-feira, 18 de abril de 2013

Que tal umas dicas!?...Quando o estágio não corresponde ao prometido


Com as expetativas em alta e desconhecimento total do mercado de trabalho, muitos desiludem-se com os primeiros dias de estágio. Algumas verdades que deve saber antes de se sentir enganado.

 Ansiosos por colocar em prática o que aprenderam no curso, e sem fazer ideia do dia-a-dia nas empresas, muitos jovens ficam completamente desiludidos nos primeiros dias (ou semanas) de estágio. Tirar fotocópias, atender telefonemas ou fazer actas das reuniões, são encaradas como tarefas menores, que não ensinam nada, e onde só se perde tempo. E rapidamente perdem o entusiasmo e começam a pensar em procurar um estágio noutra empresa. Antes de recomeçar a enviar currículos, leia este texto.

Fale com o chefe

Se nota que o trabalho se está a afastar do que lhe tinham prometido, fale com o chefe e pergunte quando começará a fazer as outras tarefas de que tinham falado. De qualquer modo, tenha sempre presente que o principal objectivo de um estágio é aprender. Talvez ainda não tenha participado em nenhuma reunião, como tanto deseja, mas se, por exemplo, estiver a gerir a conta de Facebook da empresa ou a responder às reclamações que chegam por email, está de certeza a enriquecer o seu currículo com experiências que lhe serão úteis no futuro.

 

Mostre que é capaz de fazer mais

Se acha que as tarefas que lhe têm passado são chatas e pouco acrescentam à sua aprendizagem, procure envolver-se em outras que o entusiasmem mais. Mas nunca o faça sem antes ter concluído o trabalho que lhe passaram. Depois disso, pode pedir ao chefe que lhe dê mais responsabilidades. É uma forma de provar que não está ali só para cumprir o estágio curricular, mas que quer ajudar a acrescentar valor à empresa, ao mesmo tempo que ganha mais competências. Lembre-se que a capacidade de iniciativa é muito valorizada.

 

Saiba que nem todas as actividades são excitantes

Ninguém faz o tempo todo aquilo que lhe dá realmente prazer, nem na vida, nem na empresa. Há sempre partes do trabalho que não são necessariamente estimulantes, mas que têm de ser feitas. Quando vê alguém ser elogiado numa reunião pela apresentação de um relatório, lembre-se que para brilhar naquele momento foi necessário uma recolha exaustiva de informação, que é uma tarefa que muitas pessoas consideram aborrecida. Fazer pesquisa de dados, distribuir o correio ou tirar fotocópias são tarefas que alguém tem de fazer, e que o ajudam a conhecer melhor a actividade e a forma de funcionar da empresa. e os seus colaboradores.

 

Valorize as tarefas que lhe passam

Se lhe pedirem para escrever as actas das reuniões, não encare isso apenas como um trabalho menor, mas sim uma missão de grande responsabilidade, pois o documento será consultado, caso se verifiquem no futuro opiniões divergentes sobre o que ficou acordado. Além disso, é uma excelente oportunidade de aprendizagem, porque é a forma de perceber os principais desafios que a empresa enfrenta, e as estratégias que os vários departamentos encontram para os ultrapassar.