sábado, 10 de novembro de 2018

Associação Comunitária Amigos de Safende realiza o 5º fórum Pensar Safende, neste domingo dia 11 de Novembro


O 5º Fórum Pensar Safende da sequência a 4 Fóruns realizados desde 2010. Este fórum está profundamente marcado pelo primeiro fórum que elencou os 5 maiores desafios do bairro: Desemprego; acesso fácil álcool e outras drogas; habitação precária; falta de infraestruturas sociais; e a pobreza (pessoas com acesso difícil alimentação e saúde/medicamentos).

O estudo diagnóstico de 2012, conduzido pelo Espaço Aberto Safende, levantou o desafio da articulação e governança comunitária. O mapeamento colaborativo em curso reforça pistas para intervenção que Safende pode implementar com recursos próprios e dotar o bairro de um instrumento de barganha / lobby perto de autoridades e agentes de desenvolvimento. Hoje Safende possui experiência acumulada e jovens quadros capazes de fazer um salto de qualidade no serviço comunitário. É neste contexto que se insere o 5 Fórum Pensar Safende que pisca os olhos aos 50 anos do bairro amado, #Safende2020.

O evento terá lugar no Espaço Safende, a realizar no dia 11 de Novembro, domingo, de 10h às 14 horas.

domingo, 8 de julho de 2018

Natalino Jesus é o quarto jovem Yali de Safende, partiu este domingo para formação em Dacar



O jovem vai fazer o programa na área de liderança cívica, de 08 a 28 de julho de 2018, e junta-se aos jovens Bernardino (MWF2016), Stefanie (YALIDacar 2016) e Elvio (MWF2018), no leque de Safendenses que fazem parte do corpo de jovens Yali Cabo Verde.

Natalino estudante universitário da UNICV, estudos Franceses, foi seleccionado com  projecto “dialogo de gerações” que tem como objectivo aproximar jovens e idosos acreditando que o intercambio de gerações melhora a comunidade e humaniza o mundo, e a formação será no  Centro Regional de Liderança de Dakar.

Esta proeza torna Safende no bairro com mais Yalis em Cabo Verde e seguramente o território da  Africa a contar com mais estudantes Yali por km quadrado. O processo de escolha é gerido por um júri internacional que recebe candidaturas de jovens de vários países africanos.

O programa de formação YALI (Young African Leaders Initiative) é uma iniciativa do Presidente Barack Obama para potenciais jovens líderes africanos. Lançado em 2010, o programa foi-se dinamizando e se polarizando, um processo que culmina atualmente com a coexistência do YALI regional. Assim sendo, quatro polos regionais foram criados (Accra, Dakar, Pretória e Nairobi), permitindo a participação do maior número possível de potenciais jovens líderes africanos no programa YALI.

sábado, 30 de junho de 2018

Jovem Ivan no Sal em representação da "Campanha Menos Álcool Mais Vida"


Ivan Moreira é o enviado especial da iniciativa presidencial menos álcool mais vida ao Campeonato Nacional de Atletismo em séniores, masculino e feminino, a decorrer na pista do Estádio Municipal Marcelo Leitão, na ilha do Sal e que faz jus a recomendação Presidente da república para o reforço do diálogo à nossa juventude no “sentido de despertar, em cada jovem, a consciência do impacte que o consumo abusivo de bebidas alcoólicas tem na vida social e familiar”. Ivan levará a mensagem do desporto limpo aos participantes da prova, que de acordo com a organização, contempla as disciplinas dos 100, 200, 400, 800, 1500 metros, 3000 e 5000 metros, salto em comprimento e estafeta 4×100 e 4×400 metros e envolve os atletas de todas as regiões desportivas do País.
“Menos Álcool, Mais Desporto e Mais Vida”, o atletismo não combina com álcool, é o lema desta competição a realizar-se de acordo com as actuais regras promulgadas pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF).
A campanha que vem sendo implementada desde 2016, reúne a convite da presidência diversos parceiros desde organizações internacionais, actores públicos, privados e da sociedade civil organizada e metodologicamente se organiza em grupos temáticos. Ivan Moreira coordena enquanto movimento jovens pela paz, o grupo temático Juventude e Violência.
A iniciativa que celebra este ano o 2º aniversário é segundo o Presidente Jorge Carlos Fonseca, “Um gesto de humanidade e de solidariedade, para com as famílias onde recaem os efeitos do uso abusivo do álcool, um “problema social que diz respeito a todos”.

quarta-feira, 16 de maio de 2018

Conversa aberta sobre Turismo Comunitário, no dia 16 de Maio, 17h, Espaço Aberto Safende o bairro amado, como oportunidade de geração de emprego e renda


Esta intervenção dá seguimento a iniciativa de formação em noção básico de guia turistico realizada em outubro 2017, e conta com oradores, Alveno Soares, Guia turistico e activista social, de São Vicente, que vai reflectir o “Turismo Comunitário - Transformar o belo da comunidade em oportunidades de rendimento e emprego” e  Eugenio Inocêncio, Presidente da Associação do Turismo de Santiago ,que vai fazer a comunicação “Por um turismo que chegue as comunidades - Estratégias a serem adoptadas”.

A liderança recem eleita faz jus ao  compromisso suportar-se  nas parcerias para alavancar o bairro amado resolvendo os constrangimento que ainda imperam o nosso desenvolvimento priorizando crianças  através da educação e jovens através da capacitação emprego e a familia por arrastamento como um triangulo virtuoso. E a aposta no turismo comunitário é uma opção que merece ser explorada. Safende tem muitos potenciais e estamos certos que com assistência técnica adequada podemos fazer sorrir a nossa comunidade com mais oportunidades para cada morador ser autonomo.

A Associação Comunitária Amigos de Safende, ACAS, é uma associação comunitária, não-governamental, independentemente de todas as organizações partidárias e religiosas, de carácter humanitária e de beneficência, sem fins lucrativos, constituída por pessoas que comungam dos mesmos objectivos definidos no seu estatuto. A associação é legalizada no Cartório Notariado da Praia sob a matrícula 3636/2015/04/23, ao abrigo de disposto no 10º do nº2 da lei nº16/III/04 e inscrita sob o NIF 570.473.101. É de referir que a mesma gerida por três órgãos eleitos democraticamente, nomeadamente: Assembleia-Geral, a Direcção e o Concelho fiscal, todos com mandatos de três anos que poderá ser validado pela Assembleia Geral. A ACAS tem como objectivo, promover o desenvolvimento comunitário e o empoderamento da população de Safende, através de serviços que englobam actividades educacionais, formativas, desportivas e culturais, e assistência a pessoas mais vulneráveis, defender interesses de moradores do bairro, promovendo assim a integração social, desenvolvimento comunitário e fomentar a cultura de paz e de solidariedade no bairro de Safende.

sexta-feira, 4 de maio de 2018

"É sinal de que há gente interessada em participar nas decisões do bairro" Nelito Monteiro



A Assembleia Geral é o órgão máximo de deliberação da Comunidade organizada através  associação comunitária amigos de Safende e que tem entre outras as Competências para definir as orientações para as atividades da Associação Comunitária Amigos de Safende e Aprovar, anualmente, o Relatório e Contas, bem como o Plano de Atividades e o Orçamento elaborados pela Direção Executiva, após parecer do Conselho Fiscal.
Acompanhe a conversa exclusiva que tivemos com Manuel "Nelito" Monteiro, O Presidente da Mesa da Assembleia que vai tomar posse no dia 05 de maio, depois das eleições do dia 29 de abril no bairro amado.


Safende Online (SO) - Qual a responsabilidade de assumir a presidência da Assembleia geral de um bairro como Safende, que vem sendo considerado como bairro modelo e referencia em vários aspectos nomeadamente na luta pelo auto desenvolvimento?
Nelito Monteiro (NM) -  É uma responsabilidade “boa” em que o sucesso depende essencialmente da participação ativa dos sócios, e da comunidade, dando campo para poder não apenas eu pessoalmente mais os demais que compõe este órgão, para podermos arbitrar da melhor forma possível.

SO - A comunidade de Safende que tem acima de 2000 eleitores. Destes 261 foram no domingo exercer direito de voto, que leitura fazes desta demonstração?
NM - Eu faço uma leitura positiva desta demonstração, é sinal de que há gente interessada em participar nas decisões do bairro e, esperamos contar com os mesmos, de forma activa para juntos desenvolvermos o bairro.

SO - A Assembleia geral é o espaço privilegiado de exercício da diversidade e da congregação e potencialização de todos os talentos e riqueza do bairro, como pensa fazer isso?
NM - Pensamos fazer isso essencialmente através de apelos e incentivos á participação dos jovens nas tomadas de decisões que dizem respeito ao bairro, na inclusão dos que dizem não incluídos e, em demais ações pontuais e planificados que vão surgindo ao longo do mandato.

SO - A lista eleita consegue ser jovem, tem adultos, tem pessoas de varias áreas, de varias partes do bairro. O que mais se pode fazer para que ninguém fique de fora do comboio de participação comunitária?
NM - As primeiras coisas penso, já terem sido feitas, que foi a integração na mesma equipa de pessoas de várias partes do bairro, e com diversidades de habilidades – o que potencializa o grupo e da garantias de uma boa abrangência, a partir daqui é tentar trazer associados com iguais características em prol do desenvolvimento comunitário.


SO - Nas redes sociais vem gerando muito entusiasmo a volta da equipa Tudo pa Safende e sobretudo afirmação de muita confiança em vós, dá medo tanta responsabilidade?
NM - Não! Pelo contrário! Dá mais confiança para trabalharmos no sentido de congregar as forças para juntos, dignificarmos tal confiança e, para tal esperamos a colaboração de todos nesta tarefa que é de todos e para todos.

SO - Muitas vezes inclusive estudo refere “Pessoas” como a melhor coisa em Safende, que comentários?
NM - Concordo plenamente, pois num bairro com alguns problemas sociais, com a carência de serviços básicos, num bairro que surgiu de construções maioritariamente clandestinas (culpa dos que não souberam “Governar” a nossa vontade de ter-mos a nossa moradia), as pessoas acabam por ter o protagonismo e Safende está a gerar bons quadros, com capacidades suficientes para transformarem o bairro e, creio eu que isso tem acontecido.

SO - Qual a sua mensagem as pessoas do bairro + amado em jeito de convite também para tomada de posse no dia 5?
NM - A minha mensagem seria na verdade, um convite para todas as pessoas que têm um sentido de pertença ao nosso “bairro amado”, principalmente os jovens, sejam eles quadros ou não para se associarem a esta equipa, para juntos dar-mos Tudu pa Safende (Tudo Por Safende).

segunda-feira, 30 de abril de 2018

Elisângela "Edzany" silva, com a Chapa Tudo Pa Safende (Tudo Por Safende), é a nova presidente da Associação Comunitária Amigos de Safende (ACAS) e tomada de posse está agendada par ao dia 05, no bairro.



Elisângela "Edzany" Silva, jovem de Safende licenciada em Secretariado com envolvimento no serviço comunitário desde 2010, pessoa de trato fácil e sentido de comunidade vai liderar o bairro com a equipa nos próximos 3 anos, que vai coincidir com os 50 anos do bairro amado.

A futura presidente da ACAS foi em 2017 agraciada com a bolsa do IPP para capacitação em liderança e desenvolvimento no quadro da responsabilidade social do IPP e compromisso em desenvolver lideranças nas comunidades com potencial.

A Eleição Comunitária em Safende ocorreu no dia 29 abril. Tivemos 261 votantes. 239 votantes residentes. 22 votantes não residentes. 256 votos válidos. 5 votos inválidos. 245 votos sim. 8 votos não. 3 votos em branco. Foi eleita a chapa Tudu Pa Safende, liderada por Elisangela "Edzany" Silva.
A Associação Comunitária Amigos de Safende, ACAS, é uma associação comunitária, não-governamental, independentemente de todas as organizações partidárias e religiosas, de carácter humanitária e de beneficência, sem fins lucrativos, constituída por pessoas que comungam dos mesmos objectivos definidos no seu estatuto. A associação é legalizada no Cartório Notariado da Praia sob a matrícula 3636/2015/04/23, ao abrigo de disposto no 10º do nº2 da lei nº16/III/04 e inscrita sob o NIF 570.473.101. É de referir que a mesma gerida por três órgãos eleitos democraticamente, nomeadamente: Assembleia-Geral, a Direcção e o Concelho fiscal, todos com mandatos de três anos que poderá ser validado pela Assembleia Geral. A ACAS tem como objectivo, promover o desenvolvimento comunitário e o empoderamento da população de Safende, através de serviços que englobam actividades educacionais, formativas, desportivas e culturais, e assistência a pessoas mais vulneráveis, defender interesses de moradores do bairro, promovendo assim a integração social, desenvolvimento comunitário e fomentar a cultura de paz e de solidariedade no bairro de Safende.

Chapa Tudo Pa Safende (Tudo Por Safende), vence eleições em Safende e tomada de posse está agendada par ao dia 05, no bairro.


 A Eleição Comunitária em Safende ocorreu no dia 29 abril. Tivemos 261 votantes. 239 votantes residentes. 22 votantes não residentes. 256 votos válidos. 5 votos inválidos. 245 votos sim. 8 votos não. 3 votos em branco. Foi eleita a chapa Tudu Pa Safende, liderada por Elisangela "Edzany" Silva.
A Associação Comunitária Amigos de Safende, ACAS, é uma associação comunitária, não-governamental, independentemente de todas as organizações partidárias e religiosas, de carácter humanitária e de beneficência, sem fins lucrativos, constituída por pessoas que comungam dos mesmos objectivos definidos no seu estatuto. A associação é legalizada no Cartório Notariado da Praia sob a matrícula 3636/2015/04/23, ao abrigo de disposto no 10º do nº2 da lei nº16/III/04 e inscrita sob o NIF 570.473.101. É de referir que a mesma gerida por três órgãos eleitos democraticamente, nomeadamente: Assembleia-Geral, a Direcção e o Concelho fiscal, todos com mandatos de três anos que poderá ser validado pela Assembleia Geral. A ACAS tem como objectivo, promover o desenvolvimento comunitário e o empoderamento da população de Safende, através de serviços que englobam actividades educacionais, formativas, desportivas e culturais, e assistência a pessoas mais vulneráveis, defender interesses de moradores do bairro, promovendo assim a integração social, desenvolvimento comunitário e fomentar a cultura de paz e de solidariedade no bairro de Safende.

quinta-feira, 1 de março de 2018

"Queria dizer a todos os desportistas do bairro que desporto é uma grande opção para unir o bairro" Vani

No dia 17 de Fevereiro Safende acolheu a inédita edição da gala de desporto comunitário, reconhecendo jovens atletas, treinadores, arbitro, professor, equipa. Nesta ano deu se destaque quase exclusivo ao futebol. Conversamos com Ivanildo “Vani” Vieira que entusiasmado deu com conta do evento que promete ter realização Qual o balanco da primeira gala desporto Safende?


Safende Online (SO) - Qual o balanco da primeira gala desporto Safende?
Ivanildo Vieira (IV) - O balanço é francamente positivo, muita adesão dos futebolistas. Vi muita alegria nos nomeados, vencedores e participantes e artistas que deram brilho ao evento e parceiros que se interessaram logo a primeira a apoiar esta iniciativa.
Safende Online (SO) - Quais os  principais ganhos?
Ivanildo Vieira (IV) – o primeiro ganho é que despertamos os atletas para mais dedicação para poderem ser nomeados na próxima gala. Vamos com certeza despertar outros praticantes e outras modalidade. Acho que esta iniciativa vai desafiar outros bairros para fazer.
Safende Online (SO) - Vamos parar aqui ou vai ser algo para repetir? Porque?
Ivanildo Vieira (IV) - Não temos dúvidas. É para continuar. Vamos melhorar a organização, vamos largar as parcerias e vamos ainda envolver outras modalidade, por exemplo o basket ou o boxe que somos fortes.
Safende Online (SO) - O maior desafio do desporto em Safende é federar o bairro...sera desta vez que vamos federar Safende?
Ivanildo Vieira (IV) - Um dos objectivos da gala é também criar entusiasmo para finalmente federarmos o bairro e possamos competir nas varias modalidade levando o nome do bairro. Com esforço conjunto da comunidade vamos conseguir.
Safende Online (SO) - Que mensagem deixaria aos atletas de outras modalidades?
Ivanildo Vieira (IV) - Queria dizer a todos os desportistas do bairro que desporto é uma grande opção para unir o bairro. Garantimos que a Associação Comunitária amigos de Safende (ACAS) quer e vai ajudar as outras modalidades e faço compromisso de que vamos empenhar para que a 2ª gala 2018 que será em Janeiro será muito melhor. E peço que ajudem nos a fazer uma grande gala!

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

MAPA.Urbe - Safende 2020, Rumo ao primeiro quinquagésimo (50 anos) de Safende - O bairro Amado

No dia 18 de fevereiro de 2018 deu-se início às atividades do “MAPAurbe: processo colaborativo de mapeamento e auto-organização urbana”, promovido pelo coletivo IPUK, em parceria com a Associação comunitária Amigos de Safende #ACAS, com vista a aprofundar nos próximos seis meses um mapeamento urbanístico, socioeconómico, sociocultural e criminal do bairro, com os seguintes objetivos: • Dotar os atores locais de mecanismos para a promoção de um urbanismo de coesão social e de uma política pública de segurança; • Contribuir para a aquisição e partilha de um amplo conhecimento territorial do bairro; • Analisar e priorizar as intervenções urbanísticas e socioeconómicas no bairro; • Elaborar um quadro de referência comunitário com base no diagnóstico do bairro + amado
Vai se em breve proceder ao consurso de recrutamento de pessoal de Safende com valencias e competencias em diversas areas para produzir algo de nos cu nos pa nos! Prepara po fla sim a es chamado!
Recorde-se que Safende tem um diagnóstico participativo ( #EAS) elaborado em 2012 ( Isa Elias) e 2017 foi feito uma mapeamento cobrindo uma pequena parcela de #safende. Este exercício presente que se quer colaborativo vai ter estes e outros estudos sobre a zona amada para projetar o bairro #safende2020 por ocasião dos 50 anos de Safende. Vamos juntos!?

domingo, 25 de fevereiro de 2018

Safende: da desesperança a esperança



Somos Safende, a materialização simples e concreta do sopro do poeta de rua, “nada é ca impossível pa homis e mudjeris de bom corason!”

O destino inconsciente quis que fossemos a última etapa da Praia no caminho de volta para o interior  da ilha de Santiago marcado pelo êxodo rural dos anos 70. Recebemos igualmente aqueles que deixaram suas casas em Angola em busca de paz. Foi bom o acolhimento que ali se fixou provavelmente a melhor ocupação espacial no amado bairro, a “Rua D´obra”. Mas, na verdade, fomos o primeiro! O primeiro suspiro de alivio “djan txiga Praia”; a primeira mesquita de Cabo Verde e, sem orgulho, o primeiro “boka fumo” do país. Fomos com coragem o primeiro e único levante comunitário nacional contra o tráfico de droga assassino da juventude e das famílias. Somos, hoje o primeiro -GEV-grupo de esperança viva, reunindo adictos em recuperação e famílias que desejam conhecer melhor e saber melhor lidar para vencer o diabo!

Somos também, sim, este paradoxo do mal e do bem, este “juntos e misturados” do melhor e do pior…somos definitivamente o “djob bu odja” que confirma o absoluto “onde abundou a desgraça superabundou a graça!” Su bem Praia bu ca bem Safende é sima ku ka bem Cabo Verde. Se vires a Praia e não tocares Safende, não vieste a Cabo Verde!
Ninguém fica indiferente ao bairro amado. Cantou Lfri “é na Safende kin ta xinti bem” sendo a voz de muitos outros que não cantam mas que seus olhos Safende encanta!

Somos o único bairro em Cabo Verde tricampeão em reconhecimentos nacionais! Se Somada tem batucada, Mindelo tem carnaval, Safende tem: Nos situason; Safende no AR; Gala do Desporto; 10 anos do espaço aberto Safende; diálogo de gerações; Safende online; Chá da Paz; Assembleias comunitárias; Safendetudora (enquanto movimento de massa, decisão firme e consciente de amar servindo o bairro, o barco de todos, gato, catxor, ku saco balai e mudjer prenha ); Festa do amor; Cineamizade; Safende di nós; Festival da Paz; Rute sem álcool; Street Basket; diagnóstico participativo, o Safenbook. Temos jovens na diáspora que programam suas férias em Safende e querem simplesmente vir sentir o solo de amado bairro, o cheiro das suas gentes e um abraço de solidariedade; e temos mais!!! Somos Setembro no calendário, o grito daqueles que sabem que “tudo é possível na Safende”!

Somos definitivamente a gratidão. Homenageamos pessoas que nos viram quando não eramos tão vistos ou bem vistos! Homenageamos também aqueles que bem serviram profissionalmente a zona amada. Homenageamos os artistas da arte e reflexo no ringue. Homenageamos ainda aqueles que tiveram a coragem de, quase 50 anos antes, escolher o “caminho de fora” para fazer morada e nos deram o belo Safende.


Somos o maior e singular laboratório social e humano de Cabo Verde. Naturalmente que fosse Cabo Verde Estados Unidos os gurus do entrepreneurship iriam potenciar o empreendedorismo natural que se fez real aqui e menos bla bla bla…fossemos uma Finlândia o sistema educativo mandaria estudar esta planta rara e depois faria florescer jardins por todo  o país…But, take it easy good man…aqui é Cabo Verde papagaios ke galo, aguenta firme!!!

O nosso grande handcap seria a sistematização. O dever de memória que ficou muito na oralidade, podemos ainda estar a tempo de reconciliar com este dever para geração futura.
E Safende é uma construção…fez falta quem esteve…fica sempre aquela sensação de que muitos que olharam da janela poderiam também “longar massa” mas o bairro é eterno e sempre, querendo, podem dar seu contributo, e ter o gostinho de “xuxa mo”. E precisamos de MãOS (Mãos a Obra Safende), para juntos celebrarmos em 2020 os 50 anos do bairro + amado do mundo! Tu que  lês isto, permita lhe de dizer sim a este chamado, amor a zona!

Safende aprendeu bem a lição da elegância e do trato fino, e apesar da tentação, facilmente reconhece, estranha e coloca no lugar merecido as atitudes “malcriadinhas” e que não combinam com a zona amada.

E seguimos confiantes, levantaremos bem alto o nosso Safende da unidade da esperança, da serenidade e do amor! Venceremos, We love you Safende!!

Dino Gonçalves