BREAKING NEWS:   ' Festa do amor 2015, de 26 de Julho a 4 de Outubro. Nu vive ku amor!    

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Publicado por SAFENDEONLINE | 13:05
A iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e a Organização para a Agricultura e Alimentação pretende travar o desperdício global de alimentos

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e a Organização para Agricultura e Alimentação (FAO) lançaram um guia para evitar o desperdício global de alimentos. Com o nome «Think.Eat.Save versão 1.0», (Em Inglês) o guia vai servir de orientação para que governos, empresas e sociedade civil implementem programas eficazes para evitar que os alimentos acabem no lixo.

Além disso, o documento dá aos leitores a oportunidade de mapear e medir o desperdício de alimentos, como também, de desenvolver políticas e medidas nacionais e regionais. De acordo com as Nações Unidas, 840 milhões de pessoas passam fome todos os dias. Alcançar a segurança alimentar vai muito além de simplesmente aumentar a produção de comida. Para atingir esse objectivo, o PNUMA e a FAO afirmam que são necessários melhores sistemas de alimentos e um consumo e uma produção sustentáveis.


Em declarações à Rádio ONU, Achim Steiner, diretor-executivo do PNUMA, afirmou que «o desperdício tem um impacto económico e ambiental direto que acaba com a base de recursos naturais do país». Segundo a Organização para Agricultura e Alimentação, o desperdício «chega a quase metade de todas as frutas e vegetais produzidos anualmente», e cerca de dez por cento das emissões de gases que causam o efeito estufa nos países em desenvolvimento é proveniente de colheitas que «nunca serão consumidas».