BREAKING NEWS:   ' Festa do amor 2015, de 26 de Julho a 4 de Outubro. Nu vive ku amor!    

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Publicado por SAFENDEONLINE | 05:05


No próximo dia 27 de Abril a Escola EBI de Safende recebe o 3º fórum Pensar Safende a partir das 10h., este ano sob o lema “Aprendendo com o passado, actuando no presente para alcançar o desenvolvimento comunitário de Safende através do associativismo competente”.  Vamos relembrar os fóruns anteriores, começando pela nota de imprensa do 1º fórum:

"No passado dia 24 de Abril de 2010, a ASDS realizou o I Fórum Pensar Safende. O evento contou com dois painéis: A importância do Associativismo no Desenvolvimento local e Obstáculos e oportunidades para o desenvolvimento de Safende que teve como oradores técnica da Plataforma das ONGs e um morador de Safende, respectivamente.

O fórum foi muito apreciado pelos participantes e segundo Carlos Barros, Presidente da ASDS “Foi bastante produtivo e a Associação pode assinalar entre outros ganhos, recolha de subsídios para sua actuação em favor do desenvolvimento integrado do bairro, e sobretudo o despertar da população para pensar, literalmente Pensar Safende, um exercício mais necessário quanto mais falta de recursos temos ”.

Das recomendações saídas podemos destacar, numa perspectiva de aproveitar as oportunidades/pontos fortes de Safende, a identificação dos 5 maiores obstáculos/pontos fracos ao desenvolvimento de Safende quais sejam: Desemprego, Habitação precária, Alcoolismo & droga, falta de infra-estrutura, pobreza, aqui visto a pobreza das famílias que passam dificuldades alimentares ou falta de cuidados médicos mais básicos.

Os participantes fórum unânimes em reconhecer que o Bairro tem conseguido chamar atenção positiva da sociedade, parte por causa do trabalho que conseguiu a contenção da Violência no bairro, mas também registam-se ganhos no despertar do espírito de pertença á zona. Já se fala e se assume o espírito SB. Safende is beautiful!

De referir que o fórum veio na sequência da comemoração do II aniversário da ASDS, e na parte da tarde num acto público a ASDS entregou um quadro de homenagem ao Dr. Manuel Faustino, como reconhecimento pela entrega e amizade que tem dedicado a Safende, em que a parte mais visível é o Espaço Aberto Safende, estando o Centro de raiz previsto ser inaugurado em breve.

Ainda segundo Barros, a Associação “confronta-se com o desafio da participação e comunicação” mas que esse segundo aniversário serviu para desafiar a população a ter um papel mais proactivo no seu próprio desenvolvimento”. A ASDS deverá também fazer demarches para afiliar na Plataforma, como forma de projectar o bairro e inseri-la na dinâmica da rede nacional das ONgs e ACBs, remata em conclusão.

A associação reconhece igualmente o apoio de todos os actores que permitiram o êxito do fórum: AZM, a Plataforma das ONGs, RTC, RCVPA, CITIHABITAT, CMP, ACRIDES, Comunidade de Sant´Egidio, Candidatura do Sr. José Filomeno".