sábado, 22 de maio de 2021

"Uma Noção de Africa" de Cláudio Sousa será o nono livro a ser apresentado em Safende

 


Pela nona vez Safende vai acolher o lançamento de um livro. Desta feita será o livro "Uma Noção de Africa" de Cláudio Sousa em que desafia os líderes africanos a se empenharem mais no desenvolvimento e que vai ser apresentado no dia 23 de maio as 15h na KazaDamizadi. A accção junta-se ao leque de intervenções no quadro da semana cultural e intelectual africana  cujo objectivo é contribuir para a exaltação da “grandiosa história” do continente africano. “A Associação Comunitária Amigos de Safende quer contribuir para recriar uma narrativa realista e engajadora sobre a África em Cabo Verde”, sublinhou a responsável Jandira Fernandes, precisando que a ideia é despertar no seio dos jovens uma “atitude pró-África”.

 “O propósito é demonstrar como a resistência e resiliência africana podem inspirar e orientar os moradores para o desenvolvimento da zona de Safende”, defende.

 A ACAS continua o ritmo mensal de apresentação de livros no bairro como uma das formas de dinamização da biblioteca comunitária enquadrada no eixo arte e cultura que informa a intervenção comunitária no bairro amado. Desde 2017 Safende já acolheu 8 apresentações de livros: “Economia social e solidária em Cabo Verde: génese, entidades, atualidade e perspetivas” de Jacinto Santos, “Juventude Cabo-verdiana: Bairrismo - um Caso de Resistência à Educação não Formal” de Elsa Fontes e “O elogio da democracia” de Eurídice Monteiro, “Gangsta Yogi” de Nardi Sousa, NHARA SAKEDU, de Maria “Mana Guta” Teuxeira, “Percurso pelos atalhos da Droga” de José Luís Vaz, “Cristo Vive” do Papa Francisco e “O rapto da primeira Dama” de Mário Loff.

A Associação Comunitária Amigos de Safende é uma pessoa jurídica de direito privado independente, sem fins lucrativos, criada a partir da união dos moradores e amigos de Safende com o objectivo, entre outros, de reflectir os principais assuntos da vida comunitária, nomeadamente, educação, saúde & Ambiente, segurança, desporto, Arte & Cultura, economia e Sentido de pertença & comunicação & governança comunitária.

 A união dos moradores tem ainda como propósito organizar e centralizar as forças dos moradores e amigos da comunidade para representar, de maneira mais eficaz, os interesses comuns dos moradores perante entidades parceiras nacionais e ou estrangeiras.

Redacção SO