Quando despediram-me em pleno 2020, provavelmente um dos anos mais difíceis da história recente do mundo e Cabo Verde, da minha boca não saíram mais do que: Não é a ordem natural das coisas mas "It ´s ok" de olhos abertos e sorriso no coração!
Quando despediram-me nos tempos de enfrentar ainda a covid19 negaram-me o direito a defender das falsas frases que línguas mal amadas teriam levado ao cacique.
A pergunta mais frequente significando um pouco o desejo dos que me rodeavam era "bu volta pa bu quadro de origem!?" ao que respondia firme "ya nvolta pa ruas de Safende, nha quadro de origem é zona amada".
Quando despediram me porventura contariam que reagiria a quente ... em consciência pensei nos milhares que poderiam ser afectados se reagisse olho por olho dente por dente. Escutei também mentes sábias próximas. Somos mais do que isto! Temos o dever de ser mais do que isto. Este país conta nos em mais do que isso. Encaixei no peito a bala tosca. Explicarei aos príncipes Mateus e Samuel
no tempo de Deus
com verdade e amor porque tinha que ser assim.
Tempos depois a fábrica fabricou a posteriori pedaços de retalho querendo reduzir-me a "insuficiente". Dan so gana ri!! Voz(is) di Praia rejeita, ficha nem para o serviço da sanita era bom. Alem de ilegal.
Who cares!?
Nossa certeza sempre foi "encontre o seu valor e é tudo"... se a situação apertar de facto, se apertar demais voltarei para os braços da minha mãe, o eterno porto seguro!
A honestidade e a bondade de coração nunca poderiam atrair a punição. Estava errado, na verdade atraíram. Rosa xinti punison! Mas tudu pobri é um soldjah poeta de rua dja flaba.
Recusarei a minha pessoa a tentação de trabalhar com-para a mequetrefe. Assiste-me esta liberdade, maximé neste 2021 que a magna casa instituiu como Ano da Liberdade e da Democracia, ao tempo que perdoo de coração sincero.
Fino a finesse nu cria na street nu konxi lei de morte mas escolhemos radicalmente a lei da vida. E ela é para sempre bela!!
Fiz ao limite do que podia para não se cometer um crime (mais um!!) contra a cidadania cv, dei lhes as chances de defesa que a mim negaram. Fiz corredor fundo, olhos nos olhos a indiferença foi a nota maior. A saída foi blindar Dino, a minha pessoa, ao ódio... RE-actualizei no ensinamento "não sabem o que fazem" e debitei na conta do sagrado dever "sedes misericordiosos".
Guardo para mim interpretações sobre todo o processo e os inimagináveis motivos que pude decifrar em respostas adiadas, frases inacabadas, omissões, silêncios, remissões e vacilações de uns e outros. Já tinha ouvido falar de processos similares mas a verdade, repito, é que nunca podia imaginar que isso pudesse acontecer a alguém movido, exclusivamente, por razões profissionais e cívico-associativas, Safende sabel dretu.
Vai haver canções de amor, pois somos comprometidos, e sempre seremos, e vamos na direcção certa #HumanamenteMelhores.
Anima-te irmão a verdade é que "O trabalho não é um dom graciosamente concedido a uns poucos recomendados: é um direito para todos! E será realidade.
Dino Gonçalves
Firme estado da alma 02.Maio.2021