quinta-feira, 16 de maio de 2013

Especial desemprego 4

Brincadeirinha de mau gosto. Cabo Verde tem sido muitas vezes um pais de gozo…chavões por vezes irreflectidos fazem escola, melhor universidades entre nós e quase que espectacularmente desfilam sem resistências. Now a day, quer vir para a moda “aumento demográfico” como a culpada do desemprego em CV. Muito mal num mês prenhe de celebrações simbólicas como dia da mãe, dia família, dia da Mama-Africa.  Mesma criatividade no trabalho de promoção / geração de emprego, daria um grande jeito. Que o diga os outros, "psicologicamente" afectados!

Culpar as famílias e as mães que deram a luz entre 1986 a 1994 como as bestiais pois seus actos impediram que este crescimento económico actual não fizesse acompanhar de redução do desemprego em CV é entregar uma cruz demasiadamente pesado para elas. Gostaria de muito de saber a VerdeFAM não lavra uma acção nacional de protesto! Parem de gozar connosco gente!

Muito mal num mês prenhe de celebrações simbólicas como dia da mãe, dia família, dia da Mama-Africa esta brincadeirinha de mau gosto.

PS: Solução para combater / travar o fenómeno, nada. Triste sina de comentadores / debatedores CV!

Dino

Até que nunca... água de melhor qualidade nas torneiras!

Este tema foi varias vezes objecto de artigos neste espaço. Ver ou rever!
Agora nos alegra que o trabalhos de substituição de tubos de aço na rede de distribuição de água na Praia estão concluídos nos bairros mais a sul da capital, devendo nos próximos dias avançar em direcção ao norte da cidade da Praia.
 

quinta-feira, 9 de maio de 2013

HOMENAGEM A DIA DE MÃE(especialmente a Mãe Caboverdiana)

SAFENDE NO AR-ESPECIAL HOMENAGEM A DIA DE MÃE

Ka bu perde es semana li (Domingo a partir de 2h de tarde) na frequencia maxima 96.5FM na RCVPA(Rádio Comunitária Voz di Ponta dágua) djunto na compania especial de Katia Carvalho e MC SHOW, um dupla pa mou, ki sta bai fazeu xinte especial nes dia ton importante...Por isso bo ké fidju,neto,sobrinho ou oto,Liga e Participa atraves di nos linha amiga: 2644532. E bo ké MÃE bu participason é REI DI IMPORTANTE, FUNDAMENTAL, nton DÁ VOZ MÃE CABOVERDIANA!!!

 BO É ESPACIAL MÃE ("mãe é vida, mãe é noite e dia,mãe é td ki nu kria,ten orgulho d bu mãe ka bu fazel nada ki um dia bu ta odja se lagrimas ta kai...-Lil Boys feat Sarah Show).

NU STA CONTA KU BOOOO!

Especial desemprego 3

…existe perigo real de que tenhamos ignorado o efeito social e econômico corrosivo do desemprego persistentemente alto. E enquanto os argumentos que sustentam a histeria quanto à dívida estão desabando, nossos piores medos quanto ao desemprego em longo prazo vêm sendo confirmados.
É fato que algum desemprego é inevitável, em uma economia que passa por mutação constante. … Mas nos momentos positivos, os picos de desemprego elevado tendem a ser curtos.
 
Mas o que realmente surpreende é o número elevado de desempregados em longo prazo: 4,6 milhões de pessoas estão desempregadas há mais de seis meses e mais de três milhões estão sem trabalho há um ano ou mais.
 
E não podemos esquecer de que esses números não incluem as pessoas que desistiram de procurar trabalho porque não há empregos disponíveis.
 
Nem seria preciso dizer que a explosão do desemprego em longo prazo é uma tragédia para os desempregados. Mas também pode representar um desastre econômico mais amplo.
 
A questão chave é determinar se os trabalhadores que estão desempregados há muito tempo virão a ser considerados não empregáveis, mercadorias estragadas que ninguém deseja comprar.
 
Isso pode acontecer por conta da atrofia de sua capacitação profissional, mas um motivo mais provável é que um potencial empregador presuma que há algo de errado com uma pessoa que não consegue encontrar emprego, mesmo que o verdadeiro motivo seja simplesmente a economia péssima.
 
E existem, é claro, provas crescentes de que os desempregados em longo prazo já estão tendo sua imagem maculada.
 
E isso significa que estamos criando uma classe de … permanentemente desempregados.
Paul Krugman

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Crianças do Apoio Escolar sede ASDS, visitam Radio Comunitária Voz de Ponta de Agua

A visita aconteceu no periodo da manhã  do dia 08 de maio e as crianças foram acolhidas por Antonieta e Ivan que as guiaram pelas instalações da rádio. Colocaram questões e aproveitaram para mandar mensagem para seus pais atravês da Radio. E demonstraram ter jeito...

terça-feira, 7 de maio de 2013

Liberdade de Imprensa-PAPEL DA RÁDIO

MC SHOW na Black Love: Papel da radio na comunicação

Bem, foi um dia de muita reflexao no que diz respeito a importância e o papel ativo que as orgãos de comunicação têm, particularmente as rádios, nesse caso, as comunitárias. Foi com uma grande e enorme satisfação que a minha pessoa disponibilizou-se para essa conversa interessante e preoucupante com o rumo que estas veem tomando.Sendo ,portanto, necessário restabelecer novas formas de cooperação ou traçar estratégias eficazes que poderão dar respostas às necessidades emergentes deste 4º "grande poder" que é a comunicação.

Expor ideias,dialogar na tentativa de solucinar problemas e desafios que se põem as rádios comunitárias, foi um prazer poder debater este asunto ao lado dos outros convidados que marcaram presença como o professor Silvino, o estudante Adilton, e o Director da Rádio Comunitária Voz di Ponta d´água(RCVPA) Tchide, pessoas que também entendem muito bem do assunto.
 Concluindo assim as minhas palavras: "é necessário a participação ativa de todos,particularmente daqueles que por eles se faz a comunicação exclusivamente a rádio,só assim podemos de alguma forma alimentar a esperança e a vontade dos que fazem o bem e o bom para nós e por nós".

by: MC SHOW(Sarah Semedo)

A procura de emprego? Que tal umas dicas?

A Carta de Motivação é a carta que acompanha o CV quando se candidata a um emprego ou formação. O seu principal objetivo é, como o nome indica, motivar (e persuadir) o potencial empregador de que é o candidato perfeito para uma determinada função. A carta de apresentação deve ser breve, formal e simples. Pode ser utilizada em duas situações distintas: em resposta a um anúncio ou ao fazer uma candidatura espontânea.
1. Elaborar uma carta simples e breve
2. Reunir e estruturar a informação necessária

3. Colocar os seus dados pessoais
4. Colocar o nome e cargo do destinatário
5. Iniciar a carta com uma introdução breve e objetiva
6. Demonstrar o seu interesse e conhecimento da instituição/empresa
7. Relacionar experiências passadas com a função a que se candidata
8. Referir características, competências e interesses relevantes para a função
9. Finalizar de modo atencioso
10. Rever, no final, a carta de motivação


Especial Desemprego 2

A semana passada foi riquíssima em abordagens e “falas” sobre o desemprego. A Ministra Janira na sua mensagem do dia 01 de Maio disse “a nossa preocupação essencial tem sido orientar a formação para as necessidades do mercado de trabalho, com base nos “Clusters” que estruturam o Programa do Governo para a VIII Legislatura, de modo a combater o desemprego no País, que é estrutural”. O Para Francisco ensinou que a "Sociedade que não oferece trabalho ou explora os trabalhadores é injusta".

Primeiro Ministros também falaram neste tema, o nosso, Neves, aproveitou a ocasião para segundo fontes onlines defender que “ a culpa da subida do desemprego em Cabo Verde é da crise internacional”. Na Europa, concretamente Itália, Letta, Primeiro-ministro, assumiu “A questão que estará no topo da agenda do meu governo é o desemprego. Somente com emprego podemos sair do pesadelo de empobrecimento e avançar para o crescimento e superação da injustiça social, criando riqueza”.
E o povo em muitas partes de mundo tomaram as ruas para protestarem pela situação nada fácil para os trabalhadores. “Si bentu panha pilon (trabalhadores) balai (desempregados) ka mesti djobi”. Mas, em Cabo Verde 01 de Maio e nhu San Filipe  e festa e diverson ta tomanu cabeça! Korda Skravu!

Dino

segunda-feira, 6 de maio de 2013

sábado, 4 de maio de 2013

Especial Desemprego 1

Correndo o risco de ofender vou tentar definir o desemprego. Correndo o risco sim porque, para lá de todas as teorias, o desempregado não precisa de sabichões para o definir aquilo que vive, que sobrevive melhor dizendo, todos os dias. O desemprego acontece quando há um desencontro entre a oferta de trabalho e a procura de trabalho. E como dizia quem está nesta situação sabe muito bem. Uma senhora de Safende tinha dito numa sessão de diagnóstico comunitário “ trabadjo tem, mas alguen ki mesti trabadjo sta mas txeu”…e ela nunca colocou os pés na universidade ou deu conferência de imprensa: ficou-lhe dúvidas sobre o que é o desemprego? Pode até figurar mandar bocas (“nem só do pão…!) mas cá para mim, nos dias de hoje, qualquer intervenção consciente tem que ter como prioridade a procura de caminhos para impor (cuidado com as palavras!) aos governantes (nhos tudu!) a execução de programas de desenvolvimento que resultem em geração de empregos. Doutro jeito é a dança: deles a incompetência e nossa, a do desempregado!
Dino

Show sereno marca dia da musica Rap em Safende

Durante 5 horas varios jovens subiram ao palco para confraternizarem com Ritmos e poesias neste dia que foi dedicado a musica Rap. Para Marito foi um dia bem passado e ainda recorda "positivo com participação de MCs de Ponta de Agua" e também ao mesmo tempo de educaçãos das pessoas para usar o Hip Hop com uma arma de intervenção social forte.  Foi assim o dia 03 em Safende.

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Nos Situason e Unidade

Jovens de Safende marcam dia da música Rap com mais uma sessão de Nos Situason, hoje pelas 18h, largo da última paragem, perto Minimercado Sofia/Monteiro!

Dia mundial da liberdade de imprensa

"A liberdade pode e deve rimar com responsabilidade" JCF

"Seremos cada vez mais livres" JMN

" O maior desafio aos jornalistas constitui (a pressão d) os interesses económicos" RC

"Em Cabo Verde coloca-se mais a questão de qualidade do que liberdade de imprensa" WS
 

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Especial Desemprego - Maio

Maio, o mesmo dedicado no seu primeiro dia aos trabalhadores, Safendeonline se propõe um olhar destímido sobre o outro lado da moeda – o desemprego e os desempregados! Neste mês de Maio acompanhe connosco diariamente um artigo/reflexão, uma dica,uma referência, a este drama que só na primeira pessoa é compreendida totalmente!

Prugrama Safendi no Ar es simana li dia 5 di maio ta bem faladu di SIDA.


Bu kre sabi modi ki bu podi kuida di un algen ku sida? kuzé ki bu mesti fazi? modi ki bu podi proporsiona apoio emosional a algen ku sida? ki kuidados bu debi teni pa djuda na higieni di un algen ku sida? Modi ki bu podi protegi un algen ku sida y entri otus informasoes mutu inportanti contra infeson nton fika ligadu pmadi e kely ki nu sa leba nhos; ka nhos skesi inda mé na rádiu ponta dágua di 2hora pa 3 hora di tardi nhos fika ligadu pa un mundu midjor y sem sida y otus doensas.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Nôs, 16.8%...

16.8% (estimativa ainda claramente por baixo) dos caboverdeanos estão desempregados!
 
Falando de pessoas segundo o INE do total dos 360.861 indivíduos residentes no país com 15 ou mais anos, 225.819 são activos, 187.904 são empregados, 37.915 desempregados e 135.041 inactivos. E Porque a hora não é de lamentar, pois o que não tem remédio remediado está, segue directamente para si que enfrentas o desemprego ou a inactividade algumas dicas de canais para conseguires emprego:

O primeiro são os anúncios. O segundo é estar na base de dados das empresas/entidades de recrutamento. O terceiro são os relacionamentos pessoais e as redes de contactos. E o conselho é sair de casa.

Frases fortes

"Sociedade que não oferece trabalho ou explora os trabalhadores é injusta"