quarta-feira, 9 de setembro de 2020

Adolescentes e jovens de Safende vão poder beneficiar de formações no âmbito do Projeto WebLab



 Trata-se de uma parceria conseguida com o NOSI impulsionada pelo projecto Smart Safende visando qualificar crianças, jovens e adolescentes na utilização, manipulação e construção da tecnologia, promovendo o reforço na capacitação tecnológica fazendo com que haja diminuição de exclusão digital no nosso bairro. As formações vão abranger os módulos de Robótica, HTML & CSS, Multimédia e Scratch. As inscrições estão abertas e o inicio da formação está agendada para o dia 14 de Setembro. (Inscrição click aqui!)

Esta pareceria visa qualificar jovens e adolescentes à saber utilizar, manipular e construir a tecnologia, promovendo o reforço na capacitação tecnológica, e fazer com que haja diminuição de exclusão digital no nosso bairro.

 

Weblab é um projeto de Ministério de Educação em parceria com Parque Tecnológico de Cabo Verde, que tem o NOSi como entidade gestora designada. A iniciativa que visa contribuir para a diminuição da exclusão digital, facilitando o acesso a equipamento e a conectividade, ao conhecimento e utilização das tecnologias.

 

O monitor e formador, Wany Fernandes, adiantou a este site que além de ensinar a utilizar a tecnologia, pretende-se ensinar como se constrói a tecnologia, ou seja, capacitar jovens na construção e desenvolvimento das TICs, qualificando-os assim a saber utilizar, mas também a saber construir, fazer, sonhar, mas acima de tudo a construir os sonhos.

 

Para esta mesma fonte, o trabalho desenvolvido pela ACAS em prol das crianças, adolescentes e dos jovens do Bairro Amado (Safende), é de “suma importância para a inclusão social”.  

Wany Fernandes não tem dúvida de que essas formações que vão ser ministrados no laboratório Weblab serão uma grande oportunidade para as crianças, jovens e adolescentes do bairro de Safende e acredita que vão tirar “bom proveito, fortalecer a parceria com o NOSi, para juntos podermos fazer mais e melhor para o nosso bairro amado”.

Os WebLabs são laboratórios implementados em contentores, devidamente adaptados para 12 alunos e um monitor, equipados com equipamentos adequados para suportar formações em diversas áreas das novas tecnologias de informação.