terça-feira, 23 de abril de 2019

Associação Comunitária amigos de Safende aproxima ao centro de Saúde de Ponta Agua


Na sequência do 5º fórum Pensar Safende, recomendou-se melhorar a saude comunitária.  Assim para melhor servir os moradores para mais saude no bairro realizou-se uma sessão de trabalho com responsaveis do centro e Saude que serve o bairro amado cujos resultados foram:
1. Criação de uma equipa actual de agentes interessados na saúde comunitária
2. Nivelamento capacitacao da mesmo sobre o sistema de saude
3. Actualizacao do levantamente em termos de necessidades acamados e doenças cronicas (tuberculosE)
 

Gala #TudoPaSafende - a festa da democracia comunitária com estima a comunidade educativa - FreePass Escudos


É  a festa da familia, “todos podem todos&devem participar”. Pa bem chik pa gala

Em nota - Associação Comunitária Amigos de Safende submete as 743 assinaturas em favor da #linha15


A direcção
Infra-estruturas e transportes CMP

A comunidade organizada atraves da Associação Comunitária amigos de Safende, nos termos do seus estatuto e a luz da Constituição da república quanto o dever de participar com os poderes publicos para se encontrar soluçoes e serviços que promovam o bem estar da população organizou e recolheu 743 assinaturas de cidadoaos moradores e amigos do bairro amado, conforme anexo, com o intuito de solicitar que se considere a opção de uma linha de autocarro para o alto Safende uma subzona em Safende que estima-se que moram mais de mil pessoas incluindo crianças, idosos e deficientes visuais.
Com efeito submetemos ao vosso conhecimento contando que em breve teremos este serviço para melhorar a acessibilidade e o direito a cidade como estipulado pelo ODS 11 que desafia nos para cidades inclusivas.

Alto da Glória, Bela Vista e Kélem são os bairros convidados para o torneio da democracia organizado pela Associação comunitária amigos de Safende para celebrar o primeiro ano do mandato #TudoPaSafende


O torneio da democracia terá lugar no dia 28 de Abril pelas 9h no campo relvado de Safende. Na celebração que consta este torneio relâmpago a organização convidou estes 3 bairros para a festa da democracia comunitária evento acarinhado pela Comissão Nacional de Eleições que é o órgão superior da administração eleitoral a quem compete velar pela regularidade e isenção dos actos e processos eleitorais, cabendo lhe ainda a missão cívica e pedagógica no quadro do esclarecimento objectivo dos cidadãos.
A Associação Comunitária amigos de Safende é uma pessoa jurídica de direito privado independente, sem fins lucrativos criada a partir da união dos moradores e amigos de Safende com o objetivo, entre outros, de reflectir em comunidade os principais assuntos da vida comunitária nomeadamente educação, saúde, segurança, desporto, economia e coesão comunitária bem como organizar e centralizar as forças dos moradores e amigos da comunidade para representar de maneira mais eficaz interesses comuns dos moradores perante entidades parceiras nacionais e ou estrangeiras.   

Comissão Nacional de Eleições faz parceria com Associação Comunitária Amigos de Safende com fito de promover a sensibilização e consciencialização sobre a cidadania eleitoral.


A celebraçãodo primeiro ano do mandato #TuduPaSafende da actual direcção da associaçãocomunitária amigos de Safende da o mote a esta parceria com a CNE, que é o órgão superior da administração eleitoral a quem compete velar pela regularidade e isenção dos actos e processos eleitorais, cabendo lhe ainda a missão cívica e pedagógica no quadro do esclarecimento objectivo dos cidadãos, em que as actividades serão no dia 27 e 28 de fevereiro. Estão programadas uma conferência  na escola EBI (27) e no dia 28 a Manhã desportiva incluindo torneio da democracia e a noite fecha-se com a gala #TudoPaSafende tendo a comunidade educativa (especialmente os professores) como convidada especial.
A CNE participa no painel que constam as apresentações, “Do Reforço da democracia comunitária para o reforço da democracia local e nacional – a participação esclarecida e consciente” e  “O associativismo comunitário de base como resposta ao dever constitucional de participação – O papel e os desafios dos agentes comunitários hoje”. No dia seguinte 28 a manhã será dedicada ao desporto com o torneio da democracia.
A Associação Comunitária amigos de Safende é uma pessoa jurídica de direito privado independente, sem fins lucrativos criada a partir da união dos moradores e amigos de Safende com o objetivo, entre outros, de reflectir em comunidade os principais assuntos da vida comunitária nomeadamente educação, saúde, segurança, desporto, economia e coesão comunitária bem como organizar e centralizar as forças dos moradores e amigos da comunidade para representar de maneira mais eficaz interesses comuns dos moradores perante entidades parceiras nacionais e ou estrangeiras.   


Associação Comunitária Amigos de Safende (#ACAS) celebra com o bairro o primeiro ano do mandato #TudoPaSafende


Nos dias 27 e 28 de abril Safende irá acolher uma conferência  na escola EBI (27) e no dia 28 a Manhã desportiva incluindo torneio da democracia e a noite fecha-se com a gala #TudoPaSafende tendo a comunidade educativa (especialmente os professores) como convidada especial.



“Um ano depois queremos celebrar esta democracia e voto popular comunitária desafiando pessoas para a participação comunitária ciente de que  melhor democracia comunitária irá contribuir para melhor democracia local e nacional” garante nos Elisangela “Edzany” SilvaPresidente da ACAS.

A Associação Comunitária amigos de Safende é uma pessoa jurídica de direito privado independente, sem fins lucrativos criada a partir da união dos moradores e amigos de Safende com o objetivo, entre outros, de reflectir em comunidade os principais assuntos da vida comunitária nomeadamente educação, saúde, segurança, desporto, economia e coesão comunitária bem como organizar e centralizar as forças dos moradores e amigos da comunidade para representar de maneira mais eficaz interesses comuns dos moradores perante entidades parceiras nacionais e ou estrangeiras.   




quarta-feira, 17 de abril de 2019

A falta do líquido precioso - "Recorremos ao autotanque com mais custos" Janete Diniz


A falta de água é um dos problemas que tem afectado os moradores de Safende a mais 3 semanas tanto nos chafarizes como em casas, situação está que gera aflição por parte dos moradores.

Conforme Águida, uma moradora do bairro, informa ao safendeonline que não vê água nas torneiras alguns dias, a mesma reforça que a empresa Águas De Santiago (ADS) não comunicou que haveria cortes de água neste bairro.

 Moradores desta localidade mais acima mostram preocupados com esta condição e sem saber o motivo da falta deste líquido tão precioso e indispensável no dia-a-dia.

Na óptica da Tete a situação é agravante, o que deve ser feito é uma análise dos medidores de consumo para verificar se não foi contabilizado consumo inexistente e acrescenta ainda a parte da cobrança indevida mesmo sem a chegada de água (o preço cobrado é pela passagem de ar).

“O que nos tem ajudado nestes dias são os caminhões que trazem água, no entanto nem chegam a todos”, confirma Janete Diniz.

De acordo com as informações obtidas, a empresa Águas De Santiago justifica que devido a alguns constrangimentos técnicos no que tange ao problema no fornecimento de água a este bairro e que fazem o tudo para regularizar o fornecimento da mesma o mais rápido possível.
 
Os moradores afirmam, no entanto, que quantidade distribuída é insuficiente e aproveitam para deixar um apelo a Câmara Municipal da Praia dizendo da parte de reestruturação dos chafarizes, visto que nem todos possuem águas canalizada.




terça-feira, 16 de abril de 2019

"Fonoaudiologia é uma área com forte demanda pois a cada amanhecer vem-se aumentando o número de pessoas que necessita muito de atendimento." Telma Pereira


Telma Pereira uma fonoaudióloga que é uma profissional da área de saúde que trabalha na parte da comunicação humana em diferentes vertentes.


O que faz uma Fonoaudióloga?

Fonoaudióloga é aquela profissional da área de saúde que trabalha na parte da comunicação humana em diferentes vertentes (fala, escrita, voz, audição) bem como com a mastigação deglutição e respiração. Então trabalha no sentido de avaliação diagnóstica e tratamento quando houver perturbações naquelas áreas.
Por exemplo: atraso ou perturbações na linguagem oral devido a um AVC ou algum deficit cognitivo, ou simplesmente trocas devido a um não perceber das diferenças dos sons da fala, dificuldades na linguagem escrita (trocas de fonemas (letras, dislexia) problemas na voz em pessoas que a usam como instrumento de trabalho (professores, cantores, radialistas, jornalistas, peixeiras e vendedeiras e etc..., com problemas na mastigação deglutição por causa de um défice cognitivo, síndrome entre outros).
A respiração por ser um respirador oral que dificultará na sua alimentação na sua fala e posteriormente na sua escrita.

Como vê esta área em Cabo Verde?

Em Cabo Verde é uma área que existe e precisa-se muito, pois a cada amanhecer vem-se aumentando o número de pessoas que necessitam muito de atendimento. Porém ainda a divulgação da extensão da área da atuação é um pouco escassa


Como chegou a escolher esta área e como perspetivas esta área de cuidados e reabilitação em Cabo Verde?

Escolhi por acaso, sem saber de nada (com intuito de mudar do curso), no entanto, a expectativa tornou-se maior e cheio de otimismo apesar de que o governo ainda não valoriza com a abertura de concurso e contratação para descentralização de recursos e serviços.

sábado, 13 de abril de 2019

Estrada de terra - "no caso de uma urgência torna se ainda mais difícil devido a dificuldades encontrar um carro no momento" Adelça Soares



População de Safende revoltados e indignados com a situação da estrada de terra que que dá acesso as outras moradias mais adiante.

A preocupação maior dessa população é na época da chuva, onde a estrada fica empoçada de água e da lama que traz consigo muitos lixos que outrora pode causar doenças como o paludismo, dengue, zica e entre outras.

Segundo Leisa Brito a situação vai de mal a pior, p orque nenhum carro entra na parte de terra, principalmente os taxistas porque não querem sujar os táxis, ainda complementa dizendo que se saírem a noite e ao regressarem a casa basta chegar na parte de terra as pessoas seguem em frente a pé e por vezes correm o risco de serem assaltados.


A Adelça Soares acrescenta ainda que no caso de uma urgência torna se ainda mais difícil devido a dificuldades encontrar um carro no momento, por vezes as pessoas são deslocadas para o hospital a mão e num estado crítico.

Os moradores reclamam-se do problema, aproveitando para fazer um apelo “Nhos djobi na nós di safende”.

"Invistam naquilo que sentem bem e que sabem melhor fazer " Vanessa Semedo


Numa conversa aberta realizada na Associação Comunitária Amigos de Safende (ACAS) foi convidada a entrevistada Vanessa Semedo que atualmente estuda em Brasil, para falar um pouco do Bairro Amado.

Como vem sendo tua vida de estudante em Brasil?

No começo não foi nada fácil, passei por muitos problemas, não só, como também a nível de adaptação e de convivência, pois cheguei lá e depararam que no meu visto não constava todas as informações necessárias para que assim prosseguisse com a retirada dos documentos para residência. Tendo em conta que falta de informações no meu visto era de responsabilidade do pessoal da embaixada, entrei em contacto com estes e não tive bom retorno, ou seja tive que me virar para resolver tudo sozinha, foi ali que começou todo transtorno, mas graças ao meu bom Deus e ajuda da minha família consegui ultrapassar tudo.

Hoje posso assim dizer que me sinto mais tranquila e que as coisas melhoraram muito, porém as dificuldades sempre vão existir mas cabe a nós encarar isso como “apenas uma fase”, vai passar.

Estes dias que passou aqui em Cabo Verde (Safende) o que viu de diferente no bairro?

A primeira diferença que vi, foi no aspeto físico, as ruas bem embelezadas, com um “ar” mais tranquilo digamos. Um outro ponto, no que diz respeito à violência, vi que muita coisa mudou, acredito que hoje temos menos violência no bairro do que antes.
Algo que a cada dia me emociono de ver e que sempre estou a gabar, é o trabalho do grupo “safende-tudora “ Acompanho tudo que eles postam, todas as acções feitas e me sinto tão bem por saber que de certa forma faço parte.

Do que mais gostou? 


O que mais gostei foi o fato de que hoje sim safende já não é mais um bairro esquecido, já não é mais o bairro onde todos tinham receio de conhecer pelas histórias que escutavam, pela “mã fama”de ser um bairro perigoso onde os vândalos não davam sossego às pessoas que aqui pisavam, nem mesmo aos moradores do bairro, me sinto realizada quando falo que moro em safende e as pessoas não demonstram mais aquela cara de espanto, medo nem nada e aceitam isso com tranquilidade e outros até comentam sobre o bairro de forma positiva, tudo isso para mim foi uma mudança e tanto.

O que gostarias de dizer aos jovens do nosso bairro?


Gostaria de dizer, que eu me orgulho de fazer parte desse bairro e que acredito que nós juntos somos mais fortes, que prezem pela paz, segurança e sobretudo pelo amor ao nosso bairro, às nossas crianças, aos idosos e à todos aqueles que aqui residem, pois safende é um bairro cheio de talentos, peço aos jovens que cá estão para não deixar morrer o espírito de festa, cultura...tudo que desde criança me lembro fazer parte.

O Bairro mudou imenso e para melhor e aproveito para deixar um conselho aos jovens dizendo que aqueles que não se descobrirem nos estudos ou que por outros motivos não conseguiram terminar o mesmo, o meu conselho é que invistam naquilo que sentem bem e que sabem melhor fazer pois nem tudo está perdido e o nosso futuro, a nossa felicidade só depende de nós, nunca desistam do vosso sonho, sejam realizadores do mesmo e façam valer a pena cada minuto. Contem sempre com meu apoio, estarei disposta a ajudar naquilo que eu puder, um abraço grande a todos os jovens safende.


70 Anos de Declaração Universal dos Direitos Humanos



No âmbito da campanha dos “70 anos sobre a declaração universal dos direitos humanos”, a Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania (CNDHC) em parceria com a Associação Comunitária Amigos de Safende, realizou no dia 10 de abril uma conversa aberta com a comunidade de Safende. Marcaram igualmente presença elementos da CNDHC e o artista Hilário Silva que animou a conversa com a sua música “Nos Tud Tem Direito”, sob o lema “direitos humanos e a sua história”.

Segundo a Presidente da CNDHC Zaida Morais de Freitas, o ponto fulcral da conversa era dar às pessoas a oportunidade de conhecerem a história dos direitos humanos.
O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos lançou um apelo para uma reflexão intensa e profunda sobre a importância de cada um dos 30 artigos que compõem a declaração.
“Queremos que as pessoas conheçam os seus direitos e que saibam onde procurar ajuda quando estes forem violados”, realçou Zaida Freitas.
A realização dos Direitos Humanos, é um processo contínuo e permanente, e demanda o engajamento e o envolvimento do Estado, das Instituições e da Sociedade Civil.
“Para que tenhamos uma sociedade de paz e de justiça, almejada por todos, somos desafiados a desempenhar o nosso papel para que os Direitos Humanos sejam uma realidade na vida de cada um, todos os dias”, complementou a presidente da CNDHC.

O jovem Rolando Cabral frisou a importância da educação. Ele afirmou que muitas vezes, muitos alunos abandonam os estudos por falta de recursos financeiros. Em jeito de questionamento Cabral diz que “No artigo 26 está citado a educação de qualidade, mas só podemos estudar se tivermos dinheiro. Se os pais não têm um emprego como é que podem custear os estudos dos filhos”?
Zaida Freitas afirmou que ainda há muito por fazer no que tange aos artigos. Ela salientou que é importante reconhecer os ganhos alcançados desde a criação da declaração, como construção de centros de saúde que antes não existia, escolas, entre outros.
A presidente da CNDHC apela a todos os cidadãos para que façam a sua parte, defendendo os direitos humanos.

Mandela Washington Fellowship


 Uma sociedade de paz e de justiça

Os jovens que participaram no programa norte-americano Mandela Washington Fellowship (YALI 2016) promoveram, nas cidades da Praia e no Mindelo, uma formação sobre a participação cívica destinada a 52 jovens das duas cidades com idades compreendidas entre os 18 e os 40 anos. O limite era de 30 anos, mas abriram uma exceção para pessoas com mais de 30 anos que estavam interessadas em participar.
Os participantes tiveram um financiamento de 1000 dólares cada grupo. Fizeram três grupos na Praia e dois em São Vicente para desenvolver um projeto ligado às áreas do curso.

Alveno Soares (ativista social) Yali Alumni que participou no programa ressalta que na área de Liderança Cívica conseguiram concorrer para o financiamento do projeto dentro do património do Estado.
“Foi uma iniciativa própria, concorri para um fundo chamado “Paz” que é de ajuda direta do Departamento do Estado Norte-americano juntamente com Bernardino Gonçalves da comunidade de Safende. Conseguimos um financiamento de 12000 mil dólares para desenvolver um curso no Mindelo – São Vicente e na Praia - Santiago”, afirmou Soares.

O curso de direitos humanos tinha três módulos-chave: participação cívica, igualdade de género e proteção ambiental. Na ótica de Alveno Soares esses são os três pilares fundamentais para uma boa convivência.
O primeiro módulo, realizado em dezembro, versou sobre os Direitos Humanos e visou dar a conhecer, de uma forma geral, os direitos que pertencem a todos, pelo facto de serem seres humanos, por um lado, e, por outro, fazer com que os jovens cultivem e respeitem esses mesmos direitos universais. A ação de formação foi coordenada pela CNDHC (Comissão Nacional para os Direitos Humanos e Cidadania) e realizou uma campanha sobre os “70 anos de declaração universal dos direitos humanos” em parceria com a Associação Comunitária Amigos de Safende.  


Neste âmbito foi realizada no dia 10 de abril de 2019 uma conversa aberta com a comunidade de Safende e os demais presentes como elementos da CNDHC, com o artista Hilário Silva que animou a conversa com a sua música “Nos Tud Tem Direito”, sob o lema “direitos humanos e a sua história”.

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos lançou um apelo para uma reflexão intensa e profunda sobre a importância de cada um dos 30 artigos que compõem a declaração.
“Queremos que as pessoas conheçam os seus direitos e que saibam onde procurar ajuda quando estes forem violados”, realçou a presidente da CNDHC, Zaida Freitas.
A realização dos Direitos Humanos, é um processo contínuo e permanente, e demanda o engajamento e o envolvimento do Estado, das Instituições e da Sociedade Civil.
“Para que tenhamos uma sociedade de paz e de justiça, almejada por todos, somos desafiados a desempenhar o nosso papel para que os Direitos Humanos sejam uma realidade na vida de cada um, todos os dias”, complementou a presidente da comissão.
A presidente apela a todos os cidadãos para que façam a sua parte, defendendo os direitos humanos.

De acordo com um dos mentores da iniciativa, Bernardino Gonçalves, o segundo módulo do curso de direitos humanos, foi lançado em outubro, com o objetivo de melhorar o conhecimento dos jovens em várias áreas relacionadas com os direitos humanos.
“O segundo módulo pretende despertar nos jovens a importância de ser um cidadão ativo e participativo nos diversos domínios, mas, também, despertar os ideais que norteiam uma boa cidadania, a fim de poderem ser cidadãos mais conscientes e participativos no processo de desenvolvimento local e comunitário”, realçou Bernardino Gonçalves.
O curso visava trabalhar os componentes teórico-prático, despertando os jovens para praticarem e investirem no que realmente gostam utilizando os direitos humanos.
Um dos aspetos de realce tem que ver com as artes plásticas. Neste sentido, foi produzido vários quadros feito por um dos participantes no referido curso. O quadro espelha um jovem artista que expressa as suas emoções através da pintura, levando em conta a igualdade de género.

          

Igualdade de Género e Proteção Ambiental foram outros temas abordados durante a formação.
No final, foram realizadas duas sessões de elaboração de projetos e os participantes desafiados a apresentar projetos para financiamento após o curso.
O projeto contou com as parcerias da Comissão Nacional dos Direitos Humanos e Cidadania, Associação Cabo-verdiana Alumni dos Estados Unidos da América (ACA-EUA), Embaixada dos Estados Unidos da América em Cabo Verde, Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género (ICIEG), Academia Livre de Artes Integradas do Mindelo (ALAIM), Espaço Aberto Safende (EAS) e a Plataforma Djunta Mon.




segunda-feira, 1 de abril de 2019

Dia 02 de Abri 16h na escola EBI de Safende venha saber mais sobre oportunidades de inclusão social

A Associação comunitária amigos de Safende convida os responsáveis das famílias do bairro e a população em geral para uma sessão de apresentação do cadastro e outras oportunidades de inclusão  a ser moderado pelos técnicos da direcção geral de inclusão social, no dia 02 de abril as 16h em Safende.

Parceria Embaixada dos Estados Unidos, NOSI, CMP, as Nações Unidas, o concelho da comunidade e a associação comunitária amigos de Safende oferece praça digital ao bairro amado – Safende



O projecto que necessita de um investimento de 500 mil escudos está disponível e o trabalho de implementação inicia logo na quarta feira dia 03 de abril.

A praça digital de Safende será na Praça Capela, um local simbólico e bastante querido pelos moradores que no dizer de muitas pessoas “é um local de paz” no bairro. Com cadeiras a precisar de qualificação e também algumas plantas contamos que os embaixadores urbanos de Safende possam dar contribuição para torna lo mais acolhedor e assim estar em melhore condições para que as pessoa tenham livre acesso a net para trabalho, pesquisa, lazer e comunicação com familiares no estrangeiro. 

A rede WiFi estará permanentemente disponível e só poderá ser desligada o router com assinatura da Sra Presidente Edzany Silva, com aviso prévio aos moradores, com cinco dias de antecedência para não causar constrangimentos nos utilizadores que contam com a internet para ter acesso a net.

O bairro, maioria jovem, e grande parte desempregada agradece pela oportunidade e vê aumentar chances de ter acesso a conhecimento e informações que possam lhes ajudar a aumentar nível de empregabilidade.
Safende e sua gente em primeiro lugar, net para todos.

Formação de Customização em Safende


A Associação comunitária amigos de Safende, realizou uma formação de Capacitação de Customização para os jovens da Comunidades, no Espaço Aberto das 15 as 18 horas.

Esta formação foi dirigida pela moderadora Jéssica Costa com o objectivo de aumentar as chances das pessoas terem alternativas a fim de gerarem o seu rendimento e contribuir para diminuir assistencialismo no Bairro.

A iniciativa é da Associação comunitária amigos de Safende que conta com a colaboração de jovens do Bairro e o curso teve nota excelente dos participantes e da moderadora.



Até já Março, ola Abril - Safende sempre em primeiro lugar


Caro Safendense
No mês de março aconteceram algumas e belas coisas no nosso amado bairro. O verbo foi conjugado em elas e atraiu também eles. A  agrade a todos e mantem o apelo, todos, todos sem excepção são chamados a entrar no comboio da intervenção comunitária. Ninguem se sinta excluído. É errado a tentação de escolher no dedo quem pode integrar a associação comunitária. Não é associação comunitária. É outra coisa pois a associação comunitária tem dirigentes sim, votados livre e transparente, mas o corpo é formado por todos que quiserem automaticamente. Intervenção comunicatória é “tubuku Chando, ka mesti licença nem ba fala cu ninguém favor”.

Em abril a mesma determinação e responsabilidade. Daremos particular atenção a comunidade educativa – as pessoas estão em primeiro lugar – os alunos, os professores e todo o corpo dos funcionários, e a infraestrutura física escolar (sim podemos, com ajuda de parceiros!). Vamos assinalar ainda o primeiro aniversário do mandato da actual direcção da Associação comunitária Amigos de Safende a Chapa #TuduPaSafende, vencedora das eleições comunitárias em abril 2018. 

Estaremos também apresentando a estratégia de comunicação da ACAS para o bairro amado. Vamos recolher 1000 assinaturas para pedir a linha 15, autocarro para Alto Safende. Como vês caro morador, mudamos, o foco é #TuduPaSafende, por todas as razões! Vem você também, transformarmos a tua ideia em serviço / produto a favor do bairro e suas gentes. Contaremos com todos os parceiros do bairro e fora do bairro, pondo sempre Safende e os moradores no primeiríssimo plano. Queremos Safende Feliz!