terça-feira, 23 de maio de 2017

"Aprendemos que nem sempre vencemos e que devemos saber lidar com a derrota e, que a união faz a força." Joel David


Uma equipa do bairro Amado vem participando num torneio de Basket a decorrer em Lém Ferreira. SafendeOnline conversou com Joel David, da coordenação da equipa.

SafendeOnline  (SO) - Safende participa no torneio de Basket. Qual a sensação de uma equipa nossa participar?

Joel David (JD) - A sensação é sempre boa, visto que de vez enquanto reunimos e jogamos contra outras equipas das outras localidades. Já fomos jogar em Órgãos, Calheta, Achada Grande Trás, Fazenda, São Filipe e Pensamento. Todos, apenas Jogos amigáveis onde convivemos e conhecemos outras pessoas. Acerca do torneio que está a decorrer na zona de Lém Ferreira, é a primeira vez em que estamos a participar de um torneio e a sensação é realmente espectacular, pois para alem de estarmos a fazer o que realmente gostamos estamos também a mostrar um outro talento que Safende tem e é pouca reconhecida, que é o Basquetebol.

(SO) – Como avalia a nossa prestação?

(JD) - A nossa prestação tem sido boa, estamos a fazer e a dar o nosso melhor. A questão não é ganhar ou perder, mas sim competir e mostrar o nosso valor, a nossa capacidade e determinação respeitando sempre o nosso adversário.

(SO)  - Quais os maiores desafios?

(JD) - O nosso maior desafio é que como sabemos, em Safende tem apenas uma tabela e jogamos 3 contra 3 (Street Basket) mas, o torneio é diferente, pois é campo inteiro onde se joga 5 contra 5 e existem muitas regras que nem todos nós sabemos. Mas o importante é que estamos sempre unidos, ajudamos um ao outro. De realçar também que sempre vamos e voltamos a pé sempre, mas é isso que mais nos da gosto e vontade de praticar o basquetebol, e isso é amor a  Basket… This Is Why We Play

(SO) – E as lições aprendidas?

(JD) -Aprendemos que nem sempre vencemos e que devemos saber lidar com a derrota e, que a união faz a força.  Logo no começo perdemos dois jogos em seguida. Mas não nos abalou, continuamos fortes e unidos e acabamos por vencer 3 jogos seguidos e hoje estamos nas meias finais. 1,2,3 Xoxa  (grito de guerra!)

(SO) – Como o Basket pode servir para melhorar a integração e o desenvolvimento do bairro?

(JD) - Todos os dias constato que o basquetebol no bairro está a ganhar cada vez mais espaço, agora a frequência da sua prática é maior do que futsal, os meninos estão mais "visiados", sentem e apreciam o basquetebol e depois que nós (mais velhos) terminámos eles tomam a bola e jogam até "astantas” (risos). Isso é bom, porque mostram interesse nesse desporto.Com um pouco de mais atenção e acompanhamento poderíamos cativar os nossos meninos e fazer com que levam mais a serio o praticar deste ou outro desporto ao invés de seguirem um outro caminho não aconselhável.