sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

"Ele está perdido. Ele não está sozinho"


É uma situação corriqueira nas fronteiras da Síria, mas para Marwan, de 4 anos, deve ter sido aterrorizante.
Depois de ter sido separado temporariamente de sua família no remoto posto de Hagallat no último domingo, ele foi encontrado por uma equipe da agência de refugiados da ONU, a UNCHR.
Andrew Harper, responsável pela agência da ONU na Jordânia (UNHCR, na sigla em inglês), o fotografou e publicou a imagem no Twitter. A foto foi republicada por internautas de todo o mundo.
Mas Harper diz que, por mais tocante que seja a imagem, não se trata de um caso incomum em meio ao "caos e confusão" gerado pela fuga de refugiados pelas fronteiras.
A maioria dos grupos são liderados por mães que levam consigo várias crianças e todas as suas posses para fora da Síria, segundo ele.
Quando os portões são abertos, refugiados desesperados se amontoam enquanto tentam cruzá-los. Crianças se perdem de suas famílias todos os dias.
Quando a situação se acalma, a equipe da UNHCR ajuda a essas crianças e, normalmente, elas não ficam muito tempo perdidas.
Harper disse que, depois de cruzar a fronteira, Marwan reencontrou sua mãe. Isto aconteceu cerca de dez minutos depois da foto ter sido feita.
Fonte: BBC

Associação Solidária para o Desenvolvimento de Safende convoca 1ª Assembléia-geral de 2014, para 09 de Março



CONVOCATÓRIA – 01/2014


Nos termos legais e estatutários, convoca-se aos membros da ASDS e a todos os moradores e interessados para a Assembleia Geral da ASDS, para reunir no dia 09 de Março de 2014, domingo, pelas 10h01mn, na Escola EBI de Safende, com a seguinte ordem do dia:
1.      Aprovação da ordem do dia
2.      Leitura da acta anterior
3.      Relatórios de actividades e contas da gerência períodos:
a.       Outubro a Dezembro 2012 e
b.      Janeiro a Dezembro 2013.
4.      Perguntas e Esclarecimentos
5.      Pausa Almoço
6.      Apresentação do Plano para 2014 e recolha de subsídios
7.      Análise ao cumprimento da decisão saída da Assembleia geral extraordinária de 07 de Dezembro de 2013 e tomada de decisão

Para efeitos de logistica torna se necessario inscrição dos membros e interessados. Brevemente serão publicados mais informações e disponibilizados documentos indispensáveis.
Agradecemos interesse presença pontual num assunto de interesse global comunitário!

Bernardino Gonçalves
Presidente da Mesa da Assembleia Geral

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

OPINIÃO: “A segurança, uma tarefa de todos” – Edmilson Vieira

O atual momento que estamos a viver, o sentimento de insegurança, homicídios, furtos, roubos e violência física praticados, essencialmente, por jovens, pode-se julgar que todas as forças são poucas para o esforço que o momento presente reclama. É de fato louvável esta iniciativa de Safende di nós, de nos reunir para num esforço comum encontrarmos soluções, caminhos para fazer face a situação atual.

Para  responder a vossa questão é fundamental definir o conceito da impunidade, que significa não ser punido, numa linguagem vulgar. É um conceito que pode ser visto em dois sentidos diferentes: Juridicamente ela traduz na não aplicação de uma determinada sanção criminal a um determinado caso concreto. Do ponto de vista politico traduz na incapacidade do estado fazer prevalecer a punição estabelecida ou quando a própria lei e/ou o magistrado que a aplica, são considerados benevolentes para com um determinado criminoso.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Aos dez anos de vida, Facebook chega a 77% dos cibernautas em Portugal

Apoiar causas, reagir a medidas do Governo ou comentar a vida de figuras públicas. A rede social criada por Zuckerberg a 4 de Fevereiro de 2004 é hoje um pouco como o "café da esquina".

Há dez anos, Mark Zuckerberg, então na universidade, lançou um site para os alunos de Harvard. Hoje, a rede social é usada diariamente por 757 milhões de pessoas em todo o mundo. Em Portugal, é, de muito longe, a rede social mais popular: 77% de todos os utilizadores de Internet têm uma conta no site (há cerca de quatro anos, este valor rondava os 50%). Quase dois terços dos utilizadores têm pelo menos 200 amigos. A segunda rede social mais popular, o Google+, está distante, atraindo apenas 11% dos cibernautas.

Ano de 2013 foi o sexto mais quente de que há registo

Dados preliminares da Organização Mundial de Meteorologia foram publicados nesta quarta-feira. Treze dos 14 anos mais quentes foram no século XXI.

A tendência continua: 2013 foi o sexto ano mais quente de sempre desde que há registos, de acordo com dados preliminares da Organização Mundial de Meteorologia (OMM) publicados nesta quarta-feira. As temperaturas médias à superfície dos oceanos e dos continentes estiveram 0,5 graus Celsius acima da média do período de referência de 1961 a 1990, e 0,03 graus acima da temperatura média da década passada, de 2001 a 2010.