quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

" Eu sou a mudança que procuro. Por isso aceitei este desafio de liderar esta equipa, estar na linha de frente, rumo a mudança que procuramos em Safende" Ivandro "Van2" Correia


Conversamos com Van2 que lidera a lista "Servir Safende" na candidatura a liderança da Associação Comunitária Amigos de Safende, cuja eleição aberta a toda a comunidade será neste domingo dia 19 de dezembro de 2021, para o triénio 2022-2024.

SafendeOnline (SO) - O que motiva a sua candidatura?

Ivandro “Van2” Correia (IC) - Barack Obama disse: “A mudança não virá se esperarmos por outra pessoa ou outros tempos. Nós somos aqueles por quem estávamos esperando. Nós somos a mudança que procuramos.” Deste modo, eu sou a mudança que procuro, por isso aceitei este desafio de liderar esta equipa, estar na linha de frente, rumo a mudança que procuramos em Safende.

SO - Fale-nos da equipa que formou para 2022-2024.

IC - Com o objetivo de fomentar o sentido de pertença, a ideia foi o de equilibrar a composição da lista com pessoas de todas as subzonas da comunidade (Safende), permitindo-nos ter uma visão holística do mesmo. Por outro lado, pensou-se na questão do empoderamento feminino, sendo que a nossa lista é 64% composta por mulheres, isto é, as mulheres sempre estiveram na liderança da ACAS e da intervenção comunitária em Safende e assim continuará a ser.

SO - Safende ainda apresenta importante défice de participação comunitária. Como propõe ultrapassá-lo?

IC - Estamos cientes de que, ultrapassar este défice não será uma tarefa fácil, porém é nosso foco e prioridade investir na mobilização para uma excelente participação comunitária, pelas seguintes vias:

a) Primeiro através da sensibilização e mobilização da comunidade através dos canais existentes e trabalho no terreno (família a família e encontro com moradores, em assembleias comunitárias).

b) Por outro lado, temos uma equipa forte e capacitada, composta por vários jovens formados em diferentes áreas nomeadamente Gestão, Serviço social, experiência de reclusão, jornalismo, design e multimédia, criminologia e segurança pública etc. Não obstante, também a ideia é criar parceria com empresa de comunicação local que irá dar grande contributo para criação e divulgação de conteúdos, afinal mobilizar é sobretudo comunicar, tendo em conta que nós já estamos fazendo e intervindo por um Safende melhor.

SO - Qual a mais valia que a lista “SERVIR SAFENDE” trará ao processo de intervenção comunitária no bairro amado?

IC - Qualquer esforço abnegado em prol do bem comum, é e sempre será uma mais valia para qualquer comunidade. No entanto, em relação a equipa SERVIR SAFENDE a mais valia é e sempre será a nossa vontade de contribuir comprometidamente para o desenvolvimento da nossa amada comunidade. Mas também a nossa ideologia de liderança e governação baseada na transparência, equidade, trabalho duro e prestação de contas.  

SO – Deixe sua mensagem aos eleitores da comunidade

IC - Aos eleitores e moradores endereçamos votos de Feliz Natal que se aproxima e encarecidamente pedimos que aderem e vão votar no dia 19 de dezembro (domingo), para juntos podermos trabalhar para a zona amada-Safende.


 Conheça a equipa completa da lista "Servir Safende"

Assembleia Geral

Presidente: Silvana Rocha Semedo

Vice-presidente: Armanda Pereira Tavares

Secretário: Eunice Marlize Teixeira da Moura Borges

Conselho Diretivo

Presidente: Ivandro Correia

Tesoureiro: Nelberto Tavares

Secretário: Rita Cristina Mota Barros Ramos

Vogal: Maria do Carmo da Silva Furtado

Vogal: Maria Antónia Alves Soares

Conselho Fiscal

Presidente: Edmilson Lopes

Membro: Jandira Fernandes

Membro: Ivano Barros Fernandes


terça-feira, 14 de dezembro de 2021

Lista “Servir Safende” é candidatura única a liderança da comunidade


Lista “Servir Safende” é lista única candidata a liderança da comunidade organizada na Associação Comunitária Amigos de Safende. Ivandro “Van2” Correia jovem quadro do bairro lidera a equipa que segundo o mesmo, “é formada por gente experiente e capaz, cumpre a paridade entre os sexos e tem na sua composição membros das diferentes subzonas do bairro amado” para assim ter uma visão e actuação macro da comunidade.

Diz nos Van2 que “ a nossa liderança e governação estarão alinhadas no cumprimento dos objetivos da ACAS e assentam nos princípios da Transparência, isto é vão procurar Disponibilizar para todos os sócios e a comunidade em geral as informações que sejam de seu interesse, e de todos os demais factores que norteiam a liderança da ACAS e que conduzem à preservação e à optimização do valor da associação.

Ainda a Equidade que dizem eles vão assegurar o “tratamento justo de todos os sócios e demais partes interessadas, principalmente a comunidade, levando em consideração seus direitos, deveres, necessidades, interesses e expectativas”. Também na Prestação de contas, comprometendo se  a “prestar contas da nossa atuação de modo clara, concisa, compreensível e tempestiva.

A lista é formada com os seguintes elementos:

Assembleia Geral

Presidente: Silvana Rocha Semedo

Vice-presidente: Armanda Pereira Tavares

Secretário: Eunice Marlize Teixeira da Moura Borges

Conselho Diretivo

Presidente: Ivandro Correia

Tesoureiro: Nelberto Tavares

Secretário: Rita Cristina Mota Barros Ramos

Vogal: Maria do Carmo da Silva Furtado

Vogal: Maria Antónia Alves Soares

Conselho Fiscal

Presidente: Edmilson Lopes

Membro: Jandira Fernandes

Membro: Ivano Barros Fernandes

Recorde-se que Safende é provavelmente o único caso no país em que a votação para os orgãos sociais da associação é feita em eleições abertas a toda a comunidade. As eleições comunitárias 2021 portanto estão marcadas para o dia 19 de dezembro e vai ser organizada em duas mesas, uma na Kazadamizadi e outra no centro multiuso de Alto Safende, das 9h as 17h.

A Associação Comunitária Amigos de Safende é uma pessoa jurídica de direito privado independente, sem fins lucrativos, criada a partir da união dos moradores e amigos de Safende com o objectivo, entre outros, de reflectir os principais assuntos da vida comunitária, nomeadamente, educação, saúde & Ambiente, segurança, desporto, Arte & Cultura, economia e Sentido de pertença & comunicação & governança comunitária.

A união dos moradores tem ainda como propósito organizar e centralizar as forças dos moradores e amigos da comunidade para representar, de maneira mais eficaz, os interesses comuns dos moradores perante entidades parceiras nacionais e ou estrangeiras.