terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

"Desafios globais da aprendizagem e educação de jovens e adultos".


A sociedade hoje, baseada no conhecimento e na informação, está numa profunda mudança, com forte impacto no desenvolvimento sustentável, fazendo da esfera do trabalho e das organizações contextos de aprendizagens onde se constroem novos saberes e novas competências para a vida. Estamos, cada vez mais, numa sociedade onde emergem novas formas de olhar para os fenómenos educativos: assistimos à emergência de um novo paradigma de aprendizagem ao longo da vida, que ultrapassa as fronteiras tradicionais que delimitam os espaços e tempos formais de aprendizagem escolar, fazendo apelo a novas teorias e modelos de educação e de formação.

Essa ideia fora construída na Vª Conferência Internacional sobre Educação de Adultos (CONFINTEA V), em Hamburgo, 1997, sob a égide de uma educação ao longo de toda a vida, que instituiu os quatro pilares da Educação para o século XXI. Trata-se, no essencial, de um conceito muito útil para fomentar o desenvolvimento ecologicamente sustentável, para promover a democracia, a justiça e a igualdade entre mulheres e homens e o desenvolvimento científico, económico e social, assim como para construir um mundo em que os conflitos violentos sejam substituídos pelo diálogo e por uma cultura de paz e tolerância baseada na justiça.
Os quatro pilares da Educação para o século XXI
1. Aprender a conhecer
2. Aprender a fazer
3. Aprender a ser (ou estar);
4. Aprender a conviver com os outros.
Este domínio de conhecimento desenvolve a compreensão mútua, a paz e a solidariedade.
Florenço Varela