quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Friends of Angola visitam Safende, a zona amada, na sua passagem por Cabo Verde

 


A visita aconteceu nesta quinta feira dia 25 de novembro 2021 e a delegação chefiada pelo director executivo Florindo Chivicute foi recebida na Kazadamizadi pela coordenadora Larinha Alves e o Staff voluntário ao serviço do bairro.

A sessão que demorou cerca de 35 minutos teve ainda ocasião para pequena visita a praça da Capela e sessão de fotografias no mural de homenagem as mulheres de bairro neste dia que abre o dia de erradicação da violência contra mulheres.

A Associação Comunitária Amigos de Safende (ACAS) partilhou sua experiência na promoção da participação e fortalecimento da democracia e governança comunitária, o dia a dia na Kazadamizadi e ouviu a experiência da Friends of Angola no trabalho com os jovens e promoção dos direitos humanos e fortalecimento do estado de direito.

Foram criadas bases para futura parceria entre as duas entidades nas áreas de intervenção e mútuo interesse nomeadamente empoderamento dos jovens, promoção da cultura paz e reforço da democracia e dos direitos humanos. 



Num clima de descontracção os membros da delegação foram alertados que fizeram bem pois “Su Bem Praia, bu ka Bem Safende, bu ka bem Cabo Verde” (se vieres a Praia e não vieres a Safende não vieste a Cabo Verde). 

“A Friends of Angola (FoA) é uma organização internacional não-governamental com Estatuto Consultivo Especial no Conselho Económico e Social das Nações Unidas (ECOSOC),

cuja sua ação centra-se na defesa dos direitos humanos, promoção da transparência e boa

governação em Angola. Ao longo da sua existência, a FoA tem trabalhado na promoção, divulgação e defesa dos Direitos Humanos, dos valores de Estado de Direito Democrático, assim como às ações ligadas à transparência e boa governação.

A Associação Comunitária Amigos de Safende é uma pessoa jurídica de direito privado independente, sem fins lucrativos, criada a partir da união dos moradores e amigos de Safende com o objectivo, entre outros, de reflectir os principais assuntos da vida comunitária, nomeadamente, educação, saúde & Ambiente, segurança, desporto, Arte & Cultura, economia e Sentido de pertença & comunicação & governança comunitária.

 A união dos moradores tem ainda como propósito organizar e centralizar as forças dos moradores e amigos da comunidade para representar, de maneira mais eficaz, os interesses comuns dos moradores perante entidades parceiras nacionais e ou estrangeiras.