A Educação Global é uma perspectiva
educativa que decorre na constatação de que os povos contemporâneos vivem e
interagem num mundo cada vez mais globalizado. A educação
global é um vínculo de ligação entre todas as formas de pensamento intelectual,
cultural, étnico, espiritual, teológico-religioso e filosófico, é um
ensinamento vocacionado para nos alertar e esclarecer nos sobre questões
relacionados com a nossa interdependência, interação e interligação no planeta.
Pelo facto de estarmos conectados uns com os outros de várias formas deve haver
um esclarecimento no pensamento e na consciência para que possamos beneficiar
dessa interação global.
A globalização está diretamente
influenciado pelas novas tecnologias e industrialização em grande escala.
Conseguimos nos comunicar com outras pessoas que se encontram dispersos noutros
países e a distância de oceanos e a sensação é realmente presente e muitas
vezes emotiva, em poucas horas viajamos por longas distâncias a velocidades
incríveis suportados por aparelhos e equipamentos fantásticos, através de
microtecnologias comprávamos que basicamente somos constituídos funcionalmente
e estruturalmente pelos mesmos elementos e as mesmas partículas, influenciamos
e somos influenciados pelas afirmações dos outros que pelas suas formas de
agirem fazem com que sejamos partes em parcelas indivisíveis da comunhão e
junção de vários coletivos. A aprendizagem transformativa através da educação global
envolve uma mudança profunda e estrutural nas premissas de base dos nossos
pensamentos, sentimentos e acções.
Nossa consciencialização mundial da
necessidade de uma mudança global rumo a um desenvolvimento mais sustentável e
justo e a necessidade de cooperação internacional têm sido, cada vez mais,
objeto de acordos, declarações e campanhas, promovidas principalmente por uma
sociedade civil cada vez mais empenhada e por organizações internacionais. Das
consequências positivas da globalização são destacados o alargamento dos
horizontes dos povos, o acesso ao conhecimento e aos produtos da ciência e
tecnologia, multiculturalismo e os pontos de vista interculturais, o aumento de
oportunidades, o desenvolvimento pessoal e social e a possibilidade de
partilhar ideias e pôr em prática ações conjuntas para encontrar soluções para
os problemas comuns. Negativamente encontram-se consequêcias sobretudo aos
níveis sociais, económico e ambiental. Verifica-se um nível e desnível
crescente entre os países desenvolvidos e os que estão em vias de
desenvolvimento e entre os privilegiados e os excluídos, baixos níveis de vida,
doença, migração forçada e violações dos Direitos Humanos, exploração dos
grupos sociais mais fracos, racismo e xenofobia, conflitos, insegurança e
individualismo crescente. Por outro lado, há muitas repercussões ambientais
negativas, como o efeito de estufa, as mudanças climáticas, a poluição e o
esgotamento dos recursos naturais.
A Educação Global pode contribuir
para o processo de visionamento, mas pode também desempenhar um papel relevante
na criação de novos métodos em que os movimentos sociais e os processos de
aprendizagem não formais são essenciais, por abrirem espaço para promoção e
ensinamoento de direitos humanos, assuntos e abordagens que não são centrais na
aprendizagem formal e darem voz a todas as pessoas, incluindo as
marginalizadas. A multidiversidade impõe que sejamos singulares,
diferentes e únicos, mas isso não determina que não tenhamos sensibilidades aos
mesmos estímulos, implica sermos um como um todo e sermos um todo em uma
representação única.
Texto: Hélder Levy Cardoso
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