sábado, 29 de junho de 2013

Para além do mandar de bocas


Pensando nos "Zés da Catana" que pululam nesta tapadinha nacional, e pelo mundo, e tentando perceber como podemos "produzir" esses seres "menores". Quero entender! Quero saber como podemos fabricar gente cruel, gente má do nosso ponto de vista, e não estar só a apelidá-los que são psicopatas e que devem ser mortos, torturados e largados em prisão perpétua.

Quero compreender!!!!! Quero ir para além do mandar de bocas de revolta.
Quero saber se os "Zés da Catana" da vida tiveram família, pai e/ou mãe presentes e educadores, se tiveram amor, carinho e cuidado, se não foram objecto de violência (verbal, física, sexual, omissão de paternidade/maternidade, bullyng escolar, etc) se foram preparados como deve ser, para serem bons cidadãos!
Quero entender tudo isso, e quero que na minha tapadinha nacional haja meios para tratar de forma natural as doenças mentais.

Quero mais saúde mental para todos!
Mas, que há muitos psicopatas no nosso meio, lá isso há! Há os que praticam diariamente o VBG, a violência político-partidária, violência laboral, o assédio moral, a exploração de mão de obra laboral, e por aí vai, e as nossas estruturas nacionais não dão conta em termos preventivos, só a nível reactivo. 
Triste gó!

Às vezes penso que vivemos num mundo politicamente correcto que nem o verniz/esmalte só para parecer que somos correctos e bonitos, mas que na essência é uma grande falácia, uma grande mentira!
No fundo vivemos de falsidades, de aparências, de "meldas" que nos impedem de ser humanos, na verdadeira acepção da palavra!!!!!

Helena Fontes