terça-feira, 25 de agosto de 2020

Safende Bairro Smart: Moradores interessados e curiosos, mas o desafio é levar todos a participarem do projecto

O presente artigo/trabalho foi preparado e apresentado por Cláudia santos / Watson Tavares

Formandos Curso de Capacitação em Comunicação Comunitária que aconteceu na #KazaDamizadi



O projecto Safende Bairro Smart é fruto de uma  parceria  entre  a  Associação Comunitária Amigos de Safende- ACAS e a Fundação  Smart City CV através da assinatura de um protocolo de cooperação  em  Dezembro de 2019 . Trata-se de um dos projectos ambiciosos da ACAS com objectivo de tornar esta comunidade num bairro inteligente, através do empoderamento das pessoas, porém o gestor do projecto Ivan Moreira acredita que o desfio ainda é levar todos os moradores a se envolverem.

 Abordado por este site, o gestor do projecto Smart, Ivan Moreira fez um balanço    positivo    das    actividades    que    considera    andar    a    “  bom    ritmo”  . Desde do mês de Dezembro, inicio da assinatura do protocolo, já foram realizadas actividades e trabalhos de sedimentação das bases através de captação de parceiros e partes envolventes para trazer mais-valia para o projecto.

 Apesar da pandemia da Covid- 19 , já foram realizados projectos de muito interesse para o bairro, adiantou este responsável apontando como um desses projectos o lançamento da ferramenta HARD Safende, um aplicativo de gestão de alertas no bairro, lançada no período do confinamento e que serviu a comunidade no alertas das necessidades dos  moradores através  de suporte com género alimentícios entre outros.

A ACAS ( Associação Comunitária Amigos de Safende) tem feito de  tudo para que todos os moradores tenham acesso ao  aplicativo no Google Store e poder fazer registo personalizado, tanto é que as inscrições para as formações lançadas pela aludida associação são feitas também através deste aplicativo.

 Ivan Moreira acrescenta ainda que o feedback dos moradores em relação ao projecto Smart tem sido positivo. Entretanto sublinhou que um grande desafio ainda existente é de levar todos os moradores a participarem neste  “  grande”  projecto  e  assim  atingir  plenamente  o  lema  escolhido  que  é de  “  não  deixar  ninguém  para  trás”.

 Um outro trabalho realizado no âmbito do projecto Smart  foi  a apresentação da actualização do Diagnóstico do bairro de Safende com o intuito de perceber a evolução do desenvolvimento desta comunidade e os desafios a serem ultrapassados.

Explica ainda a mesma fonte que o projecto está dividido por sete eixos  de actuação, sendo eles a economia/empreendedorismo, educação, saúde/ ambiente, segurança, cultura/ desporto e espiritualidade. Esses eixos são compostos por membros ( jovens) quadros da comunidade que juntos pensam  no  desenvolvimento  deste  bairro  “  amado”  ,  sublinhou.

 Smart city ou, uma Cidade inteligente ( CI) é uma c idade que usa tipos diferentes de sensores eletrónicos para coletar dados, e conhecer problemas em tempo real, produzir informações, auxiliando a mapear, discutir e enfrentar dificuldades.

A tecnologia da cidade inteligente permite que as autoridades da c idade interajam  directamente  com  tanto  a  infraestrutura  da  comunidade  e  da c idade como monitorarem o que está acontecendo na c idade e como a cidade está evoluindo.