sábado, 23 de fevereiro de 2013

Era o 2008...


Antes o 2006 que como se pode constatar, a intervenção da AZM, marca decisivamente o sonho, releia aqui

A 23 de Fevereiro 2008, com apadrinhamento do jovem cantor Tcheca, nascia num local provisório o Espaço Aberto Safende com o apoio da CÂMARA MUNICIPAL DA PRAIA, e a entrada de um parceiro importantíssimo - o ICCA - com ideias inovadoras, três técnicos e equipamentos.

O Espaço Aberto Safende passou a ser uma referência para o bairro: local de ocupação de tempos livres para jovens; espaço de estudo orientado (com o apoio da Delegação da Educação) para crianças, de reunião para senhoras da zona e testemunha do nascimento do grupo de Batucadeiras “fidjos d´Espaço Aberto”; Local de encontro dos adolescentes da Movimento O Pais do Arco-íris (Comunidade de Sant´Egídio); espaço para assistir partidas de futebol, e encontro de jovens que querem unir para partilhar experiências (negativas) de vida na droga e iniciar tratamento …

Debates promovidos pela Verdefam, GPOIP-MULHER e outras instituições, sessões de escuta qualificada que detectam e encaminham jovens com dificuldades diversas, formação em informática, artesanato, gestão de pequenos negócios, actividades culturais, passaram a fazer parte da rotina do Espaço.
Um dos pontos altos das actividades foi a realização da intervenção multifacetada implementada e coordenada pelo ICCA que no quadro do programa “Junho mês da Criança” mobilizou a Delegacia de Saúde, para consultas e vacinação, A Ponte, a AZM, o CCCD e o ICASE para intervenções diversas, dirigidas essencialmente às crianças e aos jovens. O Espaço Aberto funcionou como quartel-general.
Isto não parou o nosso sonho de ter um espaço à nossa maneira, pelo contrário reforçou nossa convicção.

O pequeno espaço, sob a responsabilidade do Sr. Alexandre Monteiro (Wada), apoiado por Sr. Iacopo Forte, continua a funcionar sempre baseado na capacidade imaginativa dos seus mentores, liderado pela AZM, dos jovens e sobretudo NO ESFORÇO DE ACREDITAR.