quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Encerramento da Formação realizada no âmbito do Projeto “Informar e formar para proteger Safende”, apoiado e Financiado Pelo CCS-SIDA/Fundo Global, a ter lugar na #KAZADAMIZADI

 


 

Encerramento da Formação realizada no âmbito do Projeto “Informar e formar para proteger Safende”, apoiado e Financiado Pelo CCS-SIDA/Fundo Global, a ter lugar na #KAZADAMIZADI Safende, pelas 14:30 hoje dia 23 de setembro.

 Informar, consciencializar e capacitar 500 moradores para mudança de comportamentos e atitudes face as ISTs, VIH-SIDA e o novo corona vírus COVID-19 nas diversas subzonas do bairro é a proposta a ser implementada pois Cabo Verde contabiliza hoje mais de 5000 casos de Covid19 sendo mais de 500 ainda activos. Esta situação exige de todos e cada um atitudes assertivas. A assertividade nas atitudes num bairro como o nosso não é automática porquanto as pessoas se veem em tensão entre a busca pela sobrevivência e a necessidade de informações adequadas. Uma formação e informação de qualidade ajuda a mitigar este risco. As outras situações que sempre enfrentávamos como comunidade não desapareceram com o COVID19 tal como as IST e o VIH em particular. Assim justifica-se aproveitar de toda a experiencia acumulada de intervenção comunitária e dar um contributo necessário a saúde comunitária com animadores capacitados especificamente para esta tarefa, uma ampla campanha comunitária capaz de engajar e transformar a comunidade para a auto responsabilidade e adoptarmos um estilo de vida condizente com as altas restrições que a Covid19 nos impõe.

A Associação Comunitária amigos de Safende é uma pessoa jurídica de direito privado independente, sem fins lucrativos criada a partir da união dos moradores e amigos de Safende com o objetivo, entre outros, de reflectir em comunidade os principais assuntos da vida comunitária nomeadamente educação, saúde, segurança, desporto, economia e coesão comunitária bem como organizar e centralizar as forças dos moradores e amigos da comunidade para representar de maneira mais eficaz interesses comuns dos moradores perante entidades parceiras nacionais e ou estrangeiras.