sexta-feira, 28 de maio de 2021

Protocolo assinado entre a Associação Comunitária Amigos de Safende e a Bolsa de Valores de Cabo Verde prevê reforço da educação financeira no bairro amado


O acto de assinatura teve lugar hoje 28 de maio enquadrado no webnar sobre social bonds organizado pela Bolsa de Valores no quadro da celebração dos seus 23 anos de existência.

As duas entidades signatárias acreditam que o Protocolo de Cooperação assinado é suscetível de trazer valor acrescentado para as partes e para o país, traduzindo-se, nomeadamente, no reforço da capacidade de cada uma das instituições e, consequentemente, na sua maior contribuição para o desenvolvimento sustentável de Cabo Verde.  

Com este entendimento a Associação Comunitária Amigos de Safende e a Bolsa de Valores de Cabo Verde comprometeram se a colaborar na elaboração de estudos sobre o nível da literacia financeira na comunidade (com envolvência dos Universitários e recém-Licenciados na recolha e tratamento de dados e, por fim, apresentação dos resultados);  Realização de ações de formação nas áreas de educação e inclusão financeiras e eventuais outros domínios de interesse para o desenvolvimento comunitário; Exploração de alternativas de Financiamento Sustentável que poderão servir aos desafios da ACAS e do Bairro, nomeadamente o Social Bond (Obrigação Social), um instrumento que vem sendo muito utilizado em mercados internacionais e que tem como objetivo contribuir para resolver as causas sociais; bem como no envolvimento e participação de membros da comunidade, especialmente dos jovens, nas iniciativas de formação da Bolsa de valores.

Note se que se encontra aberto o concurso para recrutamento de um contabilista a ser suportado pela BVC para prestar serviço na KazaDamizadi e auxiliar a organização financeira e elaboração de mapas contabilísticos assegurando assim o cumprimento da cultura de transparência e prestação de contas na ACAS.

No mes passado animadores comunitários ja tinham sido contemplados com mini capacitação em mercados financeiros e funcionamento da bolsa no bairro de Safende.

Recorde-se que a Bolsa de Valores de Cabo Verde, S.A. (BVC) é uma empresa de capitais públicos cuja missão é proporcionar aos agentes económicos alternativas de financiamento e de investimentos em condições de mercado favoráveis.

Por sua vez a Associação Comunitária ‘’Amigos de Safende’’ (ACAS) foi criada com o objetivo, entre outros, de refletir em comunidade os principais assuntos da vida comunitária, nomeadamente, a educação, saúde, segurança, desporto, economia e coesão comunitária, bem como organizar e centralizar as forças dos moradores e amigos da comunidade para representar de maneira mais eficaz interesses comuns dos moradores perante entidades parceiras nacionais e ou estrangeiras;

Redacção SO



quarta-feira, 26 de maio de 2021

ANÚNCIO DE CONCURSO DE RECRUTAMENTO ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO | ESTAGIÁRIO (A) PROFISSIONAL


 A Associação Comunitária Amigos de Safende (ACAS) com o suporte da Bolsa de Valores de Cabo Verde (BVC) pretende recrutar para o seu corpo de colaboradores especiais um (1) estagiário (a) profissional, no quadro do Programa de Estágios Profissionais do IEFP, para a área administrativo e financeiro.

ACTIVIDADES CHAVE

              Reconciliação das contas de disponibilidades, Clientes e Fornecedores:

              Desenvolver os processos relativos aos fechos mensais e anuais da ACAS;

              Organizar, classificar e registar documentos contabilísticos de acordo com o as normas de contabilidade;

              Preparar demonstrações financeiras, declarações fiscais, dar aconselhamento fiscal e apoiar reclamações junto das entidades fiscais garantindo o cumprimento das obrigações fiscais da ACAS (elaboração e submissão dos modelos fiscais)

              Registar as transações financeiras, os débitos e os créditos da ACAS;

              Elaborar relatórios periódicos com bases nos dados contabilísticos;

              Acompanhamento e controlo do Imobilizado;

              Aconselhar, planear e implementar políticas e sistemas contabilísticos, orçamentais e de controlo


REQUISITOS PARA INGRESSO

HABILITAÇÕES E EXPERIÊNCIA

Ser Licenciado em Áreas de Contabilidade ou Afins e estar à procura do 1º primeiro emprego, mas aceita-se quem já possuir experiência na área de Contabilidade (mesmo não tendo licenciatura concluída);


CONDIÇÕES DE PREFERÊNCIA / QUALIFICAÇÕES 

              Nacionalidade cabo-verdiana;

              Conhecimento do bairro de Safende e seu processo de desenvolvimento comunitário;

              Possuir experiencia de voluntariado na comunidade

              Formação de liderança e/ou de animação comunitária

              Estar inscrito no IEFP

              Conhecimentos de Normas de Relato Contabilístico, Gestão de Stock e imobilizados, Análise financeira.

              Sólidos conhecimentos de aplicações informática de gestão de financeira, administrativa e de contabilidade;

              Conhecimentos de legislação Fiscal;

              Domínio da língua portuguesa e bons conhecimentos (oral, escrita e leitura) da língua inglesa.

              Conhecimento do Primavera e/outros Softwares de gestão;

              Domínio das ferramentas informáticas MSOffice na ótica do utilizador;

              Disponibilidade e capacidade para trabalhar em equipa;

              Facilidade de comunicação e de relacionamento interpessoal, espírito de cooperação;

              Análise crítica, perfil analítico, prático e estruturado;

              Capacidade de persuasão, de negociação e de trabalho sob pressão;

              Capacidade de gestão de tempo e cumprimento de prazos;

              Atitude proactiva, liderança e coordenação;

              Orientação para resultados;

              Sentido de responsabilidade, organização e rigor na execução das tarefas;

              Interesse pelo seu autodesenvolvimento e autoaprendizagem permanente;

              Discrição e sigilo

              Outras qualificações relacionadas com as atividades chave.


PROCESSO DE SELEÇÃO


O processo seletivo será da seguinte forma:

Fase 1. Avaliação curricular e de outros documentos complementares; e

Fase 2. Entrevistas a um short list de 5 candidatos

Pessoas interessadas deverão enviar os seguintes Documentos:

1) Carta de apresentação do candidato dirigida a Presidente da ACAS;

2) Curriculum Vitae

3) Cópia CNI/BI, Cópia de Habilitações Literárias e outros certificados relevantes

4) Uma carta de Recomendação

5) Declaração de Inscrição no IEFP


Prazos:

Submissão Candidaturas: até 12h do dia 10 de Junho 2021

Publicação resultados Fase 1: 20 junho 2021

Realização das entrevistas (Fase 2): entre 24 e 25 junho 2021.

Publicação dos Resultados Finais: 30 junho 2021.

 

Forma de submissão de Candidaturas: 

Email: asdsafende@gmail.com

Sede ACAS (#Kazadamizadi) situado na rua D´Obra frente Capela Santa Teresinha, amado Bairro de Safende

Para esclarecimento:

Entrar em contacto através dos endereços de submissão de candidaturas e/ou através do telefone: 9231283

 

segunda-feira, 24 de maio de 2021

Continuaremos a apostar e a fazer o que nos compete que é prevenção em especial


Estimados Moradores e Amigos

As noticias vindas ao público na RCV sob o titulo “criança sequestrada e violada em Safende” espelham a realidade que a comunidade organizada vem alertando e denunciando nas autoridades. Inclusive recentemente foi levado uma denuncia na PJ com conhecimento de entidades ligadas a proteção da crianças. Infelizmente não vimos atuação competente nem célere dada a gravidade da situação. Alias esta situação se junta a uma outra denuncia de há mais de 9 anos que se encontra sob investigação na PJ. Denota-se claramente uma facilidade para se criar sentimento e realidade de impunidade no cometer de tais barbaridades.
A comunidade organizada tem sua actuação preventiva acolhendo crianças, alertando pais e procurando propor caminhos saudáveis aos jovens concretamente através de inúmeras oportunidades na #KazaDamizadi.
Estamos cientes que este trabalho requer também actuaçao responsável e a altura de outras entidades e serviços que existem e que tem mais meios e outras competências legais.
Continuaremos a apostar e a fazer o que nos compete que é prevenção em especial. Acompanharemos esta e demais famílias que lutam para ver seus filhos criarem saudáveis e felizes.
Continueremos juntos em Safende, por Safende Di Nós - Bairro Amado!

sábado, 22 de maio de 2021

"Uma Noção de Africa" de Cláudio Sousa será o nono livro a ser apresentado em Safende

 


Pela nona vez Safende vai acolher o lançamento de um livro. Desta feita será o livro "Uma Noção de Africa" de Cláudio Sousa em que desafia os líderes africanos a se empenharem mais no desenvolvimento e que vai ser apresentado no dia 23 de maio as 15h na KazaDamizadi. A accção junta-se ao leque de intervenções no quadro da semana cultural e intelectual africana  cujo objectivo é contribuir para a exaltação da “grandiosa história” do continente africano. “A Associação Comunitária Amigos de Safende quer contribuir para recriar uma narrativa realista e engajadora sobre a África em Cabo Verde”, sublinhou a responsável Jandira Fernandes, precisando que a ideia é despertar no seio dos jovens uma “atitude pró-África”.

 “O propósito é demonstrar como a resistência e resiliência africana podem inspirar e orientar os moradores para o desenvolvimento da zona de Safende”, defende.

 A ACAS continua o ritmo mensal de apresentação de livros no bairro como uma das formas de dinamização da biblioteca comunitária enquadrada no eixo arte e cultura que informa a intervenção comunitária no bairro amado. Desde 2017 Safende já acolheu 8 apresentações de livros: “Economia social e solidária em Cabo Verde: génese, entidades, atualidade e perspetivas” de Jacinto Santos, “Juventude Cabo-verdiana: Bairrismo - um Caso de Resistência à Educação não Formal” de Elsa Fontes e “O elogio da democracia” de Eurídice Monteiro, “Gangsta Yogi” de Nardi Sousa, NHARA SAKEDU, de Maria “Mana Guta” Teuxeira, “Percurso pelos atalhos da Droga” de José Luís Vaz, “Cristo Vive” do Papa Francisco e “O rapto da primeira Dama” de Mário Loff.

A Associação Comunitária Amigos de Safende é uma pessoa jurídica de direito privado independente, sem fins lucrativos, criada a partir da união dos moradores e amigos de Safende com o objectivo, entre outros, de reflectir os principais assuntos da vida comunitária, nomeadamente, educação, saúde & Ambiente, segurança, desporto, Arte & Cultura, economia e Sentido de pertença & comunicação & governança comunitária.

 A união dos moradores tem ainda como propósito organizar e centralizar as forças dos moradores e amigos da comunidade para representar, de maneira mais eficaz, os interesses comuns dos moradores perante entidades parceiras nacionais e ou estrangeiras.

Redacção SO

Caminhada ao monte Gazela Afonso (Kilimandjaru de Safende) marca arranque da primeira semana cultural Africana no bairro


 A caminhada está marcada este sabado dia 22 de Maio as 16h30mn com partida na KazaDamizadi. A Semana cultural e intelectual Africana sob o lema "Alkebulam Bilal al Sudan, nos amadu kontinenti" decorre de  22 a 25 de Maio no bairro de Safende, com todas as medidas de segurança sanitárias cuidadas. Assume como visão Ser uma referencia de exaltação da bela e grandiosa história desconhecida e mal conhecida do continente berço. Pretende contribuir para ReCriar uma narrativa realistica e engajadora sobre Africa em Cabo Verde. Petspectiva se entre outros despertar nos moradores uma atitude pró Africa; Estabelecer um paralelo entre a resistencia e resiliencia Africana com a intervençao comunitária em Safende e Inspirar e orientar os animadores no serviço ao desenvolvimento comunitário em Safende

 Confira a lista das Actividades e datas:

22 Maio- 16h30, Caminhada ao Monte Gazela – Kilimandjaru di Safende

23 Maio- 15h- Lançamento de livro " Uma nação D'Africa" de Claudio Sousa

24 Maio- 16h- Conversa aberta " Grandis homis i Grandis mudjeris Africanus" com Jorge Andrade;

25 Maio -Documentários, curiosidades videos, e musicas africanas – e jornal & mural Africano

26 Maio – Partilha com crianças (Escola EBO e KazaDamizadi) contos e proverbios Africanos

África é um dos seis continentes do mundo, sendo o terceiro maior em extensão territorial. O território estende-se por mais de 30 milhões de km2, ocupando, aproximadamente, 20% da área continental da Terra. No continente vivem mais de um bilhão de habitantes, fazendo dele o segundo mais populoso entre os demais.

A África é conhecida pela sua pluralidade étnica e cultural, e, por meio de uma história milenar, é capaz de contar a história de toda a humanidade.

A Associação Comunitária amigos de Safende surgiu a partir da união dos moradores e amigos de Safende com o objetivo, entre outros, de refletir em comunidade os principais assuntos da vida comunitária nomeadamente educação, saúde & ambiente, segurança, Arte & Cultura, desporto, economia e coesão, sentido de pertença & governança comunitária.

Redacção SO


sexta-feira, 21 de maio de 2021

Acas e SkolaNela decidem para retoma da segunda fase do projecto “promoção da empregabilidade através da carta de condução e soft skills”


A carta de condução constitui hoje uma ferramenta que pode aumentar as condições dos jovens no acesso a emprego. Aliado a capacitações em soft skill torna o jovem mais empregável. A iniciativa conta continuar a dar aos jovens e moradores mais uma ferramenta para aumentar a empregabilidade e contribuir também para a auto-estima e engajamento comunitários.

Na primeira fase a proprietária da SkolaNela, Eulália Mendes Moniz, ja tinha assegurado que este é o momento de dar o seu contributo para o bem da comunidade e tirar os jovens dos maus caminhos e males sociais agravados pelo desemprego e baixa auto estima.

Nesta nova fase os descontos vão até 40% em todas as categorias e serão dado acesso a todos e no principio primeiro chegado primeiro servido. A empresa Olho Grafica, uma iniciativa de jovem do bairro junta -se a parceria na parte design e comunicação.

As inscrições podem ser no link aqui.  

Os selecionados terão vantagem de fazer suas cartas ao preço de: Ligeiro    - 18.000$00; Mecánica   - 6.000$00; Carteira profissional - 14.000$00; e Pesado   - 12.000$00.

A Associação Comunitária amigos de Safende surgiu a partir da união dos moradores e amigos de Safende com o objetivo, entre outros, de refletir em comunidade os principais assuntos da vida comunitária nomeadamente educação, saúde & ambiente, segurança, Arte & Cultura, desporto, economia e coesão, sentido de pertença & governança comunitária.

quinta-feira, 20 de maio de 2021

Associação Comunitária Amigos de Safende e a Latter-day Saint Charities (da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Ultimos Dias) em parceria para segurança alimentar em Safende


A parceria no valor superior a meio milhão de escudos (500.000$00) cujo objectivo é Contribuir para a segurança alimentar de 150 familias vulneraveis em Safende foi assinado num acto simbólico no dia 14 de Maio em Safende, #KazaDamizadi. Serão contemplados 150 familias que tem no seu seio idosos, pessoas com deficiencia e ou grande numero de crianças em idade escolar. 

Com uma grande franja da sua comunidade a exercer a informalidade e o auto emprego a situação imposta pelas restrições da pandemia empurrou grande parte delas para uma situação de perda de rendimentos e emprego em muitos casos a tocar o limite da segurança alimentar.

A escola que junto com o acesso a educação e o garante de um futuro melhor desempenha um papel importante no acesso a alimentação bem como abrigo das crianças de muitas familias que estão ausentes da casa na lida do auto sustento. A opção para frequencia das aulas em dias alternativos gerou tambem mais um stress com o acolhimento das crianças na Kazadamizadi para acompanhamento escolar informal a ver sua demanda aumentar. Criar e manter uma disponibilidade de materiais e assistencia alimentar constitui uma limitação constatada inclusive pelas crianças e facilitadores.



 

Efectivamente durante o estado de emergencia a Associação Comunitária Amigos de Safende junto com diversos parceiros contemplou 1191 pacotes de assistencia alimentar permitindo alcançar perto de 25% da população. Com o levantamento do estado da emergencia pudemos assegurar 10 familias com pequeno reforço financeiro conjugado com capcitaçao em negocios e educaçao financeira para retoma dos negocios gradual. O acompanhamento efectivo destas familias revela-se como grande desafio. Apesar dos esforços das familias para conseguirem sustento, muitas familias ainda convivem com dificuldade para ter acesso básico as refeiçoes e estao em perigo de segurança alimentar. Para colmatar esta falta propomos o projecto “Suporte alimentar para familias em dificuldades”, que teve aceitação logo pelo nosso parceiro.

Como resultados pretende-se:

 150 familias com assistencia alimentar (temporária)

 900 pessoas contempladas

 400 crianças em idade escolar com reforço alimentar

Esta iniciativa consolida a ACAS como a organização mais presente e actuante na comunidade de Safende com uma actuação abrangente e respondendo a demanda dos moradores com uma visão de sustentabilidade e durabilidade, fruto de uma entrega e competencia invejaveis dos voluntários jovens e abnegados.

A Associação Comunitária amigos de Safende surgiu a partir da união dos moradores e amigos de Safende com o objetivo, entre outros, de refletir em comunidade os principais assuntos da vida comunitária nomeadamente educação, saúde, segurança, desporto, economia e coesão comunitária.

Redacão SO


sexta-feira, 14 de maio de 2021

KazaDamizade acolhe no próximo dia 20 uma conversa aberta com o tema “os efeitos do álcool e outras drogas em tempos de pandemia”.


No âmbito da Semana Nacional da Cidadania Associação Comunitária Amigos (ACAS) de Safende em parceria com o Observatório Cidadania Ativa de Cabo Verde realiza no dia 20 de maio, pelas 16h na KazaDamizade uma conversa aberta sobre os efeitos do álcool e outras drogas em tempos de pandemia.


 Este evento sócio-educativo tem agendado algumas atividades sendo que o tema a abordar é sobre “os efeitos do álcool e outras drogas em tempos de pandemia” será feita em parceria com a campanha presidencial “menos álcool, mas vida”.

 O primeiro momento deste evento será feito o enquadramento do tema com o Ponto focal com o Sr. Humberto Santos, seguidamente a conversa aberta terá como tema “o alcoolismo e outras drogas em tempos de pandemia" com o Dr. José Pereira da campanha “menos álcool, mais vida”, mais adiante será feito um debate/testemunhos com a moderação do representante da Associação Comunitária Amigos de Safende e por fim uma breve consideração final do Dr. José Pereira, simultaneamente o encerramento.

 A ACAS além de disponibilizar o espaço, também responsabiliza por toda a respetiva logística, sobretudo, com as devidas regras sanitárias em vigor para o combate a pandemia. Encarrega também para a mobilização de pessoas interessadas em participar e ainda algum técnico para participar como facilitador.

 A ACAS adota e defende o voluntariado numa intervenção comunitária global e que cubra as áreas de educação, saúde, desporto, cultura, economia, segurança e coesão comunitária capaz de mobilizar a comunidade e as pessoas a vencerem a cultura das “mãos estendidas” e fazer primeiro cumprindo o seu dever para consigo e a sua comunidade e assim ganhar o direito a reivindicar.


Eunice Marlize Borges/ Rita Mota Ramos

quinta-feira, 13 de maio de 2021

Comemora-se hoje dia da Nossa Senhora de Fátima em Assomada

 

Santa Catarina de Santiago em Assomada, celebra 13 de maio como o dia da Nossa Senhora de Fátima, a santa padroeira, pelo que é feriado neste município. Zezinha Furtado, residente em Safende, natural de Assomada, revela que este ano a pandemia a impossibilitou a de ir à celebração da sua Santa.

Devido a situação pandémica foram canceladas todas as atividades de carácter desportivo e cultural, entretanto as celebrações da efeméride serão realizadas.

Zezinha furtado avança que todos os anos celebra a festa de Nossa Senhora de Fátima e que todos os anos serve de juíza para honrar a Santa, acrescenta ainda que aproveita o dia para visitar os familiares e conviver com os amigos.

“Neste dia sempre fazem varias atividades em volta da celebração como festival, dança e a convivência entre os familiares, no entanto este ano tornou-se difícil em razão do coronavírus” sustenta.

Nossa Senhora de Fátima ou, formalmente, Nossa Senhora do Rosário de Fátima, é uma das invocações atribuídas à Virgem Maria e que teve a sua origem nas aparições recebidas por três pastorinhos no lugar da Cova da Iria, em Fátima, Portugal.


Rita Mota Ramos/ EuniceMarlize Borges.

quarta-feira, 12 de maio de 2021

Dia Internacional da Enfermagem, Sara Semedo confidenciou que a “Enfermagem a escolheu”

 

No dia que se celebra o dia Internacional da Enfermagem, a enfermeira do bairro de Safende, Sara Semedo, dá o seu testemunho como profissional desta área. Este dia visa homenagear todos os enfermeiros do mundo e relembrar a importância destes profissionais da enfermagem na prestação de cuidados de saúde à população em geral.

A enfermeira Sara Semedo conta que no início não tinha definido qual curso que queria fazer, depois começou a ganhar interesse, avançando que o curso de enfermagem a cativou ao passo que se envolveu com a forma e o vasto campo de atuação de um profissional da área.  Acredita que a “enfermagem a escolheu”

“Ser enfermeira para mim é ser competente no que faz e valorizar a tamanha dedicação e doação para uma causa nobre, que é lidar com vidas humanas e exige dos outros (sociedade) o básico que é a valorização e o reconhecimento devido” sublinha.

Sara destaca dois momentos marcantes na sua profissão, o primeiro foi durante o curso na fase de internato, na urgência-emergência onde teve que lidar com a perda de um paciente enquanto estagiária, era uma senhora idosa que estava bem debilitada, “foi a minha primeira vez a encarrar a morte de perto”. Durante a avaliação do dia seguinte a enfermeira diz ter notado que ela já estava sem pulsação e a pupila delatada. “Mesmo sabendo que a morte é sempre um enigma, foi difícil principalmente porque na altura era simplesmente uma aluna”. Mais tarde começou a ter mais perdas, porém foram menos impactantes, visto que, querendo ou não soube encarrar aos poucos e a própria profissão é que exige, com o tempo aprendeu a lidar com o processo de perdas.


A enfermeira relata, que o segundo momento foi quando estava a trabalhar na ilha do fogo, na realização de consultas do pré-natal em que teve uma paciente/gestante, que apresentava sinais psicológicos prováveis e alguns físicos suspeitas de um abuso sexual ou trauma, que, no entanto, durante a consulta se recusava a avaliação ginecológica, mesmo sabendo que na primeira consulta apresentava sinais de infeção. “Tive que intervir com todas as precauções possíveis , transmitindo confiança e segurança para com a gestante, mas mesmo assim confesso ser desafiador pelo simples fato dela ser uma adolescente”.  

No que diz respeito a pandemia, Semedo adianta, que lidar com o tempo da pandemia em principio foi um mistério, tanto para a população como para os profissionais de saúde, confessa que sentiu um pouco de medo, contudo aos poucos ganhou mais coragem e soube lidar com a doença, porque sentia desafiada a enfrentar a pandemia.

“Hoje digo que o medo ainda existe, entretanto, procuro ter cuidados com todos, sobretudo, com os meus pais, tendo em conta que já são  bem adultos" justifica.

Origem da data

A data foi escolhida por assinalar o aniversário do nascimento de Florence Nightingale, que é considerada a fundadora da enfermagem moderna.

É uma data que foi criado pelo Conselho Internacional de Enfermeiros, que todos os anos distribui um kit informativo deste dia e elege um tema para a celebração.

Florence Nightingale nasceu em Florença no dia 12 de maio de 1820. As visitas constantes que fazia com sua mãe a doentes foram decisivas na escolha do Florence pelo curso de enfermagem.

A Associação Comunitária Amigos de Safende (ACAS) parabeniza a todos os enfermeiros, essencialmente os do bairro amado.


EuniceMarlize Borges/ Rita Mota Ramos.

terça-feira, 11 de maio de 2021

Desde Safende vamos acompanhar o V FÓRUM MUNDIAL SOBRE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL - formato virtual


 De 26 de maio a 1º de Junho Córdoba (Argentina) sedia o V WFLED, Fórum realizado em um momento crítico devido à crise de saúde e às consequências sociais e econômicas que gerou.

 
Do Fórum Mundial para o Desenvolvimento Econômico Local, o seu Comitê Executivo Internacional e o seu Comitê Nacional, lançam o V WFLED em formato virtual, apoiado por uma plataforma colaborativa.
 
A plataforma www.ledworldforum.org  que está sendo implementada, permitirá trabalhar a gestão do conhecimento em torno ao desenvolvimento econômico local e promover o intercâmbio entre a comunidade e entre todos os agentes do território a nível mundial.
 
Inscreva-se agora no V FÓRUM MUNDIAL de Desenvolvimento Econômico Local: assista, partilhe, interaja, dialogue, colabore, exortam os mentores.


Recorde-se Cabo Verde tinha acolhido o IV DEL em 2017.

Alem do Glamour, a celebração do dia da Europa em Safende, com impacto económico e financeiro no bairro


A preparação para a celebração do dia da Europa em Safende no passado dia 9 de maio significou impacto económico no bairro numa altura em que a maior parte das famílias no bairro ainda sente a redução ou perde rendimentos causados pelos impactos da Covid19. 


Efectivamente o processo que demorou quase dois meses contemplou mais de 30 profissionais do bairro maioritariamente jovens desde protocolo no dia do evento, pedreiros e serventes que preparam a parede, negócios do bairro que venderam, profissionais de eventos e pintores, estes que tiveram aproximadamente 21 dias de trabalho remunerado. Quase todos os profissionais foram recrutados pela pratex uma iniciativa empreendedora que nasceu no bairro.


Este resultado confirma que quando se considera a comunidade organizada liderar processos comunitários invariavelmente mais pessoas e serviços da comunidade são contemplados. Ao contrário de que quando se passa a margem das lideranças genuínas comunitárias. Aliás a União Europeia reconheceu que o trabalho feito através da associação comunitária é de longe mais impactante imediatamente e a longo prazo na comunidade.


A realização desta iniciativa simples teve ainda benefícios directos na saúde de 20 crianças que tiveram acesso a consultas oculares e dezena de óculos bem como encaminhamento para se tratar das situações mais serias de saúde.


Outro impacto notável é ao nivel da auto estima dos moradores e aquela magia inexplicavel que é o sentimento de pertença ao bairro amado.

Recorde-se que a Associação Comunitária amigos de Safende surgiu a partir da união dos moradores e amigos de Safende com o objetivo, entre outros, de refletir em comunidade os principais assuntos da vida comunitária nomeadamente educação, saúde, segurança, desporto, economia e coesão comunitária.

Redacção SO

Comissão do Grupo de Trabalho 1325 em Cabo Verde convida ACAS para a Assembleia Geral

 

A comissão instaladora e ponto focal do Grupo de Trabalho 1325 em Cabo Verde convida a Associação Comunitária Amigos de Safende (ACAS) a participar no Workshop e Assembleia-Geral que terá lugar nos dias 19 e 20 de maio, para uma concertação com o Grupo de Trabalho Regional há vários meses, onde pretendem organizar oficialmente a criação do Grupo de Trabalho Mulheres, Jovens Paz e Segurança de Cabo Verde, com o alto patrocínio das Nações Unidas de Cabo Verde e Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental.

O Regulamento Interno do Grupo de Trabalho sobre Mulheres, Juventude, Paz e Segurança Cabo Verde Preâmbulo, o Grupo de Trabalho sobre Mulheres, Juventude, Paz e Segurança na África Ocidental e no Sahel (GTFJPS -AOS), que é uma plataforma regional de intercâmbio, coordenação e harmonização das ações das agências e missões das Nações Unidas (ONU), da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental e do Sahel (CEDEAO), organizações nacionais, institutos de investigação, sociedade civil, doadores e qualquer outra organização com interesse na promoção e implementação das resoluções 1325 (2000), 1820 (2008) do Conselho de Segurança das Nações Unidas e subsequentes resoluções na África Ocidental e no Sahel.

 Foi criada em 2009 sob o nome "Mulheres, Paz e Segurança" e depois colocada sob a supervisão e coordenação do Gabinete das Nações Unidas para a África Ocidental e o Sahel (UNOWAS) e do Gabinete das Nações Unidas para a Igualdade de Género e o Empoderamento das Mulheres (UN Women).

 O seu principal objetivo é contribuir para a harmonização das atividades, participar na definição de estratégias regionais e nacionais relevantes, apoiar as iniciativas das partes interessadas e participar plenamente no acompanhamento do estatuto das mulheres e das questões de equidade de género na África Ocidental e no Sahel.

O ano 2015 assistiu à adoção da Resolução 2250 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, apelando à participação dos jovens nos mecanismos de prevenção de conflitos e de construção da paz, bem como da Resolução 2242 apelando ao reforço da Resolução 1325 através da parceria e do envolvimento das mulheres na prevenção e luta contra o extremismo violento e o terrorismo, entre outros.

A saída do escritório da ONU Mulheres de Cabo Verde deixou uma lacuna quanto a dinamização do grupo e mostrou a necessidade das organizações nacionais organizarem de modo a definir uma liderança para coordenar as atividades do Grupo de Trabalho sobre Mulheres, Juventude, Paz e Segurança na África Ocidental e no Sahel no país, dando visibilidade às suas atividades e a importância dos mesmos para a promoção da paz.


Rita Mota Ramos/ Eunice Marlize Borges.



Tour as dez maravilhas de Safende, depois de longos dias de pinturas e fotografias

 

O fotografo José Farinha e a artista Rafi Die Erste, depois do workshop na KazaDamizadi, resolveram se encantar pelas maravilhas do bairro de Safernde, dias antes de regressarem a terra natal (Portugal). Uma iniciativa que surge em um consenso dos colaboradores da ACAS em mostrar as maravilhas do bairro e da curiosidade que partiu dos visitantes dos portugueses.


A artista Rafi Die Erste, teve o contacto diário com a Padroeira, Santa Teresinha (fez uma pintura da Santa numa forma mais artística). Esta Santa tem uma enorme particularidade, visto que, foi escolhida como maravilhas pelas crianças que frequentaram a colónia de férias, na qual estiveram a aprender mais sobre o “bairro amado”. Rafi também diz ter gostado do roteiro feito a Monte Gazela Afonso, que é uma maravilha natural, de encostas pontuadas de casas, que faz a fronteira com outros bairros.


Ao contrário o José (fotógrafo que tira e elabora fotografias dos acontecimentos, fatos históricos e fotografias artísticas, entre outras categorias), andou por toda a comunidade a marcar momentos importantes, captando particularidades que os olhos comuns não conseguem ver.

Já para o Bernardino Gonçalves, membro da ACAS, frisa que por mais bela que seja as maravilhas do bairro, é de lamentar que muitos moradores ainda não tiram o seu tempo para a conhecer, isto adianta o mesmo, que uma das maravilhas traz uma vista e uma panorâmica geral das zonas dos arredores da Praia (Capital).

A primeira parada do fotógrafo e da artista depois do hotel foi na Sede da Associação Comunitária Amigos de Safende, que segundo Rafi foi uma experiência inovadora justamente por ter pintado a parede lateral de uma mulher   forte, a mulher que todas querem ser (a que escreve a sua própria história).

“É a minha primeira pintura em Cabo verde e em África. É a primeira vez que viajo e não sinto tantas saudades assim do meu país a não ser dos meus animais de estimações, contudo se não fosse pela parceria existente com a União Europeia não teria voltado tão depressa, porque fui bem-recebida e bem acolhida” exorta Erste, acrescentado ainda que a visita a Cabo Verde proporcionou-lhe uma interação direta com as crianças e com os moradores.

A interação com a Comunidade foi uma vivência guardada no portefólio da cada um dele tanto de Farinha como de Rafi, uma vez que passaram a conhecer uma parte da Comunidade e entender a sua importância na melhoria da qualidade de vida dos moradores, principalmente das crianças e adolescentes e aprender um pouco mais sobre suas histórias e cotidiano, sobretudo, na interação de forma direta com os habitantes de um bairro.


Eunice Marlize Borges/ Rita Mota Ramos.

segunda-feira, 10 de maio de 2021

Presidente da ACAS parabeniza a União Europeia no ato comemorativo dos seus 71 anos

 

A Embaixada da União Europeia (UE) em Cabo Verde numa parceria com a Associação Comunitária Amigos de Safende (ACAS) realizaram o ato simbólico do dia da Europa deste ano no bairro de Safende. O dia teve inauguração do mural artístico na lateral da kazaDamizadi, que demonstra aumento do embelezamento da Praça Capela e oportunidade de dias de trabalho e rendimento para vários profissionais e negócios do bairro, e uma apresentação das meninas que participaram no workshop de pintura.

 

A Presidente da ACAS Edzany silva, considera que as intervenções mais valiosas da ACAS são as mais simples como o acompanhamento escolas para driblar o insucesso e o abandono escolar e também a oportunidade que são dadas aos jovens quadros do bairro para crescerem pessoal e profissionalmente.

“O ano 2020 foi duro para os safendenses, mas revelou que safende é um bairro resiliente. Enfrentamos com coragem a pandemia e a inundação das chuvas vimos uma capacidade de solidariedade e união de moradores que jamais poderíamos imaginar, esses são os valores que nos ligam hoje a União Europeia” frisa.

A presidente parabeniza a união Europeia pelo aniversario que é sinonimo de inter-ajuda e de partilha. Sublinha que, as necessidades são crescentes e os recursos limitados, mas a colaboração permite que se trabalhe em algumas áreas importantes para as crianças incluindo a saúde ocular.

A Embaixadora da União Europeia Sofia Sousa, assegura que escolheram o bairro de Safende e a Associação Comunitária Amigos de Safende como uma forma simbólica de homenagear a todos que trabalham para a comunidade e assim para o país. A mesma adianta que estão empenhados em parcerias que melhorem as condições de vida dos povos e é precisamente por isso, querem continuar a tradição em assinalar esta data com os Cabo-verdianos num espaço publico e aberto a todos.

“Gostaria de dizer que é uma grande alegria `sta li k unhos tudu na Safende ` em um dia tão especial para Unia Europeia. Os valores na base da União Europeia e das nossas parcerias, são valores que nos unem a este país, que são a União, solidariedade e liberdade.

Refere Sofia Sousa, que o mundo atravessa períodos desafiantes de uma pandemia e há muita gente que dedica sua vida e o seu tempo a trabalhar pelos outros. Agradece ainda aos profissionais de saúde e todos aqueles que estão na linha da frente na prestação de serviços básicos, e a todos aqueles que dedicam o seu tempo em voluntariado para ações da comunidade.

“Agradeço a artista Rafi Die Erste por ter aceite este desafio na interpretação da parceria União Europeia e Cabo Verde nas áreas em que temos vindo a trabalhar de forma tão intensa, nomeadamente, na inclusão social, promoção de igualdade de género e o reconhecimento do papel da mulher, promoção da cultura e o turismo sustentável e alternativo.  Agradecemos o fotografo Farinha que tem um grande trabalho na promoção da inclusão social que adiciona safende agora no seu portefólio. “N ta acredita na trabadju de cada um de nhos li nes bairro e na djunta mo pa midjora mundo” enfatiza.

Durante a cerimónia da celebração do Dia da Europa, em Cabo Verde no bairro de Safende, o Ministro do Turismo e dos Transportes, Carlos Santos, ressalta que o governo continua a trabalhar com a UE para manter de pé tudo aquilo que teve na base desse acordo. Há muito projetos designadamente no desenvolvimento sustentável que continuamos a fazer para que Cabo Verde continue a merecer esses apoios da União Europeia.

Reforça ainda o Ministro, que o país quer continuar a trilhar este caminho apesar de estar numa situação de pandemia, diz entender que o caminho do desenvolvimento sustentável, da sustentabilidade económica, social e também ambiental é o melhor.

 “Aquilo que estamos a presenciar hoje é para demonstrar que as relações entre a União Europeia Cabo Verde estão cada vez mais fortes e que extravasam aquilo que são os provedores diplomáticos e vem para as comunidades, para nos e para Cabo Verde que tem reconhecido o que a Europa fez ao longo do tempo para este país” assevera.

 A Associação Comunitária amigos de Safende surgiu a partir da união dos moradores e amigos de Safende com o objetivo, entre outros, de refletir em comunidade os principais assuntos da vida comunitária nomeadamente educação, saúde, segurança, desporto, economia e coesão comunitária.Devido a realidade do estado de calamidade não teve a participação aberta como normalmente acontece nos eventos da comunidade.

Safende, antes conhecido  como um dos bairros mais problemáticos da capital, hoje tem demonstrado passos signicativos na contrução da sociedade.


Rita Mota Ramos/ Eunice Marlize Borges.

sexta-feira, 7 de maio de 2021

Dia da União Europeia este ano será celebrado no bairro de Safende através da ACAS


A Associação Comunitária Amigos de Safende (ACAS) e a Embaixada da União Europeia realiza um evento simbólico para assinalar o Dia da Europa, no dia 9 de maio às 16h00 no lado lateral da KazaDamiozade frente à capela Santa Teresinha, o mesmo evento conta com a inauguração da pintura artística feita pela artista Rafi Die Erste.

O evento conta com participação de varias entidades como a embaixadora da União Europeia em Cabo Verde, Sofia Moreira de Sousa, os representantes dos Estados Membros, nomeadamente, as Embaixadas de Espanha, França, Portugal e Luxemburgo, bem como o Presidente da Câmara Municipal da Praia, o Padre do Bairro de Safende e a Sociedade Civil para presenciarem o momento da inauguração do Mural no bairro de Safende, criado por uma artista portuguesa de renome internacional sobre o tema do empoderamento da mulher.

O dia da Europa ou dia da União Europeia é uma data comemorativa celebrada anualmente. A data escolhida reflete o dia 9 de maio de 1950, em que o estadista francês Robert Schuman avançou com a proposta de uma entidade europeia supranacional. Essa proposta ficou conhecida como a Declaração Schuman e é considerada o embrião da atual União Europeia.

A Associação Comunitária amigos de Safende é uma pessoa jurídica de direito privado independente, sem fins lucrativos criada a partir da união dos moradores e amigos de Safende com o objetivo, entre outros, de refletir em comunidade os principais assuntos da vida comunitária nomeadamente educação, saúde, segurança, desporto, economia e coesão comunitária.

De lembrar, que no o evento será respeitado todas a regras impostas pelas autoridades, no que diz respeito as mediadas adotadas, essencialmente, o uso de máscaras, distanciamento e uso de álcool e gel para proteção à transmissão da Covid-19.

Eunice Marlize Borges / Rita Mota Ramos

 

Associação Comunitária inicentiva a limpar rua D´Obra no bairro de Safende

 

A Associação Comunitária Amigos de Safende (ACAS) e alguns moradores do bairro realiza limpeza e pintura de algumas casas, com vista na celebração do dia da União Europeia que acontecera no próximo domingo, dia 9 de maio.

As Intervenções como a limpeza das ruas e de terrenos baldios, que fazem parte do arredor da KazaDamizade, sede da entidade, que mantêm o bem-estar dos moradores.

Em uma ação coletiva com os moradores do bairro, os voluntários limparam estradas, calcadas, pintaram as paredes laterais das casas vizinhas. A ideia é realizar mais ações voltadas para o meio ambiente.

Todas as intervenções da Associação de Moradores são realizadas de forma solidária, e, com uma finalidade comum que é para a arrecadação dos materiais necessários, pois a união faz a força.

A Associação Comunitária amigos de Safende é uma pessoa jurídica de direito privado independente, sem fins lucrativos, que realiza intervenções em prol do empoderamento do bairro amado respeitando todas a regras impostas pelas autoridades, no que diz respeito as mediadas adotadas, essencialmente, o uso de máscaras de proteção à transmissão da Covid-19.


Rita Mota Ramos/EuniceMarlize Borges

KazaDamizade acolhe estudantes do curso de ciências sociais da Uni-cv para troca de saberes




Alunos do Curso Ciências Sociais do 2º ano na Universidade de Cabo Verde (UNICV), visitaram a Associação Comunitária Amigos de Safende (ACAS) com o propósito de dar a conhecer e valorizar as práticas e saberes locais com ações para desenvolver a comunidade.

A professora da Uni-cv, Carmelita Silva ressalta que o principal objetivo desta visita é mostrar aos estudantes que estão a trabalhar os estudos pós-colonial feminista, onde se destaca especificamente necessidade de valorizar particularidade de um local e a partir de ali desencadear ações ou estudos, então pensei que na KazeDamizade e a partir da Associação Comunitária Amigos de Safende com o trabalho que estão a desenvolver é um espaço onde consegui ver o quanto valorizam esta pratica que vai ajudar a comunidade, por isso foi isso que me levou a trazer a minha turma para este encontro.

"A nossa ideia foi vir para mais uma aula, porque a associação partilhou connosco a sua experiencia e a sua estratégia, posteriormente vamos para a sala de aula e refletir um pouco daquilo que os alunos acharam e como isso vai nos permitir fazer um dialogo com aquilo que temos visto na abordado na sala de aula e como esses conceitos e questões mais teóricas podem ser operacionalizados" enfantiza.

Jocilne Semedo considera, que o encontro foi muito interessante porque está muito relacionado com o curso que ando a fazer e a ACAS tem muitas oportunidades para jovens que estão sem o que fazer e para saírem da sua zona de conforto.

A ACAS foi criada com o objetivo, entre outros, de refletir em comunidade sobre os principais assuntos da vida comunitária, nomeadamente educação, saúde, segurança, desporto, economia e coesão comunitária, bem como organizar e centralizar as forças dos moradores e amigos da comunidade para representar de maneira mais eficaz os interesses comuns dos moradores perante entidades parceiras nacionais e ou estrangeiras.

A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), instituição de ensino superior pública, com sede na Praça António Lereno, Praia, Caixa Postal 379-C, doravante designada Primeira Outorgante, neste ato representada pela sua Reitora, Professora Doutora Judite Medina do Nascimento.


EuniceMarlize Borges/ Rita Mota Ramos.