quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Encerramento ESPECIAL DIREITOS HUMANOS: Educação Global em Direitos Humanos




A Educação Global é uma perspectiva educativa que decorre na constatação de que os povos contemporâneos vivem e interagem num mundo cada vez mais globalizado. A educação global é um vínculo de ligação entre todas as formas de pensamento intelectual, cultural, étnico, espiritual, teológico-religioso e filosófico, é um ensinamento vocacionado para nos alertar e esclarecer nos sobre questões relacionados com a nossa interdependência, interação e interligação no planeta. Pelo facto de estarmos conectados uns com os outros de várias formas deve haver um esclarecimento no pensamento e na consciência para que possamos beneficiar dessa interação global.

A globalização está diretamente influenciado pelas novas tecnologias e industrialização em grande escala. Conseguimos nos comunicar com outras pessoas que se encontram dispersos noutros países e a distância de oceanos e a sensação é realmente presente e muitas vezes emotiva, em poucas horas viajamos por longas distâncias a velocidades incríveis suportados por aparelhos e equipamentos fantásticos, através de microtecnologias comprávamos que basicamente somos constituídos funcionalmente e estruturalmente pelos mesmos elementos e as mesmas partículas, influenciamos e somos influenciados pelas afirmações dos outros que pelas suas formas de agirem fazem com que sejamos partes em parcelas indivisíveis da comunhão e junção de vários coletivos. A aprendizagem transformativa através da educação global envolve uma mudança profunda e estrutural nas premissas de base dos nossos pensamentos, sentimentos e acções.

Nossa consciencialização mundial da necessidade de uma mudança global rumo a um desenvolvimento mais sustentável e justo e a necessidade de cooperação internacional têm sido, cada vez mais, objeto de acordos, declarações e campanhas, promovidas principalmente por uma sociedade civil cada vez mais empenhada e por organizações internacionais. Das consequências positivas da globalização são destacados o alargamento dos horizontes dos povos, o acesso ao conhecimento e aos produtos da ciência e tecnologia, multiculturalismo e os pontos de vista interculturais, o aumento de oportunidades, o desenvolvimento pessoal e social e a possibilidade de partilhar ideias e pôr em prática ações conjuntas para encontrar soluções para os problemas comuns. Negativamente encontram-se consequêcias sobretudo aos níveis sociais, económico e ambiental. Verifica-se um nível e desnível crescente entre os países desenvolvidos e os que estão em vias de desenvolvimento e entre os privilegiados e os excluídos, baixos níveis de vida, doença, migração forçada e violações dos Direitos Humanos, exploração dos grupos sociais mais fracos, racismo e xenofobia, conflitos, insegurança e individualismo crescente. Por outro lado, há muitas repercussões ambientais negativas, como o efeito de estufa, as mudanças climáticas, a poluição e o esgotamento dos recursos naturais.

A Educação Global pode contribuir para o processo de visionamento, mas pode também desempenhar um papel relevante na criação de novos métodos em que os movimentos sociais e os processos de aprendizagem não formais são essenciais, por abrirem espaço para promoção e ensinamoento de direitos humanos, assuntos e abordagens que não são centrais na aprendizagem formal e darem voz a todas as pessoas, incluindo as marginalizadas. A multidiversidade impõe que sejamos singulares, diferentes e únicos, mas isso não determina que não tenhamos sensibilidades aos mesmos estímulos, implica sermos um como um todo e sermos um todo em uma representação única.       

Texto: Hélder Levy Cardoso
Foto:net