quarta-feira, 16 de maio de 2018

Conversa aberta sobre Turismo Comunitário, no dia 16 de Maio, 17h, Espaço Aberto Safende o bairro amado, como oportunidade de geração de emprego e renda


Esta intervenção dá seguimento a iniciativa de formação em noção básico de guia turistico realizada em outubro 2017, e conta com oradores, Alveno Soares, Guia turistico e activista social, de São Vicente, que vai reflectir o “Turismo Comunitário - Transformar o belo da comunidade em oportunidades de rendimento e emprego” e  Eugenio Inocêncio, Presidente da Associação do Turismo de Santiago ,que vai fazer a comunicação “Por um turismo que chegue as comunidades - Estratégias a serem adoptadas”.

A liderança recem eleita faz jus ao  compromisso suportar-se  nas parcerias para alavancar o bairro amado resolvendo os constrangimento que ainda imperam o nosso desenvolvimento priorizando crianças  através da educação e jovens através da capacitação emprego e a familia por arrastamento como um triangulo virtuoso. E a aposta no turismo comunitário é uma opção que merece ser explorada. Safende tem muitos potenciais e estamos certos que com assistência técnica adequada podemos fazer sorrir a nossa comunidade com mais oportunidades para cada morador ser autonomo.

A Associação Comunitária Amigos de Safende, ACAS, é uma associação comunitária, não-governamental, independentemente de todas as organizações partidárias e religiosas, de carácter humanitária e de beneficência, sem fins lucrativos, constituída por pessoas que comungam dos mesmos objectivos definidos no seu estatuto. A associação é legalizada no Cartório Notariado da Praia sob a matrícula 3636/2015/04/23, ao abrigo de disposto no 10º do nº2 da lei nº16/III/04 e inscrita sob o NIF 570.473.101. É de referir que a mesma gerida por três órgãos eleitos democraticamente, nomeadamente: Assembleia-Geral, a Direcção e o Concelho fiscal, todos com mandatos de três anos que poderá ser validado pela Assembleia Geral. A ACAS tem como objectivo, promover o desenvolvimento comunitário e o empoderamento da população de Safende, através de serviços que englobam actividades educacionais, formativas, desportivas e culturais, e assistência a pessoas mais vulneráveis, defender interesses de moradores do bairro, promovendo assim a integração social, desenvolvimento comunitário e fomentar a cultura de paz e de solidariedade no bairro de Safende.