Safende é um bairro periférico da cidade da praia, um dos mais pobres bairro da zona norte que conta com uma população de cerca seis mil habitantes, na qual grande parte proveniente do interior e de outras zonas do pais. É de se destacar também a existência de muitas familias que vivem com com fracos recursos economicos, baixo nível de escolaridade, desemprego de longa duração e/ou trabalho de vínculo precário que afecta sobretudo a população feminina e jovem.
Neste contexto é necessário que a ASDS em parceria com as instituições criem condições adequadas para apoiar as crianças, jovens, familias, cidadãos na velhice, invalidez e em todas as situações de falta ou diminuição de meios de subsistências ou capacidade para o trabalho, promovendo assim a integração social ou comunitária, a educação e a formação profissional, a promoção da convivencia multicultural e o incentivo e desenvolvimento de capacidades de organização e autonomia de grupos da população.
Visto que a situação de pobreza em que se encontram muitas destas familias não consiste em situações passageiras e muitas vezes têm origem nas gerações anteriores, é pertinente conhecer a visão da ASDS: Através de uma intervenção planeada, interromper os ciclos de pobreza, bem como a situação de isolamento e as histórias de marginalização social vividas pela população. É neste contexto que a associação vai trabalhar com objectivo de reduzir os principais problemas de safende e oferecer uma vida mais digna aos moradores de Safende.
Carlos Barros-Presidente ASDS