A sociedade hoje,
baseada no conhecimento e na informação, está numa profunda mudança, com forte
impacto no desenvolvimento sustentável, fazendo da esfera do trabalho e das
organizações contextos de aprendizagens onde se constroem novos saberes e novas
competências para a vida. Estamos, cada vez mais, numa sociedade onde emergem
novas formas de olhar para os fenómenos educativos: assistimos à emergência de
um novo paradigma de aprendizagem ao longo da vida, que ultrapassa as
fronteiras tradicionais que delimitam os espaços e tempos formais de
aprendizagem escolar, fazendo apelo a novas teorias e modelos de educação e de
formação.
Essa
ideia fora construída na Vª Conferência Internacional sobre Educação
de Adultos (CONFINTEA V), em Hamburgo, 1997, sob a égide de uma educação
ao longo de toda a vida, que instituiu os quatro pilares da
Educação para o século XXI. Trata-se, no essencial, de um conceito muito
útil para fomentar o desenvolvimento ecologicamente sustentável, para promover
a democracia, a justiça e a igualdade entre mulheres e homens e o
desenvolvimento científico, económico e social, assim como para construir um
mundo em que os conflitos violentos sejam substituídos pelo diálogo e por uma
cultura de paz e tolerância baseada na justiça.
Os
quatro pilares da Educação para o século XXI
1.
Aprender a conhecer
2.
Aprender a fazer
3.
Aprender a ser (ou estar);
4.
Aprender a conviver com os outros.
Este
domínio de conhecimento desenvolve a compreensão mútua, a paz e a
solidariedade.
Florenço Varela