sábado, 5 de junho de 2021

“A realidade mostra infelizmente que estamos falhando na proteção da criança em Cabo Verde.” Sara Semedo

A associação comunitária Amigos de Safende assinalou o dia 4 de de junho que é o dia internacional das crianças vitimas inocentes e o dia nacional da prevenção do abuso sexual de crianças com uma sessão educativa sob o lema “não toques no meu corpo”, na #KazaDamizadi, com crianças do acompanhamento escolar. Animada pela nossa enfermeira Sara foram abordados os assuntos - Conhecer e saber o quê e o porquê são chamadas de partes íntimas do meu corpo (chamar por nomes) e alerta do toque: Situação excepcionais: para lavar ou medicar “passar remédio” (ex: supositório; uso de pomadas de assadura, etc). Instada a explicar porque ajudar a criança a aprender a se proteger, a enfermeira responde “ Porque ela por si não tem a noção clara/discernimento para entender a intenção do toque de um adulto, em particular quando se trata em áreas que estão ligadas a libido (desejo sexual) partindo de pessoas que podem ser próximas e mal intencionadas (maldosas)”


“Existem “n” situações que infelizmente acredito que no mundo atual em que estamos expõem mais de forma negativa uma criança do que o contrário porque facilmente ela é ou vira alvo de um adulto criminoso. A começar pela forma como algumas atitudes por ex de “beijar a criança na boca ainda que seja filh@, permitir que ela/ele fique nua/nú em frente a um adulto ou colegas, sente em cima de um desconhecido ou de um parente que ela não demostra muita simpatia ou afeto; Permitir expor em redes sociais ou presencial danças com passos exagerados ou que vulgarizem a imagem de uma criança; Permitir que a criança partilhe de ambientes de conversas ou hábitos adultos não adequados ou saudáveis a sua fase “ são realidades que segundo Sara mostra claramente como adultos estamos falhando. na proteção criança em Cabo Verde.

 Neste quadro a campanha “Não toque no meu corpo”, tem como objectivo de ensinar as crianças a se autos protegerem. O lançamento desta campanha liderada pela ACREDIS , que tem a parceria do Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA) a DIKOR, SOlATLANTICO, CVMOVEL, reforça o Dia Nacional de Prevenção e Combate contra o Abuso e à Exploração Sexual e Dia Internacional das Crianças Inocentes Vítimas de Agressão.

As acções reforçadas pelas Redes Locais de Prevenção e Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças se estenderão neste mês de junho VERDE e vão debater temas que asseguram as crianças e adolescentes de que são protegidas.

A ACAS e a Coalizão Comunitária Anti Droga de Ponta Agua de Agua estão empenhando para dar um novo dinamismo a rede Santiago Sul e reforçar assim a parceria nacional para proteger as flores da revolução.

A Associação Comunitária Amigos de Safende é uma pessoa jurídica de direito privado independente, sem fins lucrativos, criada a partir da união dos moradores e amigos de Safende com o objectivo, entre outros, de reflectir os principais assuntos da vida comunitária, nomeadamente, educação, saúde & Ambiente, segurança, desporto, Arte & Cultura, economia e Sentido de pertença & comunicação & governança comunitária.

 A união dos moradores tem ainda como propósito organizar e centralizar as forças dos moradores e amigos da comunidade para representar, de maneira mais eficaz, os interesses comuns dos moradores perante entidades parceiras nacionais e ou estrangeiras.

Redacção SO