sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Comunidade organizada na Associação comunitária amigos de Safende manifesta pelo direito á mobilidade na cidade, exigindo linha15, autocarro para Alto Safende


 

O bairro de Safende tem mais do que seis mil habitantes, é 6º mais populoso de Cabo Verde, maior em termos de habitantes do que alguns concelhos / ilhas. É caracterizada por uma população resiliente e que se mostrou capaz de lutar contra as adversidades e intempéries sendo hoje um bairro referencia obrigatório a nível nacional por alguns maus e por muitos bons exemplos.

A nossa população tem tido um custo adicional de vida entre outros por falta de acesso e mobilidade, sobretudo pela ausência de uma linha de autocarro que liga o interior do bairro, Alto Safende, ao centro da cidade.

Aquando da iniciativa Localização dos ODS em março 2019, o ODS 11, sobressaiu como um dos ODS prioritários e para minimizar a situação uma linha de autocarro era a medida certa.

Suportado por assinaturas de quase mil moradores e amigos, articulações com a CMP e a empresa SolAtlantico, mostraram se tecnicamente possível e economicamente rentável além de socialmente justo. Foi nos atribuído a linha 15 faltando démarches operacionais a serem feitas. Na altura a cidade possui linhas até 14.

Em dezembro de 2019 recebíamos por email a seguinte comunicação da Camara “a linha de Bus para Safende, será equacionada só a partir de mês de Janeiro. Estamos a preparar para darmos sequência a abertura de várias linhas de bus na Cidade, via Concurso Público, pelo que, pedimos a compreensão pelo processo.

 

Muitas trocas, reuniões visitas dentro e fora do bairro levou a que em fevereiro de 2021 fossem inclusive feitos alguns trabalhos de colocação de sinais verticais de paragens no itinerário e aventado 28 de abril como abertura da linha 15, alto Safende centro da cidade.

 

Passou 28 de abril de 2021 sem termos esta realidade. Nesta semana de 20 de setembro assistimos com espanto que afinal a linha 15 vai ser atribuída a um outro itinerário o que pode se concluir muito desrespeitosa para esta população formada por gente que luta cada dia para ganhar e levar pão honestamente para casa. Neste sentido resta a comunidade acções continuadas pacificas de reivindicação para nos ser devolvida a linha15.

 

Com efeito será realizada neste sábado dia 25 de setembro pelas 7h30mn, no largo da Cabine uma manifestação comunitária.

 

A Associação Comunitária Amigos de Safende é uma pessoa jurídica de direito privado independente, sem fins lucrativos, criada a partir da união dos moradores e amigos de Safende com o objectivo, entre outros, de reflectir os principais assuntos da vida comunitária, nomeadamente, educação, saúde & Ambiente, segurança, desporto, Arte & Cultura, economia e Sentido de pertença & comunicação & governança comunitária.

 A união dos moradores tem ainda como propósito organizar e centralizar as forças dos moradores e amigos da comunidade para representar, de maneira mais eficaz, os interesses comuns dos moradores perante entidades parceiras nacionais e ou estrangeiras.