sábado, 27 de fevereiro de 2021

Em primeira pessoa - Larinha Alves - coordenadora da KazaDamizadi, sede da associação comunitária amigos de Safende


Do alto da sua timidez que contraria com o grande coração e crescente sentido de serviço comunitário Larinha Alves conta nos:

O momento mais desafiante para mim neste primeiro ano de coordenação sem dúvida foi a imposição do confinamento por causa da covid 19, os problemas que ela trouxe, as limitações, os medos e as incertezas de conseguir dar respostas às necessidades da comunidade. Estamos a falar de 6154 pessoas que batalham todos os dias e a maioria mães chefe de famílias, sim foi e ainda continua ser difícil a situação, mas a nossa comunidade é forte e de muita coragem. Uma comunidade que sofre mas não desiste.

Durante o confinamento a liderança da ACAS, os amigos da Associação,  Voluntários com destaque para a nossa Presidente Edzany não paramos. Colocamos em primeiro lugar o bem estar da nossa comunidade, do nosso bairro amado,e graças a Deus posso dizer isso: conseguimos suportar mais de 500 Familias do bairro, se adicionarmos a parceria com a Camara chegamos a 1191 vezes nas familias, contemplando 25% da população de Safende. A associação teve a preocupação de chegar numa comunidade da Costa da África, uma comunidade do interior de Santiago,alem de um outro bairro da cidade mais vulnerável. Também Safendenses noutros bairros.



A maior aprendizagem que tive durante esse ano foi de partilha, aprendizagem, ouvir ,compreender, conhecer mais o nosso bairro a nossa gente, as suas dificuldades, mágoas mas também a sua coragem persistência, resiliência,  o djunta mo e fé que um dia o bairro possa desfrutar das suas potencialidades para que haja mais desenvolvimento e o principal, mais segurança para que todos se sintam seguros dentro e fora das suas casas.

O meu dia- dia  como coordenadora na Kazadamizadi;  as 9h chego a kasadamizadi, pois tenho dois adultos a cuidar e criança para deixar na escola, Juntamente com o Ivano, limpamos o espaço, mesas e cadeiras, acolhemos as crianças. Sempre tem pessoas que vão conhecer o nosso trabalho, páro para acolher e falar ou escutar. Dificilcemte estou na Kasadamizadi de manhã a tarde, pois quando não tenho agenda fora ocupo com ida ao terreno, para ver as pessoas, ouvi las, senti las. Quando tem uma ocorrencia importante faço questão de ir pessoalmente pois tem detalhes que escapam e que só damos conta se formos fisicamente. Sempre temos formações para elevar culturalmente a nossa comunidade. Nós  não paramos, sempre há  actividades e isso que da vida a comunidade. É isto que nos faz diferentes como espaço de intervenção que segue ritmo e vida comunitária.


O que me mantém na Kasadamizadi é amor ao bairro e querer servir e ver Safende no top. Quero ver o meu bairro como grande exemplo de luta e persistência, uma referência do mundo ao nível de intervenção comunitária.

Eu vejo a kasadamizade daqui mais um ano muito melhor. Temos conseguido várias conquistas muito positivas para o bairro. Eu acredito que daqui a um ano o bairro terá uma nova cara ,mais dinâmica, mais segurança e mais desenvolvida.



Para mim todos os projectos  são importantes. Mas ter um Balcão da casa de cidadão pra mim é muito importante porque  trará mais importância ao bairro, facilitará as pessoas do bairro este serviço de qualidade. Tenho no coração o acompanhamento escolar, daqui vemos um futuro diferente para o bairro atraves destas crianças. 

Gestão de parceiros é uma necessidade...posso dizer que estamos bem mais precisamos melhoras porque  eles fazem parte desse processo, são importantes para nós. Temos um amor incondicional pelos moradores, que são a razão da nossa existencia e a medida de prova se estamos ou não no caminho certo. Gostamos que a população venha a KazaDamizadi, sentar, conversar, olhar, criticar e pegar para fazer!

A equipa é jovem mas dinâmica. Estamos e vamos conseguir ser uma equipa  forte, cada vez mais forte e mais capaz. Sou grata a esta equipa porque sem ela nada seria possível, é uma equipa que está sempre disponível a servir  o bairro.

Eu queria agradecer a todos que fazem parte desse lindo projecto que sempre acreditaram em nós. Nu fazi o que nunca foi feito li. Para este ano queremos ter como lema "Fazer bem o que tem que ser feito"



terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Covardes na posse ilegal de arma atiram contra mãe a caminho do trabalho


Dois meliantes aparentemente com idade entre 20 a 25 anos dispararam com "BokaBedju" acertando no braço de uma moradora a caminho do trabalho, hoje 23 de fevereiro. A tentativa de assalto que terminou com este disparo felizmente não fatal aconteceu hoje antes das 8h da manhã concretamente nas imediações de BokaRubera. 

Desde algum tempo que os moradores desta parte do bairro tem manifestado inquitações com movimentos e assaltos perpetrados por jovens, alguns deles referenciados já na Policia, pelos muitos assaltos e "filmes" de jovens adolescentes inconsequentes que nem "polpa" sabem limpar correctamente. 

Dias atrás ocorria acesa discussão entre moradores, com alguns a notar que diminuiram eventos de assaltos no bairro e outros a negar que não, que apenas tinha sido deslocalizado dentro do bairro - de um ponto para outro ponto, outros ainda indicaram que teria sido uma aparente calmaria e que por isso nem a população nem as autoridades devem baixar a guarda.

O bairro tem tentado agir em bloco contando com forças vivas no bairro e outras entidades, mas infelizmente os gatunos tem feito "gato sapato" a vida dos moradores. Não poucas vezes moradores mais afoitos ja levantaram a possibilidade de ser aplicado “corrective” a bandidinhos abusados que tem conscientemente aproveitado da boa fé e do respeito pela lei (confiar na justiça) da população para fazer das suas. Isto exige um fim! Liberdade de circulação aos moradores cumpridores! Só isto! Liberdade de poder sair de casa e ir trabalhar em paz!! Isto apenas!

Dino

" Queremos desafiar a cada morador a fazer a sua parte, para que tenhamos um bairro tranquilo." Conselho de Governança Comunitária de Safende


 Estimados moradores e amigos de Safende

A todos quantos se preocupam com a nossa amada zona e sua gente.

 

O ano de 2020 foi um ano particularmente difícil. Além do COVID, com as suas duras consequências, perdemos 4 jovens que morreram de forma violenta nas ruas. Junto com estes jovens muitas vidas foram afectadas incluindo filhos menores.

Seria de esperar que a pandemia, associada com a vivência da comunidade na luta diária, fossem desafios suficientes.

Temos constatado um clima de insegurança e medo, alimentado por aumento de assaltos, inclusive a luz do dia. Perante estas evidências, o Conselho de Governança Comunitária, espaço de partilha e coordenação das intervenções comunitárias, representadas por forças vivas do bairro e no bairro, depois de reflectir olhando para a realidade actual, quer juntar as vontades e capacidades de todos e cada um dos moradores para juntos vencermos este momento difícil.

Queremos reafirmar que é possível reconstruir um Safende seguro  e solidário para com todos e especialmente, os que têm menos condições.

Queremos desafiar a cada morador a fazer a sua parte, para que tenhamos um bairro tranquilo.

Cada um de nós individualmente, numa organização e ou instituição pode colaborar estando mais vigilante, protegendo a si próprios e aos outros com comportamentos assertivos e não violentos. Temos o dever de proteger, nossos familiares, vizinhos e amigos e incentivando nos a termos condutas que favoreçam a fraternidade e a confiança comunitárias.

Temos forte convicção de que estamos a interpretar bem a vontade profunda de todos os moradores de sermos uma parte desta solução. Nos próximos dias e ao longo do ano, somos todos chamados a um novo compromisso com Safende. Serão realizadas diversas intervenções, num espirito colaborativo E ARTICULADO, para reforçamos a vivência da paz e vencermos a insegurança que ainda está activa em Safende.

Nosso apelo é que o engajamento de cada um deve ser agora. Ja estamos envolvendo responsáveis e autoridades a todos os niveis para prevenção e controlo da situação. Aos moradores que ja estão engajados solicitamos um esforço adicional. A si que podes estar mais ou menos distante dos desafios e das necessidades do bairro queremos dizer te que o nosso sucesso como comunidade será realidade com o seu engajamento "apartir de gossi". Um novo presente para o futuro do bairro amado.

É POSSÍVEL SAFENDE

Conselho de Governança Comunitária

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Os negócios - Pratex, Skola Nela e Minimercado Reis&Reis - formam o trio de abertura da I Semana de Negócios de rua - Safende Street Business


A primeira Semana dos Negócios de Rua - Safende Street Business arranca esta tarde 22 fevereiro, as 17h na KazaDamizadi. No programa de abertura consta uma conversa aberta que tem como oradores 3 empreendedores do bairro, em representação de 3 empresas da comunidade: A Pratex é uma plataforma que oferece soluções profissionais multi-serviços que garantem a eficácia na prestação de serviços às empresas e pessoas, representada por Ivan Moreira; a SkolaNela é uma empresa de prestação de serviço no ramo de cartas de condução. Foi aberto no ano 2001 que era sociedade unipessoal ate 2013 e de 2014 a esta data é sociedade, Lda, de mãe e filhos, representada por Eulália "Nela" Moniz; e o Minimercado Reis&Reis que abriu em 2007, uma sociedade por quota Marido e Mulher, representado por Augusto Reis.

Esta iniciativa basea-se no facto de que os Negócios de Rua (Street Business) têm em Cabo Verde, particularmente na cidade da Praia, um impacto direto na geração de rendimentos que permitem o sustento de um número significativo de famílias. Os bairros que compõem a cidade capital do arquipélago, sáo um mix entre o negócio informal e o micro empreendedorismo, criando assim um ambiente de negócios caracterizado pela informalidade, naturalidade e muito sacrifício.  O seu impacto, além da criação de auto emprego, empregos não remunerados de familiares e amigos, é visível no aumento da auto estima e na segurança alimentar comunitária.

Atendendo ao facto de 98% do tecido empresarial Cabo-verdiano ser composto por micro, pequenas e médias empresas, sendo essencialmente composto por micro e pequenas empresas, que representam cerca de 92%, o microempreendedor, o vendedor ambulante ou aquele que consegue o auto-sustento em negócios caseiros, merecem uma atenção especial e o acesso a instrumentos de capacitação e gestão que lhes permitam aprimorar a sua oferta e consequentemente conseguir obter mais condições financeiras para o seu negócio.

Por outro lado, o desemprego jovem nos bairros menos ao centro poderá ser colmatado com a criação de oportunidades de desenvolvimento de negócios adaptados à realidade existente.

Na I Semana de Negócios de Rua, a Associação Comunitária Amigos de Safende dá continuidade ao levantamento sobre os negócios existentes no bairro para melhor capacitar e acompanhar os empreendedores de micro-negócios e negócios informais. Capacitação, Conferências e feira são as atividades que vão marcar a I Semana de Negócios de Rua em Safende.

Redacção SO

I semana de negócios de Rua - Safende Street Business em Safende -22 a 27 de fevereiro


A Associação ComunitáriaAmigos de Safende promove a I Semana de Negócios de Rua Safende Street Business sob o lema  capacitar, empenhar e colaborar para melhorar a coesão económica e social em Safende, bairro amad. A organização acredita que Juntos podemos criar novos e inovadores mecanismos de formação, capacitação e acompanhamento direcionado ao setor empresarial informal, proporcionando um espaço de diálogo, trocas de experiências e promoção de micro-negócios e negócios informais.

Esta iniciativa basea-se no facto de que os Negócios de Rua (Street Business) têm em Cabo Verde, particularmente na cidade da Praia, um impacto direto na geração de rendimentos que permitem o sustento de um número significativo de famílias. Os bairros que compõem a cidade capital do arquipélago, sáo um mix entre o negócio informal e o micro empreendedorismo, criando assim um ambiente de negócios caracterizado pela informalidade, naturalidade e muito sacrifício.  O seu impacto, além da criação de auto emprego, empregos não remunerados de familiares e amigos, é visível no aumento da auto estima e na segurança alimentar comunitária.

Atendendo ao facto de 98% do tecido empresarial Cabo-verdiano ser composto por micro, pequenas e médias empresas, sendo essencialmente composto por micro e pequenas empresas, que representam cerca de 92%, o microempreendedor, o vendedor ambulante ou aquele que consegue o auto-sustento em negócios caseiros, merecem uma atenção especial e o acesso a instrumentos de capacitação e gestão que lhes permitam aprimorar a sua oferta e consequentemente conseguir obter mais condições financeiras para o seu negócio.

Por outro lado, o desemprego jovem nos bairros menos ao centro poderá ser colmatado com a criação de oportunidades de desenvolvimento de negócios adaptados à realidade existente.

Na I Semana de Negócios de Rua, a Associação Comunitária Amigos de Safende dá continuidade ao levantamento sobre os negócios existentes no bairro para melhor capacitar e acompanhar os empreendedores de micro-negócios e negócios informais. Capacitação, Conferências e feira são as atividades que vão marcar a I Semana de Negócios de Rua em Safende.

Redacção SO

Fundo Safende padece com consequencias das obras paradas - Vale de Safende inacabada

 Há precisamente um ano foi iniciada a obra vale (de drenagem) de Safende que visava corrigir curso de agua e melhorar acessibilidade desta parte do bairro. Com efeito foi desviado a estrada para uma vi alternativa. Compreensivel no primeiro e momento e a população estava a contar que fosse um sacrificio momentaneo até conclusão das obras, embora a estrada alternativa não oferece condições alem de estreita é esburacada nada convidativo para as viaturas. Por exemplo pessoas que tem viatura propria usam porque “ka tem ramedi” e taxis raramente querem vir mesmo a bom preço.

Sem falar das consequencias desta obra inacabada que já provocou queda de pessoas alem de acumular lixo ali.

Aumenta a preocupação pelo facto de que o plano de actividade aprovada na sessão de janeiro parecer não contemplar esta obra pelo menos ao nivel do debate público, estando a ser aguardado a publicação no Boletim oficial deste instrumento de gestão da cidade. A população indignada pede que a Camara Municipaç tome conta desta situação que ja vem arrastando e com consequencias a todos os niveis na população, dando uma resposta a esta mesma população que não tem culpa da alternancia governativa no maior municipio do país.

 



Redacção SO

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Safende acolhe a I edição da Semana de negócios de rua - Safende Street Business marcada para 22 a 27 de fevereiro


 A primeira edição da Semana de negócios de rua vai acontecer em Safende de 22 a 27 de fevereiro 2021. Uma proposta da Cabo Verde Global Business que vai de encontro a agenda do bairro no seu eixo estratégico Economia comunitária.

Os Negócios de Rua (Street Business) têm em Cabo Verde, particularmente na cidade da Praia, um impacto direto na geração de rendimentos que permitem o sustento de um número significativo de famílias. Os bairros não centralizados que compõem a cidade capital do arquipélago, é um mix entre o negócio informal e o micro empreendedorismo, criando assim um ambiente de negócios caracterizado pela informalidade, naturalidade e muito sacrifício.

No dizer de Elizandra Barbosa "a Cabo Verde Global Business tem vindo a realizar pesquisas etnográficas em alguns bairros da cidade da Praia, com foco em grupos sociais que se definem pelo empreendedorismo informal." O maior desafio residiu até então no estabelecimento de parcerias comunitárias que viabilizassem a continuidade do processo de pesquisa e investigação, como também o arranque de um projeto piloto com um grupo de microempreendedores, onde o foco principal é a formação, capacitação e acompanhamento empresarial, conforme a mesma.

A escolha da zona amada para ser o terreno desta concretização é segundo a nossa interlocutora porque "Consideramos Safende um exemplo de desenvolvimento comunitário a nível nacional, como também a nível internacional, principalmente no contexto africano.

A educação financeira é um dos pilares estratégicos do bairro, foi o que nos ligou à Associação Comunitária Amigos de Safende e o que permite-nos hoje unir as nossas sinergias e as nossas redes numa visão partilhada: contribuir para melhorar a coesão económica e social de Safende."

Barbosa está certa que  "Safende poderá funcionar como um modelo de desenvolvimento sócio económico e levar a sua “expertise” a outros bairros da Praia e do país."

Como resultado espera-se a criação de uma rede de micro-empreendedores do bairro amado e consequentemente um espaço de diálogo e networking empresarial comunitário.

 A médio e longo prazos, esperamos ter informações e conhecimento para o estudo de novas tendências para o desenvolvimento sócio-económico da cidade da Praia. 

"Acreditamos nas pessoas de Safende" conclui Elisandra Barbosa CEO e Co-fundadora da empresa Cabo Verde Global Business onde também desempenha funções de Consultora em Negócios Internacionais e Gestora de Projetos.


segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Negociações com moradores e trabalhos de correcção da via alimentam sonho dos moradores da linha15 para Alto Safende em Março 2021

 


A saga pela linha15 conheceu reinvindicação organizada desde março 2019 no quadro da realização da iniciativa cada bairro o seu ODS na zona amada em que foi debatido com profundidade o ODS 11 em particular e  o direito a cidade pelos moradores de Safende em geral.  Concluiu-se facilmente que o direito a cidade em Safende exige que algumas condições sejam criadas. De facto, os moradores em  Ribeira d´agua, Alto e fundo Safende sem a #linha15 não tem garantido acessibilidade e o direito a Cidade. 

Desencadenou-se assim um longo processo de recolha de assinaturas e contactos por todas as vias com os responsáveis da Camara Municipal e a empresa SolAtlantico. Inumeras visitas de terreno foram estabelecidas, reunião com a escola EBO e professores, igualmente manifestação de descontentamento pela população. Mais recentemente esforços do Policiamento comunitário e a direcção de infraestruturas contribuiram para que o desiderato estivesse mais próximo da sua realização. A população aguarda com esperança que março 2021 seja o tempo da linha efectivamente arrancar!

O bairro de Safende localizado a norte da Cidade da Praia, delimitado pelos bairros de Vila Nova, Calabaceira, Ponta D’Agua e Achada S. Filipe, é um bairro caracterizado maioritariamente pela ocupação espontânea iniciada nos anos 70. Com uma população estimada de 6.154 habitantes, repartidas por 1.499 famílias, Safende é o 6.º bairro mais populoso da capital do país.

KazaDamizadi recebe conversa aberta " O papel da alimentação na prevenção do Cancro" promovida pelo Centro de Saúde de Ponta D´Agua

 


O Enquadrada na sua estratégia de garantir que a saúde chegue a todos de forma digna o Centro de Saúde de Ponta D´água  está a fazer neste ano 2021 deslocações  semanais  à  comunidade da sua area de abrangência. No caso de Safende a palestra sobre " O papel da alimentação na prevenção do Cancro" vai marcar o inicio da iniciativa a ter lugar hoje, 15 de fevereiro, as 10h na #KazaDamizadi, em parceria com a Associação Comunitária Amigos de Safende. Vai ser dirigida pela Nutricionista Carla Correia.

Segundo as principais instituições de saúde pública, 30 a 40% dos cancros podem ser evitados com uma dieta apropriada e prática de exercício físico. Pela complexidade da doença não existe uma única resposta, alimento ou nutriente capazes de prevenir o cancro, mas está provado que uma alimentação variada em vegetais, frutas, cereais integrais e leguminosas ajuda a reduzir o risco de vários tipos de cancro.

Redacção SO



sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

Equipa da KazaDamizadi desdobra se em contactos com instituições para fortalecer parceria em favor do bairro

 

 


A Equipa da KazaDamizadi consciente do grande potencial que tem a intervençáo de base comunitária que coloca os Safendenses na linha da frente do desenvolvimento de Safende procurou contactar entidades e instituições para melhorar a eficacia do serviço comunitário.

Uma das instituições foi a CCAD que serviu entre outros para propor lhes visita KazaDamizadi e integrar equipa multidisciplinar em processo de construção visando canalizar as diversas valencias e capacidades existentes para melhor abordagem a problemática do alcool e outras drogas na comunidade destacando a prevençao e a reinserção sobretudo.

O ICCA também foi outra entidade em que procurou se retomar um velho e importante parceiro com um histórico interessante de serviço na comunidade. A direcção da kazadamizadi entende a necessidade de resgatar a boa colaboração que é possivel ser feita visando melhor protecção das crianças em Safende.

Encontrou-se ainda com a a associação Maracana que está baseada em Ponta D´Agua cujo trabalho reconhece-se como de grande mais e valia. Procurou sobretudo escutar a experiencia de gestao dos parceiros, a sustentabilidade e o foco organizacional.

Ambas as entidades em pauta agradeceram a cordialidade e se disponibilizaram para manter uma presença e abertura para aprofundar relações de cooperação com a Kazadamizadi. Recorde-se que a Kazadamizadi é e sede da associação comunitária amigos de Safende e assume-se como uma nova e outra forma de intervenção comunitária no bairro amado colocando se a disposição da zona toda e fazendo questão que a experiencia e a aprendizagem do processo comunitário em Safende seja ocasião de crescimento para jovens e quadros do bairro.

 

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Edmeia Silva é a cara do acompanhamento escolar na #KazaDamizadi

 


Edmeia Silva (Edy Boss) faz parte da terceira geração, a tal geração que nasceu em Safende, que é capacitada e que testemunhou o florar do associativismo de base comunitária, portanto sente pessoalmente interpelada a participar, não aceita ser secundarizada e tem consciencia que está em suas mãos o salto de qualidade em Safende. 

Edy cumpre a alegria de servir Safende no acompanhamento escolar as crianças na #KazaDamizadi. Partilha connosco que as dificuldades mais presentes nos alunos que acompanha são: leitura e escrita. “ Temos alunos do 5° e 6° sexto ano que não sabem ler e escrever como deveriam", lamenta a jovem.

Confiante Edy diz nos que “ estamos indo bem, temos livros suficientes e de alguma qualidade para praticar a leitura que de momento é o que mais precisam. Determinada, a mesma diz que apesar de conviver com grande movimentação das outras atividades na kazadamizadi “não perco o foco” no suporte as crianças.

Edy tem esperança que com actividades como  visitas  de estudos e também tardes de lazer com jogos educativos, poderiam permitir as crianças divertir e aprender ao mesmo tempo.

Para a nossa jovem competente e de facil trato Servir na kazadamizade é “kes kuzas ki dinheru ka ta cumpra”, significa partilha de conhecimentos e adquirir conhecimentos.


terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Gil Moreira pretende lançar projeto denominado “ Roda di Mudjer ” em parceria com a ACAS e ICIEG

Gil Moreira tenciona lançar projeto “RODA DI MUDJER”, ou Roda das Mulheres, tendo a Associação Comunitária Amigos de Safende  (ACAS) e o Instituto cabo-verdiano de Igualdade e Equidade do Género (ICIEG) como um dos principais parceiros para a execução dos primeiros passos.

Segundo o mesmo, as mulheres têm funcionado muito em roda, “ na fonti ta laba ropa, na podjal ta conta ses vivencia,” e sobretudo porque a roda representa um circulo que gira,  leva  e traz informações

Morreira disse que a roda vai ser composta por um grupo de mulheres do bairro de Safende, o mesmo considera que estas mulheres são uma representatividade forte, primeiramente para Safende, de seguida levando a imagem desta comunidade para fora.  

“Trouxe este projeto para ser nosso “di nós”, porque para ser realista não consigo alavancar com este projeto sozinho. A condição máxima que tenho neste momento é a força da execução” justificou.

Nesta linha, o membro da ACAS Bernardino Gonçalves, afirmou que a ideia do projeto vai ao encontro daquilo do conceito da intervenção comunitária que é defendido pela ACAS.

“Esta intervenção é pegar numa pessoa de Safende, que se encontra em uma determinada situação e transformar numa pessoa melhor do que era antes, então vamos criar todas as condições necessárias para acolher este projeto” rematou Gonçalves.

Gil Moreira, professor da Cultua Cabo-verdiana e trabalha na escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde n
o Campo Social e Investigativo.

 

 Rita Mota Ramos/ EMarlize Borges

 

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Team Building - na KazaDamizadi - a nossa equipa não nasceu eficaz, vai se tornando eficaz

 


Semanalmente as segundas feiras a equipa da KazaDamizadi reune-se para o olhar de conjunto. Nesta segunda feira 8 de fevereiro a sessão teve como reforço o tema TEAM BUILDING.
O formador Bernardino Gonçalves partilhou de forma entusiastica e competente que " Team building é um conjunto de técnicas e atividades destinadas a fortalecer os laços entre os integrantes de um grupo, com o objetivo de transformá-lo num time coeso, que trabalha de forma colaborativa, tem objetivos comuns e compartilha informações e conhecimentos"






Com isso, a motivação, o engajamento, a criatividade, a inovação e a produtividade tendem a aumentar e a equipa ser mais eficaz, trazendo excelentes resultados para a organização, defendeu.

É este o motivo que a equipa da Kazadamizadi reconheceu a necessidade de ter capacitação nesse tema e contribuir para que se possa fortalecer os laços entre todos aqueles que servem neste espaço livre comunitário e tornar-nos uma equipa coesa e eficaz no trabalho em prol de um objetivo comum que é o bem estar dos safendenses. 

Lembre se a KazaDamizadi é a sede da associação comunitária amigos de Safende e funciona desde 31 jan 2020.

Jovens promovem Mundialito no campo 7 em Safende

 

O campo 7 de Safende, uma das 10 maravilhas da zona amada recebe o mundialito cujo Objetivo em primeiro lugar é ter mais competividade no bairro e promover lazer a comunidade no campo desportivo, marcando a retoma do futebol. Mais de 14 equipas de diferentes bairros inscreveram-se e a organização está a cargo de Tchuncrais Furtado o com mais 3 elementos. O organizador garantiu que va se tomar as precauções impostas pela Covid19.

 

Tchuncrais aproveita a ocasião para reivindicar que o “nosso Campo neste momento não está em melhores condiçoes tendo em conta que foi retirada a proteçao que tinha e ainda falta concluir o balneario e outras obras de melhoria” lembrando as autoridades competentes.

Convidado a falar sobre um antigo sonho dos safendenses em FEDERAR SAFENDE o nosso entrevistado diz que já é hora pois Safende tem muitos bons jogadores.

 

A intervenção comunitária protagonizada pela ACAS dá atenção ao desporto com uma das areas que promove a integração e a inclusão social bem como espaço de promoção da saude do corpo e da mente.

Abertas as inscrições para o programa “Digitization Program For Women-Led Businesses” - Digitalização de negócios liderados por mulheres


 

A incubadora Maio Business Center (MBC), em colaboração com o hub de tecnologia EldoHub, do Quénia, tem abertas as inscrições para o programa “Digitization Program For Women-Led Businesses”. Esta edição conta com o suporte técnico e financeiro da AfriLabs, Digital Africa e Agence Française de Développement (AFD). 

O “Digitization Program For Women-Led Businesses” é um programa desenvolvido pela MBC e pela EldoHub e tem como objetivo principal ajudar mulheres empreendedoras a transformar os seus negócios, através de ferramentas e tecnologias digitais. 

O programa surge como resposta aos desafios trazidos pela pandemia do Covid-19 e á necessidade de adaptar os negócios ao novo paradigma, através da digitalização. Nesta primeira edição, o programa irá beneficiar 60 mulheres (30 em Cabo Verde e 30 no Quénia) que possuem um negócio ou uma ideia de negócio, e que pretendem adaptar e transformar os seus negócios através da digitalização. Podem candidatar mulheres com idade entre os 18 e os 40, residente em Cabo Verde (qualquer ilha) ou na Diáspora, desde que o negócio seja implementado em Cabo Verde. 

O programa inclui workshops práticos de desenvolvimento de produto e modelos de negócios, assistência técnica na digitalização e desenvolvimento de protótipos, ações de formação e capacitação, mentoria, entre outros. No final, haverá uma Demo Day onde os participantes terão a oportunidade de apresentar os seus negócios numa competição PITCH, com prémios para os melhores. Os três primeiros classificados irão participar numa Demo Day internacional, com competição PITCH entre participantes de Cabo Verde e Quénia. O programa é 100% virtual e todas as atividades / eventos serão realizados com recurso a plataformas e ferramentas online. 

A candidaturas devem ser feitas através do preenchimento e envio do formulário online disponível neste link aqui. As candidaturas serão analisadas por ume equipa técnica e a seleção será feita com base em critérios previamente definidos no regulamento do programa. Mais informações sobre o programa podem ser encontradas no site

Parceria ACAS - CVT leva acesso a internet a Escola EBI de Safende

 

O novo ano lectivo continuou a exposição das fragilidades e os desafios da educação no contexto digital. A Escola EBI de Safende que alberga mais 581 crianças servidas por 24 professores, que  enfrentava a falta de acesso a internet de forma estável e continua. Uma parceria Associação comunitária amigos de Safende e o grupo Cabo Verde Telecom contemplou a escola com o serviço 2p net plus com duração de um ano para servir a comunidade educativa. Para alegria dos professores, dos pais e da direção a escola já dispõe da rede da internet, depois de sentir enormes dificuldades em dar respostas as necessidades educativas, principalmente, em tempos da pandemia.

Esta que tem como base a comunicação, com a rede da internet tornou tudo muito mais próximo, acessível e prático, nomeadamente à Informação, à Conveniência, à Inclusão, à Aproximação, à Oportunidades e aos Serviços.

Conforme adiantou o professor desta instituição, Odair Afonso, com a ligação da internet, foi possível responder todas as demandas e as exigências a altura.

“Estamos muito satisfeitos com a rede da internet, visto que, tem servido bastante em resolver questões a nível de pesquisas e investigações no momento certo e prova que sem a rede não conseguimos estar atualizados hoje em dia” frisou Odair Afonso.

Neste sentido, Afonso ressaltou que a internet trouxe uma mais valia, principalmente para uma escola que prima para a qualidade das coisas, acrescentou ainda, que a rede colocou os professores em contacto direto com o mundo e com a modernidade.

É de referir que com o uso da internet de forma inteligente dentro das escolas, ela pode trazer muitos benefícios, tanto para os professores, que terão um forte aliada no processo de ensino, quanto para os alunos, que terão acesso a aulas mais dinâmicas.

A ACAS agradece ao grupo CVT por esta parceria que reforça inclusão digital e a qualidade da educação na zona amada.

EMarlize Borges/ Rita Mota Ramos

sábado, 6 de fevereiro de 2021

“A marca Safende, os desafios do branding e o futuro da zona amada” Dino Gonçalves

 


Quando é pronunciado Safende hoje ninguem neste mundo dos vivos fica indiferente. Podemos afirmar com razoável certeza que Safende é uma marca. Uma marca forte! Uma marca que nos leva a zona norte da Praia fisico, ao espaço mental de resistencia e resiliencia e que conversa espiritualmente com a esperança activa de um bairro que fez um caminho singular. Mais do que um símbolo gráfico e um nome diferenciado para nos identifcar a marca “envolve a experiência que será passada ao cliente/colaborador/parceiro para transmitir seus valores e a percepção, englobando os 5 sentidos – ou os mais adequados para o seu tipo de negócio, quando aplicados – para trabalhar a identificação de uma empresa e seus produtos ou serviços.” Sentimos então que a marca Safende faz isso! Podia fazer melhor, podia sim!!

O branding sendo “ um conjunto de ações estratégicas que, quando aplicadas de forma eficiente, contribuem para a construção da percepção de seu consumidor/ cliente/ utente em relação à sua empresa/organização/serviço de forma positiva – ou seja, como você gostaria que ele a interpretasse.” Não podemos afirmar já com razoável certeza que temos prestado necessária atenção e em beneficio do colectivo Safendense como bem defendem os entendidos de que “os esforços em branding geram reputação e reconhecimento para a melhoria dos resultados do negócio e até mesmo a redução de investimentos empublicidade e propaganda – no médio e no longo prazo, é claro.”.

Como tem sido gerido a marca Safende!? Mal, muito mal até diria!

Muitas vezes pessoas incluindo instituições, que não conhecem bem a realidade actual Safendense e intervenção comunitária, tem acções pensando estar a chegar nos Safendenses e são barradas nas orelas (leia se margem). Urge um debate e uma fala franca entre nós Safendenses sobre que (algumas ou muitas) oportunidades temos perdido nesta confusão (algumas propositadamente assumida?) em desfavor do presente e futuro de Safende. A festinha tem que acabar, ya!?

É justo que pequenos grupos se apropriem e se aproveitem da marca e da falta de branding competente de Safende? Como vencer a tentação de uns poucos se beneficiarem dos frutos do denso processo comunitário made in SAFENDE pertença colectiva dos Safendenses!? Como fazer com que os resultados e todo o potencial que a marca Safende carrega gere impacto nos Safendenses todos e não apenas nos ChicosNocentis que manhosamente tem usado o bairro para distrair a multidão (desatenta... preguisoça!?) em prejuizo da grande massa popular de Safende!?

E ai people, vamos pensar e agir pondo Safende e Safendenses em primeiro lugar, porque a justiça participa na construção e consolidação da Paz!? Sim ou SIM!?

 

Dino Gonçalves


sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

Presidente da Assembleia Municipal da Praia, exalta entrega e empenho da ACAS no 1.º aniversário da #KazaDamizadi


 

A Presidente da Assembleia Municipal Praia, Clara Marques presidiu, em Safende, à Cerimónia comemorativa do 1.º aniversário da KazaDamizade, sede da ACAS (Associação Comunitária Amigos de Safende), tendo na ocasião felicitado à Direção e a todos os colaboradores, parceiros da organização de base comunitária.

 Clara Marques assegurou ser um grande prazer, uma honra e um privilégio estar a presidir o ato comemorativo da KazaDamizade. “Apresento as minhas felicitações à Direção e a todos os colaboradores, parceiros e entidades que contribuíram e vêm contribuindo para que esta KazaDamizadi seja de facto um amparo e um lar de todos”.

 Presidente da Assembleia Municipal frisa que presente conjuntura que se vive exige de todos, um olhar atento, sobretudo para as famílias mais vulneráveis e promover junto dos parceiros, um forte apoio social a todos que precisam em prol de uma melhor qualidade de vida e de um desenvolvimento sustentado das Comunidades de Safende.

“É um agrado em saber que esta associação tem feito muito para o desenvolvimento deste Bairro e da população de Safende, nomeadamente as crianças, jovens e idosos, sobretudo neste contexto pandémico, de crise sanitária, social e económica que o mundo e Cabo Verde vivem” acrescenta.

 A mesma assume que em Cabo Verde as organizações não-governamentais, terceiro setor da Sociedade, não têm tido voz e vez, na maioria das vezes, junto do setor público na elaboração das políticas públicas e nem incluída no setor privado na materialização das suas responsabilidades sociais. 

 

Clara Marques sublinha, ser de grande importância a Sociedade Civil ser chamada para contribuir com o seu conhecimento real e a sua experiência que dispõe, porque é uma verdade que os governos, central e local, não devem ter a pretensão de fazer tudo sozinhos, porque não conseguem e terem o privilégio de uma abertura imensurável das associações como parceiros de desenvolvimento será um enorme ganho para as famílias e também para a Sociedade Cabo-verdiana.

 Lembre se que a KazaDamizade, brindou o seu primeiro aniversário no passado domingo, dia  31,  de janeiro 2021.

         

                                               EMarlize Borges

terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Escola EBI de Safende preocupada com falta de acesso da Internet


A Escola EBI de Safende mostrou a sua preocupação relativamente a falta da internet na escola, que muito tem dificultado a vida dos professores em dar respostas as necessidades educativas em tempos da pandemia.


 

 Gestor Domingos Tavares frisou que “Sentimos a necessidade da internet principalmente no período da divulgação das notas o que facilitaria a vida não só dos professores, bem como as dos alunos que por vezes sentem-se obrigados a deslocarem para atender com eficácia as necessidades educativas”.

 

Neste contexto, o Gestor Domingos Tavares, que é uma figura central da Escola EBI de Safende, para além da preocupação com internet, similarmente, apoquenta com a questão do canteiro escolar (horta), uma vez que dali saem produtos alimentícios que contribui para o enriquecimento das refeições quentes para as crianças desta instituição.

 “Com responsabilidades que vão desde a gestão de contas até a gestão dos relacionamentos, preciso ser polivalente para conseguir desempenhar com maestria todas as responsabilidades que são inerentes ao meu cargo” assegurou gestor.

Desde modo, Tavares disse sentir necessidade de um voluntário para acudir no cultivo e daí em frente, as responsabilidades ficam sobre os responsáveis da escola irrigar o canteiro.

 

De reforçar que a escola do EBI de safende vem acolhendo crianças do bairro e não só, que numa luta constante contra a pandemia tem contribuído muito para o desenvolvimento\ evolução da educação na comunidade.

 

                         EMarlize Borges\ Rita Ramos


segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

KazaDamizadi é un inspirason pa nos - un poesia di meninus



Grupo de Crianças da formação em Teatro, criaram um poema para felicitar kazaDamizade pelo seu 1º aniversario

Poema escrito em versos “na língua di terra” por Crianças do Bairro Amado.  Crianças estas, que frequentam a formação do Teatro, com a finalidade de serem celebres, capazes de interpretarem uma história ou atividades para o público da comunidade e não só, como também a nível mundial.

Segue o Poema:


KazaDAmizadi!

 

Ah Kaza di Amizadi…

 

É ta fika na zona mas amadu di mundu

 

Sin, sima n fla propi, SAFENDI é bairu mas amadu di mundu.

 

Un kaza di, y pa komunidadi

 

Undi ten so alegria

 

Un kaza koloridu

 

Ku vida y bunitu.

 

                                                                                                               Un kaza di arti

 

Ki ta djuda komunidadi

 

Ta abrasa kriansas

 

Ta apoia jovens


 

 

Ta Kuida di adultos

 

Ta karisia idosos.

                                                                                         1Ti bo ke ka di li, bu podi sta li

 

Li bu ta podi studa, lê livrus, dansa, ensaia

 

Forma bu pisoa, kria projetus y mutu mas

 

Bu mega dja termina?

 

Kaza amizade ten soluson pa bo

 

Li nu ten wi-fi pa bo.

 

KazaDamizadi é un inspirason pa nos

 

Sen es kaza nos é sima livru sen letra

 

Primavera sem flor

 

Pintura sem kor.

                                                                                                      É li ki nos riqueza nansi

 

Kaza Amizadi sta torna un Museu históriku

 

Bus netus, burnetu un dia ta konxi es storia

 

Kaza amizadi ta fika na zona mas amadu di Mundu.


Rita Ramos e EMarlize Borges