quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

1 ano atrás Safende recebia o prémio sobre "Promoção da Paz e Combate a Violência"




1 ano atrás Safende recebia o prémio sobre "Promoção da Paz e Combate a Violência"
Há praticamente um ano recebemos o prémio pela Comissão Nacional de Direitos Humanos e Cidadania (CNDHC), em quanto vencedores da categoria “ Promoção da cultura da Paz e Combate a Violência . Na altura afirmava-se que o prémio era um reconhecimento mas que ao mesmo tempo responsabilizava-nos a continuar neste rumo e possivelmente fazendo melhor.
Desde então tido crescentes dificuldades e constrangimentos, principalmente de ordem financeiro ...mas não há dividas que tivemos grande êxitos. Quem lembrar de algum, pode comentar a vontade!
Para lembrar este fantástico acontecimento, publicamos a introdução do dossier de candidatura ao concurso da CNDHC. Boa leitura



 ...na inocência da criança
…no olhar curioso do adolescente
…na energia do jovem
 …na mente do adulto zeloso
…na sabedoria do idoso
  a fonte de Paz!
Dino, Safende
Introdução
Sentimos que estamos fazendo caminho em direção a PAZ, porque esta, a nosso ver, não representa um objectivo a alcançar mas sim uma via a percorrer: a PAZ não é dada ou conquistada duma vez para sempre mas sim é uma luta diária, feita de escolhas, de renuncias, de êxitos; é um percurso onde a própria pessoa partilha simbolicamente o espaço com o próximo. É nesse vital e ancestral compartilha de território que se tecem relações de vários tipos; é nessas relações que se experimenta a PAZ ou o conflito; e ambos são elementos contagiantes.

Concretamente Safende representa o nosso território, e nos somos actores que figuram neste ambiente: somos elementos que diariamente se esforçam para serem justos, porque sem justiça não há PAZ; mas também somos pessoas que erram, que desviam do caminho, mas que retomam o rumo com a certeza que a direccao é aquela certa; mas sobretudo somos amigos, solidários entre nos e abertos para com os outros.

O nosso bairro infelizmente não é perfeito, mas cessou a muito tempo de ser uma má referencia. Há muitos para ser feito, mas muito já se fez! São vários os jovens que optam para condutas violências e de risco, mas a maioria sabe reconhecer o caminho certo; ainda outros foram resgatados de praticas destrutivas e prejudiciais para os outros e para si mesmo. Decidimos-nos fazer algo para nos e para o próximo, não apenas porque pensamos ser de nossa responsabilidade, mas porque assim sentimos bem!

Somos o Espaço Aberto de Safende, e somos muito mais do que isso! Somos moradores do bairro, voluntários, beneficiários, padrinhos, somos a Associação Solidaria para o Desenvolvimento de Safende, somos a Associação Juvenil Progredir Safende, somos a Comunitá Santo Egidio, somos os Amigos do Espaço Aberto, somos Safendarte, somos as batucadeiras “fidjus de Espaço Aberto”, somos da Casa do Direito de Safende, somos da Escola EBI de Safende, somos de Safende Riba, somos de Alto Safende, somos de Fundo Safende, somos de Safende Meio, somos de Safende Baixo, somos da Zona Love!

Pois, o centro Espaço Aberto apenas representa simbolicamente o “calderon” onde cozinham-se os alimentos! É nele que os ingredientes cessam de ser alimentos separados e juntam-se para dar vida a um prato, uma receita culinária que é muito mais que a suma dos seus ingredientes. Assim o centro junta pessoas, actores locais, instituições governamentais e não, crianças, adolescentes e jovens na maioria, dando vida a sinergias, colaborações e amizades; organizando actividades e ações para melhorar a qualidade da vida do bairro. No centro dinamizam-se e preparam-se alguns dos processo de desenvolvimento local, assentando na idéia que sem PAZ não existe progresso.

Por tais razões, apesar desta candidatura ser avançada pelo Espaço Aberto de Safende, a consideramos como representativa do bairro no seu todo, ficando dito que em caso de êxito, o sucesso beneficiará toda a comunidade.