quarta-feira, 4 de agosto de 2021

Talento Adilson Monteiro – “… Minina …” Pritroli nha canderu

 

Safende, um bairro com muito talento escondido. Existem cantores, enfermeiros, jornalistas, carpinteiro, cabeleireira e entre outros profissionais. Hoje foi encontrado mais um da lista, que é um jovem poeta que ainda não se identifica com tal, no entanto, faz poesias que deixam muitos comentários.

 De nome Adilson Monteiro, mas conhecido com "Tó di Betina" é um rapaz que no seu dia- a- dia trabalha no seu Galucho e leva uma vida normal como todos, contudo, nas horas vagas leva a sua mente ao imaginário e a escrever poemas em crioulo que impressionam as pessoas. 


Nos seus poemas,  Adilson deixa transparecer a importância das mulheres e o valor que as mesmas têm no mundo ao elogiá-las.

 “… Minina …”

 

Pritroli nha canderu;

Desdi mês di febreru

Boé kankam di nha tabakeru

 

Jardim tem bu txeru

Bu boca tem temperu

Bo ke nhamor verdadeiru

 

Bu seio ta pom;

Bu surizu ta calçam;

Bu coxa ta bistim;

 

Minina …

 

Bu ta parci ku vontade;

Corpo di sodadi …

Bo e bunita di maldadi;

 

Justo conta mi;

Tacadu ti piscôs;

Dôxi dentu gostu;

Restu cre pam flow dipôs

 

Ady Monteiro feat Cili Varela


 

É de ressaltar que, o Poema é um gênero textual dividido em estrofes e versos. Cada estrofe é constituída por versos (não tendo um número exato). Introduzidos pelo sentido das frases - e mais raramente em conversa - em que a poesia, forma de expressão estética através da língua, geralmente se manifesta. Além dos versos, não obrigatoriamente, fazem parte da estrutura do poema as estrofes, a rima e a métrica.

 

 

Marlize Borges/ Rita Ramos.