Papa foi a Roma rezar por todos os doentes
O Papa deslocou-se hoje à Praça de Espanha, no centro de
Roma, para rezar junto da imagem de Nossa Senhora, na solenidade da Imaculada
Conceição, evocando os doentes de todo o mundo.
De acordo com o jornal ECCLESIA, a tradicional visita
realizou-se este ano de forma privada, para evitar aglomerações, por causa da
pandemia, informou o Vaticano.
“Em oração, pediu à Mãe de Jesus que guarde Roma e seus habitantes, confiando-lhe todos os que na cidade e no mundo, sofrem com a doença e o desencorajamento”, refere a nota da sala de imprensa da Santa Sé enviada aos jornalistas.
Francisco chegou ao local pelas 07h00 (menos uma em Lisboa), num dia de chuva, e depositou um ramo de rosas brancas na base da coluna onde se encontra a imagem de Nossa Senhora.
Cerca das 07h15, o Papa deixou a Praça de Espanha e foi até à Basílica de Santa Maria Maior, onde rezou diante do ícone de Maria ‘Salus Popoli Romani’ e celebrou a Missa na capela do presépio.
Mas, muito antes de ter sido considerado um dogma, a celebração da festa universal já havia sido decretada em 1476 pelo Papa Sisto IV.
Em 25 de março de 1646, o rei D. João IV organizou uma cerimónia solene, em Vila Viçosa, para agradecer a Nossa Senhora a Restauração da Independência de Portugal em relação à Espanha.
Foi até a igreja de Nossa Senhora da Conceição, declarando-a padroeira e rainha de Portugal. Desde este dia, mais nenhum rei português usou coroa na cabeça, privilégio que estaria disponível apenas para a Imaculada Conceição.
Importa referir que durante séculos, o Dia da Mãe era
comemorado no dia 8 de dezembro, tendo sido mudado para maio, por ser
considerado o mês de Nossa Senhora.egressar ao Vaticano.
Rita Ramos.