sexta-feira, 29 de março de 2019

Semana Global Money week


No âmbito da semana Global Money week, a A Associação comunitária amigos de Safende, acolhe curso de “multiplicadores de educação financeira” no quadro da Semana Global do Dinheiro 2019. A iniciativa é da Child & Youth Finance International (CYFI), uma organização sem fins lucrativos sediada em Amsterdão.

O curso é aberto a interessados e realiza-se hoje na escola EBI do Bairro as 14h, contando ainda com a participação da ONG OJE (Juventude).

Este ano a semana tem como lema “Aprenda Economize e Ganhe” e em Cabo Verde está a ser assinalado com conferência e acções de sensibilização voltadas para jovens, crianças e mulheres sobre o uso mais inteligente do dinheiro, promovida pela Associação para a Promoção da Literacia Financeira (Profin), em parceria com as Universidades, o Banco de Cabo Verde (BCV), a Bolsa de Valores Cabo Verde e Associação de Jovens Economistas (Ajecon), a qual a Associação Comunitária Amigos de Safende aderiu.

Segundo o presidente da Profin, António Baptista, o objectivo é trazer temas, conceitos, e dicas, para que as famílias, jovens e crianças possam entender melhor o que é a educação financeira e como é que ela pode mudar a vida das pessoas e acabar com o ciclo da pobreza.

A Associação comunitária amigos de Safende responde assim as recomendações do 5 fórum ao Pensar que Safende desafia a melhorar a educação financeira em Safende.

Captação de Customização


A Associação comunitária amigos de Safende, realiza uma formação de Captação de Customização para os jovens da Comunidades, no Espaço Aberto das 15 as 18 horas.

Esta formação é dirigida pela moderadora Jéssica Costa com o objectivo de aumentar as chances das pessoas terem alternativas a fim de gerarem o seu rendimento e contribuir para diminuir assistencialismo no Bairro.

A iniciativa é da Associação comunitária amigos de Safende que conta com a colaboração de jovens do Bairro e o curso está aberto a interessados.



Gala Poesia


A Associação comunitária amigos de Safende, convida as famílias para o evento sóbrio da primeira educação da Gala Poesia no bairro amado, que acontece na escola EBI de Safende a partir das 19h. Este evento conta com a participação de vários poetas, amigos e performers do bairro que dá oportunidade as pessoas a fim de terem um momento cultural com elevação.                

Para o coordenador da iniciativa Nelito Monteiro, realizar uma gala de poesia em Safende é um dos seus sonhos.

A iniciativa é da Associação comunitária amigos de Safende que conta com a colaboração contínua da associação Safendetudora e da escola EBI,que quer ser o ponto alto da homenagem colectiva as mulheres do bairro.









News From Madrid


Claudia Moreira, animadora de Rádio de Safende, participa no seminário do fecho de projecto de localização dos ODS no News From Madrid para representar a zona de Safende, na companhia dos representantes de Tira Chapéu e de Castelão, com o objectivo de levar as informações e as dinâmicas das actividades nestes dias na comunidade.
  
Numa conversa feita antes da viagem, animadora Claudia Moreira ressalta que representar o Bairro Amado é uma responsabilidade enorme e que vai fazer o melhor possível para deixar transparecer o trabalho feito e os resultados obtidos no âmbito do projecto, afirma ainda que vai trazer muitas informações relevantes para servir e impulsionar o desenvolvimento do Bairro.

A participação deste projecto conta com a colaboração da Câmara Municipal e das Nações Unidas.

Amigos amigos, negócios faz parte - Sim a comunitarização ré para a regionalização


Cabo Verde é um show. De termos e terminologias. Usamos e sabemos que nem sempre entendemos e pretendemos mesmo as vezes que não se compreenda. É o desfile.(março já vem!)
É isto mesmo! Pegamos uma palavra bonita as vezes estrangeira e mal traduzida/entendida e fazemos filme na" quintal de belinha"…li cv!
Foi estratégico, agenda transformação, requalificação, empreendedorismo, educação de qualidade, parceria, regionalização. Esta última talvez a que mais poder de nos encrencar tem. O lobo no saco da proposta, lebi, de regionalização deixa largas perguntas largadas.
Reféns do MPD e do PAICV, "poi ku dan pan poi", muitas vezes assessorados com ligeireza, vemos este país levado por caminhos que não necessariamente o edifica no presente e no futuro.
A regionalização não é panaceia dos graves problemas, por exemplo, de representatividade para lamentar no exercício do mais nobre acto de caridade, que é o gerir o bem comum  - a politica.
Partindo do pressuposto básico que o desenvolvimento tem como principio e fim as pessoas e não unidades administrativas. A comunitarização, sim a comunitarização deveria ser prioritária antes da regionalização. E não nos venham com a cantiga de que a regionalização vai dar mais força e poder as comunidades. Sim a comunitarização poderia sim contribuir para corrigir as distorções incríveis que passa no país e justa redistribuição dos recursos que imensas vezes nem são gerados aqui mas vem por “mãos estendidas” que devia nos envergonhar.
Um exemplo concreto: No bairro amado temos 6.154 pessoas. Somos mais população do que os municípios de Tarrafal São Nicolau (5.224) Santa Catarina Fogo (5.274), Ilha da brava (5.579) Paul (5.789) e pouco menos do que Maio (6.817). Isto é, a Presidente da Associação Comunitária Amigos de Safende tem mais pessoas sob a sua responsabilidade comparando com os presidentes das camaras de Tarrafal SN, Santa Catarina Fogo, Brava ou Paul. Nem falemos dos vereadores mesmo os semi profissionais ou não a tempo inteiro como se diz comumente. E ela tem infinitamente menos recursos do que eles. Para começar ela é voluntária pela causa na amada zona.
Cada um desses municípios consomem recursos com "Camara", delegações, infraestruturas e processos que Safende nem sonha falar. Nem falamos ainda no mais básico, que é o fato deles em menor numero de pessoas do que Safende recebem visitas do Presidente, dos membros do governo, dos directores dos serviços e administração pública. E sabemos que contactos e acesso a contacto com os decisores (mesmo informais) são factores de desenvolvimento que não devem ser "menos prezados". Qual a ultima vez que se noticiou visita de um ministro ou secretario de estado ou director geral ao bairro amado para escutar a nossa gente!?
Portanto antes da regionalização queremos governo comunitário e assembleia comunitária, admitimos que alguém não concorde, então discutamos!!! Da nu fala na zona + amada. Nossa convicção é de que o desenvolvimento é para as pessoas fora disso não é o que pinta ser!

Dino

quarta-feira, 27 de março de 2019

A primeira sessão de capacitação destinada as mães comunitárias


A primeira sessão de capacitação destinada as mães comunitárias realiza- se no dia 21/22 de Março pelas 16 horas na Associação Comunitária Amigos de Safende (ACAS), Espaço Aberto. Este encontro tem como objectivo capacitar mães que possam ser a instância alargada de protecção, prevenção e orientação para as crianças, adolescentes e jovens no espaço comunitário, e não só, com também proporcionar sabedoria africana com lema “é preciso uma aldeia toda para educar uma criança”.
 “Reconheço muitas habilidades e predisposição destas mulheres que muitas vezes seguindo o instinto natural de mães desempenham um papel fundamental no controle social na vizinhança bem como de orientação – verdadeiras mães comunitárias, que potenciam o seu tempo em favor da comunidade e se preparando para crescimento pessoal e atento a oportunidade de também ser reconhecido e remunerado” Afirma Bernardino Fernandes.
O bairro Amado conta com o número significativo de mulheres ligeiramente superior ao dos homens (50,7% contra 49,3), e o seu peso é maior na faixa etária a partir dos 40 anos.
O desemprego, e a inactividade de uma grande parte de mulheres e jovens dificultam a sobrevivência de muitas famílias, e colocaas numa situação de vulnerabilidade e de exclusão social e é neste sentido que a Associação Comunitária Amigos de Safende organiza essa formação comunitárias destinadas as mães.



MULHER CABO-VERDIANA

keli ta bai pa tudu mudjer kabu-verdiana, principalmenti pa mudjeris di Safendi   
                        
Era o crepúsculo de uma linda madrugada
Oiço o grito de uma flor que desabrocha
Como uma mulher que quer ser amada
Ou o eco de um vazio no meio de uma rocha
 
 
                                                                                                     O sol tenta espreitar num primeiro olhar
                                                                                                     Para ver se a noite ainda está adormecida
                                                                                                     Numa manhã sem medo de madrugar
                                                                                                     E uma bela noite quase enlouquecida     

A chuva ainda cai de mansinho
Ouve-se o primeiro galo a cantar
Pássaros que abandonam o ninho
É hora de começar a semear
 
 
                                                                                                     Não há mais outro destino a escolher
                                                                                                     É o caminho de quem nasceu nesta terra
                                                                                                     Nem muito risco a correr
                                                                                                     A sementeira é a nossa guerra
A mulher cabo-verdiana canta e chora
Solta um sorriso para alegrar o filho
Mesmo na hora de ir-se embora
Para semear o grão de milho
 
                                                                                                     É uma mulher trabalhadeira
                                                                                                     Cuida da casa e da vida
                                                                                                     Mas também é uma batucadeira
                                                                                                     Que junta o torno à lida                           A sua voz ecoa uma melodia
É algo que reconforta a alma
E provoca uma grande alegria
Num dia de grande calma

sábado, 2 de março de 2019

Safende, o bairro amado, abre as portas para os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável #ODS



 “Konxi ODS” é um workshop que vai acontecer na comunidade de Safende no dia 9 de Março. Esse evento tem por objectivo dar aos moradores de Safende oportunidade de conhecerem os 17 Objectivos do Desenvolvimento Sustentável, no quadro da iniciativa “Cada Bairro o seu ODS” que vai ser implementado no bairro amado, uma iniciativa da CMP e ONU Plataforma de desenvolvimento local.

É de informar que “ODS” é uma agenda mundial adoptada durante Cúpula das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável que aconteceu em Setembro de 2015.

Neste encontro foi traçado 17 objectivos e 169 metas a ser atingido até 2030 que permite acabar com a pobreza, insegurança alimentar e reduzir desigualdade, bem como garantir saúde, educação, energia, água e saneamento.
CM.