sábado, 22 de setembro de 2012

Ainda (des)água da electra...


Segundo o artigo publicado pelo Eng.º Agostinho Lopes no Forcv de 07-06-2011 (http://www.forcv.com/society/3770-agua-na-praia-um-veneno-que-mata-lentamente-a-denuncia-de-um-cidadao#comment-3973) a água que se consome em cabo-verde mais precisamente na Cidade da Praia estão (...) “ligadas as doenças cardiovasculares que passaram a ser a primeira causa de morte em Cabo Verde (antes não eram), com incidência relevante na cidade da Praia".

A recente noticia sobre esta matéria vem na pessoa da docente da Universidade Jean Piaget, Lara Ferero, em que esta chama a atenção pela má qualidade da água consumida pelos praienses. Segundo a figura patética, irreflectida e irresponsável do Administrador da Electra (http://www.rtc.cv/index.php?paginas=45&id_cod=21060) “a água é boa e que as pessoas podem consumi-la tranquilamente.” Mas, ELE não o faz em casa!

Para tornar essa irresponsabilidade boçal do Administrador da Electra, vem o mais recente dos 18 Ministros, o ministro do Ambiente, Habitação e Ordenamento do Território afirmar: "A qualidade de água que chega às habitações, aos chafarizes não é a melhor, efectivamente, não em termos de contaminação mas a qualidade é duvidosa. Mas naturalmente que não tem criado problema de saúde" (http://www.expressodasilhas.sapo.cv/pt/noticias/go/qualidade-da-agua-na-praia-qe-duvidosa--mas-nao-tem-criado-problema-de-saudeq---governo).

As questões que levanto são as seguintes:
1) Caso se confirma que realmente a água que a Electra distribui está contaminada e pode estar ligado a ataques cardíacos; a principal causa da Morte na Cidade da Praia segundo o Engº ( e Eu a pensar que eram os THUGS que detinham a liderança ) e as afirmações dos dois últimos Boça-nicos incentivando a População a consumir uma água que os mesmos não consomem, não estamos perante um acto criminal? Isso é o mesmo que incentivar o suicídio colectivo!
2) Se assim for esses senhores não devem ser Responsabilizados político, civil e criminalmente?
3) E terminando, a Ministra da Saúde Maria Cristina Fontes Lima não vai se pronunciar?

PODEMOS ESTAR PERANTE UM CASO DE SAÚDE PUBLICO GRAVE; que a confirmar-se, ultrapassa o ultimo caso de saúde público que "ceifou” varias vidas na cidade da Praia. Ou será que mais uma vez ninguém vai assumir a responsabilidade?


PS: aqui!