No âmbito da comemoração dos 50 anos do nosso bairro Amado, Bernardino Gonçalves concedeu uma entrevista na Radio Morabeza em direto para falar do programa “SAFENDE NA SETEMBRO / SETEMBRO NA SAFENDE 2020” que foi no dia 4 de setembro. Confira!
Radio Morabeza: Durante essas atividades do mês de setembro o que a
Associação comunitária amigos de Safende ira realizar?
Bernardino Gonçalves: A Associação Comunitária Amigos de Safende enquanto congregação dos esforços, da vontade dos moradores do bairro, como é habito continua a implementar o plano abrangente de intervenção no bairro via empoderamento da comunidade. Safende na setembro de fato, é uma iniciativa que visa explorar todas as potencialidades criativa dos moradores em favor do desenvolvimento da comunidade, e este ano sim é um ano especial, porque celebraremos 50 anos do surgimento do nosso amado bairro e vamos ter intervenções que puxam pelas habilidades e competências dos moradores e ao mesmo tempo para gerar empoderamento e oportunidade de emprego e rendimento. Nós vamos ter um conjunto de capacitações para fortalecimento dos moradores, nomeadamente soft skils, como arte de falar em público; nós vamos ter também capacitação em marketing digital que pode permitir aos jovens ter acesso ao rendimento, vamos ter ainda uma intervenção muito concreta com mães e mulheres do bairro que se trata da capacitação em bijouterapia e arte terapia, estas capacitações que vão dar habilidades as mães para poderem com as suas próprias mãos fazerem arte e bijouteria que podem transformar em rendimento pra elas e ao mesmo tempo esta intervenção pretende ser um momento de terapia tendo em conta a afronta da covid19 sobre nós, então a arte pretende ser uma forma de alivio e ao mesmo tempo de superação.
RM: Essas atividades já estamos no mês de setembro, já arrancaram ou vão arrancar?
BG: Arrancaram desde o dia 1 e começamos com a capacitação "Arte de falar em público", e começamos também com a turma de jovens para ter acesso a carta de condução, portanto é o mês inteiro no bairro.
RM: Para a realização de todas essas atividades, é um leque de atividades, relativamente a situação de covid 19, voçes tomaram todas as medidas necessárias?
BG: Na verdade a covid19 entre nós começou desde Março, depois do levantamento do estado de emergência em maio nós retomamos em Safende com todas as medidas sanitárias necessárias; a ocupação de um terço da capacidade da #KazaDamizadi, a utilização obrigatória de máscaras; a disponibilização de água e sabão para desinfecção das mãos e a continua sensibilização e informação de qualidade ás pessoas, para comportamentos que são adequados no tempo da pandemia.
RM: Essas acções ira abranger só os jovens, só as pessoas
da localidade de Safende ou pretendem alargar as outras zonas daqui da praia?
BG: A Associação comunitária é Associação Comunitária Amigos de Safende, o foco é claramente jovens, mães, famílias e pessoas de Safende; nós sabemos que estamos numa cidade que não temos fronteiras, pessoas de outro bairro podem aceder, naturalmente que damos preferência ao bairro amado, os moradores. Portanto acolhemos também pessoas que não são do bairro e que manifestam vontade e desejo de ter acesso a essas capacitações ou a essas oportunidades que o bairro oferece para os moradores.
Nos agradecemos e fazemos votos que estejam connosco no dia 30 de setembro que vamos dedicar como dia de safende.
Por Carla Cardoso